Pronunciamentos

DEPUTADO CORONEL HENRIQUE (PL), presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem

Discurso

Transcurso do 80º aniversário do Dia da Vitória. Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite.
Reunião 8ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/05/2025
Página 8, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9944 de 2025

8ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 8/5/2025

Palavras do presidente (deputado Coronel Henrique )

Estamos próximos do encerramento. O presidente desta Casa, deputado Tadeu Martins Leite, solicitou que eu fizesse a leitura de um pronunciamento especial para esta data. Mas, antes de iniciar esse pronunciamento, eu gostaria de agradecer e registrar a presença do deputado Bruno Engler, líder da bancada do meu partido, o PL, que nos prestigia nesta noite tão importante. Agradeço ainda a todos aqueles que acataram o meu convite, diversos amigos que estão nas galerias, veteranos do Exército Brasileiro. Vejo aqui os nobres vanguardeiros lá do 12º e diversos outros, que com a sua presença, dignificam a Casa do povo mineiro nesta noite tão especial, nesta noite em que a presença da FEB, a presença da família da FEB reforça, como disse aqui o meu amigo Marcos Renault, os nossos compromissos com o Brasil.

Faço agora a leitura do pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite, nesta reunião especial para comemorar os 80 anos do Dia da Vitória. (– Lê:) “Há 80 anos, o mundo assistiu ao término da Segunda Guerra Mundial, com a rendição dos alemães, após os Aliados dominarem as forças do Eixo, marcando o momento único da história da humanidade, um triunfo que teve participação concreta do nosso país. Hoje as celebrações em honra do Dia da Vitória são reiteradas neste evento, no qual a Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia especialmente os ex-combatentes mineiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira.

Durante a Grande Guerra, 25 mil brasileiros, incluindo um grupo de enfermeiras, desembarcaram em Nápoles. Muitos deles eram voluntários, movidos pelo idealismo e pela coragem. Deste total, 3 mil eram mineiros. Enfrentando um inverno de até 20 graus negativos, nossos expedicionários não se intimidaram e venceram perigosas batalhas com grande bravura, sendo que a tomada de Monte Castelo se deu exclusivamente com tropa e comando brasileiros. Esses verdadeiros heróis nacionais, movidos pelo patriotismo e pelo conhecimento da causa que defendiam, têm sido, desde então, reconhecidos mundo afora pela disciplina, pelo sacrifício e pela coragem. Aos sobreviventes e a todos os seus companheiros de armas que se foram, tanto na guerra como nos anos posteriores, prestamos o nosso máximo respeito e expressamos a nossa gratidão por terem mostrado ao mundo o valor e a honra das Forças Armadas Brasileiras, protagonistas desta vitória que ecoa nos séculos. Muito obrigado. Deputado Tadeu Martins Leite”.

Antes de caminharmos para a fase final, em que teremos uma apresentação da nossa banda de música, quero dizer, de maneira informal, Gen. Fructuoso, que, neste sétimo ano do meu segundo mandato nesta Casa, é sempre muito bom termos a oportunidade de, nessas sessões especiais, e assim tenho feito desde 2019, abrir espaço para essa parcela da nossa sociedade que muitas vezes é alijada dos ambientes políticos. Como primeiro coronel do Exército Brasileiro que exerce cargo de deputado estadual em Minas Gerais, deixo aqui a minha convicção e a minha certeza de que, quando vemos homens e mulheres fardados, estamos vendo a nossa sociedade fardada. É muito bom ter a oportunidade de, representando cada um dos 22 milhões de mineiros e mineiras que aqui têm seus representantes, representar aqueles que muitas vezes atuam de forma anônima e silente, como atuaram os nossos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. Saio daqui também, general, nesta noite, com a certeza da missão cumprida em reverência à memória dos nossos eternos combatentes da Segunda Grande Guerra Mundial. Muito Obrigado.