Pronunciamentos

DEPUTADO CRISTIANO SILVEIRA (PT)

Discurso

Contesta acusações feitas por deputado ao Partido dos Trabalhadores - PT - em relação à fraude no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Ressalta que as fraudes teriam começado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e foram descobertas agora graças às investigações conduzidas pela Polícia Federal - PF - e pela Controladoria-Geral da União no governo Lula.
Reunião 27ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/05/2025
Página 38, Coluna 1
Indexação

27ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 13/5/2025

Palavras do deputado Cristiano Silveira

O deputado Cristiano Silveira – Obrigado, presidente. Eu só lamento que os deputados que me antecederam e lançaram um conjunto de inverdades a respeito dessa questão do escândalo do INSS não estejam aqui para me ouvir, mas isso é um hábito muito comum utilizado por eles. Eles falam, dizem as suas inverdades, mas não permanecem para ouvir o contraponto. Não tem problema, a gente dialoga com quem está acompanhando.

Esse escândalo do INSS, isso já está claro para toda a sociedade brasileira, começou lá, em 2019, no governo de Jair Bolsonaro. Foi no governo Bolsonaro que se montou todo esse esquema com as associações que cobravam mensalidades dos aposentados, e elas ficaram bilionárias, ficaram muito ricas, o que envolve carro de luxo, viagens internacionais. Todo esse grande esquema começa lá no governo Bolsonaro, não começou no governo do presidente Lula. O que eles não contam é que, no governo do presidente Lula, com a Polícia Federal e com a Controladoria-Geral, sob o governo do presidente Lula, investigam-se as fraudes no INSS e descobre-se esse grande escândalo. Não foi no governo Bolsonaro!

A memória que o povo brasileiro tem do governo Bolsonaro, quando tentaram investigar os filhos dele por causa de rachadinha, foi que ele quis trocar o diretor da Polícia Federal. Ele dizia que era um absurdo o presidente ser o último a saber sobre algum tipo de operação que a polícia estivesse fazendo. Então, quer dizer, a utilização do aparato da máquina estatal para proteger o malfeito dos seus, isso é um hábito contundente no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Jair Bolsonaro do esquema das rachadinhas, o Jair Bolsonaro do esquema das joias, o Jair Bolsonaro do esquema das barras de ouro no MEC, o Jair Bolsonaro de um dólar por vacina na época da pandemia, o Jair Bolsonaro do esquema do INSS descoberto pela Polícia Federal no governo do presidente Lula e descoberto pela Controladoria-Geral da União no governo do presidente Lula.

Então eu queria ter feito a seguinte pergunta para os parlamentares: deputado, o senhor sabe quem que é o careca do INSS? O Senhor sabe quem andou de carona na moto de Bolsonaro? O careca do INSS! O senhor sabe quem é esse personagem dentro desse grande esquema no INSS? O senhor sabe quem publicou a legislação, flexibilizando toda essa operação junto com as associações, quando era presidente da República? O Sr. Jair Bolsonaro! Mas evidente que eles já sabiam que eu ia fazer essas perguntas e que eu ia trazer a verdade, portanto, não ficaram no Plenário para poder nos ouvir. Obrigado, presidente.