Pronunciamentos

DEPUTADO GREGO DA FUNDAÇÃO (PMN)

Discurso

Defende a ampliação do rol de exames da rede pública de saúde do Estado, de modo que o teste de rastreamento neonatal de doenças genéticas, conhecido como teste da bochechinha, seja disponibilizado aos recém- nascidos.
Reunião 9ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 09/05/2025
Página 38, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2061 de 2024

9ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 7/5/2025

Palavras do deputado Grego da Fundação

O deputado Grego da Fundação – Obrigado, presidente. Cumprimento os meus nobres colegas deputados e deputadas. Cumprimento também a dedicada equipe da Assembleia, que nos auxilia, e todos que nos acompanham das galerias e pela TV Assembleia. Gostaria de dizer que o teste da bochechinha tem como justificativa principal que uma das funções básicas do Estado é cuidar da saúde de sua população. Essa obrigação tem uma importância ainda maior quando está em jogo a saúde e a capacidade de prevenção de doenças em novas gerações.

Todos nós sabemos, Dr. Hely, que a ciência tem evoluído e desenvolvido ferramentas e testes cada vez mais potentes para a prevenção e o tratamento de doenças. Sendo assim, é necessário, Dr. Maurício, que a legislação acompanhe essa evolução e determine a disponibilização à sociedade desses avanços tecnológicos, para que esses modernos testes não fiquem inacessíveis à população menos favorecida. O teste da bochechinha é o rastreamento neonatal de doenças genéticas. Ele não substitui o teste do pezinho ampliado já disponibilizado em Minas Gerais, mas o complementa.

Para conhecimento de todos, o teste da bochechinha acontece por meio da coleta de células da mucosa, com uso de uma haste flexível, popularmente conhecida como cotonete. O procedimento é indolor e de fácil realização. Uma vez coletado, o material é enviado para a análise do DNA, permitindo a identificação de marcadores de doenças já conhecidos. Essa técnica é capaz de detectar rapidamente mais de 300 doenças no recém-nascido.

O objetivo da presente proposição é ampliar o rol de exames da triagem neonatal, visando a um melhor diagnóstico precoce e a um tratamento mais eficaz das doenças que podem acometer os bebês. Por isso, quero, de maneira muito respeitosa, contar com o apoio dos nobres colegas deputados e deputadas na aprovação desse projeto. Obrigado, presidente.