DEPUTADO CORONEL HENRIQUE (PL), presidente "ad hoc", autor do requerimento que deu origem à homenagem
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/05/2025
Página 8, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 9944 de 2025
8ª REUNIÃO ESPECIAL DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 8/5/2025
Palavras do presidente (deputado Coronel Henrique )
Estamos próximos do encerramento. O presidente desta Casa, deputado Tadeu Martins Leite, solicitou que eu fizesse a leitura de um pronunciamento especial para esta data. Mas, antes de iniciar esse pronunciamento, eu gostaria de agradecer e registrar a presença do deputado Bruno Engler, líder da bancada do meu partido, o PL, que nos prestigia nesta noite tão importante. Agradeço ainda a todos aqueles que acataram o meu convite, diversos amigos que estão nas galerias, veteranos do Exército Brasileiro. Vejo aqui os nobres vanguardeiros lá do 12º e diversos outros, que com a sua presença, dignificam a Casa do povo mineiro nesta noite tão especial, nesta noite em que a presença da FEB, a presença da família da FEB reforça, como disse aqui o meu amigo Marcos Renault, os nossos compromissos com o Brasil.
Faço agora a leitura do pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite, nesta reunião especial para comemorar os 80 anos do Dia da Vitória. (– Lê:) “Há 80 anos, o mundo assistiu ao término da Segunda Guerra Mundial, com a rendição dos alemães, após os Aliados dominarem as forças do Eixo, marcando o momento único da história da humanidade, um triunfo que teve participação concreta do nosso país. Hoje as celebrações em honra do Dia da Vitória são reiteradas neste evento, no qual a Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia especialmente os ex-combatentes mineiros que integraram a Força Expedicionária Brasileira.
Durante a Grande Guerra, 25 mil brasileiros, incluindo um grupo de enfermeiras, desembarcaram em Nápoles. Muitos deles eram voluntários, movidos pelo idealismo e pela coragem. Deste total, 3 mil eram mineiros. Enfrentando um inverno de até 20 graus negativos, nossos expedicionários não se intimidaram e venceram perigosas batalhas com grande bravura, sendo que a tomada de Monte Castelo se deu exclusivamente com tropa e comando brasileiros. Esses verdadeiros heróis nacionais, movidos pelo patriotismo e pelo conhecimento da causa que defendiam, têm sido, desde então, reconhecidos mundo afora pela disciplina, pelo sacrifício e pela coragem. Aos sobreviventes e a todos os seus companheiros de armas que se foram, tanto na guerra como nos anos posteriores, prestamos o nosso máximo respeito e expressamos a nossa gratidão por terem mostrado ao mundo o valor e a honra das Forças Armadas Brasileiras, protagonistas desta vitória que ecoa nos séculos. Muito obrigado. Deputado Tadeu Martins Leite”.
Antes de caminharmos para a fase final, em que teremos uma apresentação da nossa banda de música, quero dizer, de maneira informal, Gen. Fructuoso, que, neste sétimo ano do meu segundo mandato nesta Casa, é sempre muito bom termos a oportunidade de, nessas sessões especiais, e assim tenho feito desde 2019, abrir espaço para essa parcela da nossa sociedade que muitas vezes é alijada dos ambientes políticos. Como primeiro coronel do Exército Brasileiro que exerce cargo de deputado estadual em Minas Gerais, deixo aqui a minha convicção e a minha certeza de que, quando vemos homens e mulheres fardados, estamos vendo a nossa sociedade fardada. É muito bom ter a oportunidade de, representando cada um dos 22 milhões de mineiros e mineiras que aqui têm seus representantes, representar aqueles que muitas vezes atuam de forma anônima e silente, como atuaram os nossos ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira. Saio daqui também, general, nesta noite, com a certeza da missão cumprida em reverência à memória dos nossos eternos combatentes da Segunda Grande Guerra Mundial. Muito Obrigado.