Pronunciamentos

DEPUTADA ANA PAULA SIQUEIRA (REDE)

Discurso

Critica a postura do governador Romeu Zema em relação aos servidores públicos. Declara posição favorável às emendas ao Projeto de Lei nº 3.503/2025, que dispõe sobre o reajuste dos valores de vencimento das carreiras, dos cargos de provimento em comissão e das gratificações de função do Grupo de Atividades de Educação Básica do Poder Executivo, em 1º turno.
Reunião 23ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 3ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 01/05/2025
Página 63, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 3503 de 2025

Normas citadas LEI nº 15293, de 2004

23ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 29/4/2025

Palavras da deputada Ana Paula Siqueira

A deputada Ana Paula Siqueira – Boa tarde, presidente. Boa tarde, colegas deputadas e deputados. Boa tarde, servidores e servidoras do Estado de Minas Gerais. Gente, estou fazendo este encaminhamento para manifestar meu apoio às emendas que vão ser apresentadas e votadas. No entanto, não é apenas um apoio ao texto que vai ser lido aqui. É um apoio aos servidores e às servidoras públicas do Estado de Minas Gerais. É um apoio às pessoas de todas as áreas – saúde, educação, assistência social, meio ambiente e as demais –, que infelizmente foram eleitas pelo governo do Estado de Minas Gerais como inimigas. O Zema, desde seu primeiro ano de governo, elegeu os servidores públicos como seus inimigos. É por isso que ele os maltrata tanto, que apresenta projetos que não condizem com a realidade e a necessidade desses servidores e que trabalha incessantemente pela desvalorização deles. Aqui, na defesa de um estado que tem que ser forte, nós defendemos os servidores públicos de todas as categorias.

Então gostaria de fazer essa manifestação e de destacar que o Zema segue com um projeto de desmonte do nosso estado e com um projeto de desmonte dos serviços públicos, atacando os servidores do nosso estado. Ele não quer pagar o piso da educação, mas avança com o Projeto Mãos Dadas, que se refere à municipalização das escolas. Temos recebido, todos os dias, reclamações. Agora mesmo, durante as outras falas, fui contactada pelo Prof. Fred, do Município de Diamantina, que trouxe novamente registros da situação que o Zema vem implementando.

Então, gente, é isto: é “não” contra a precarização do nosso estado e “sim” a favor dos servidores públicos do Estado de Minas Gerais. Vamos seguir a votação. Nós queremos dar celeridade a esse processo, mas deixar claro e evidente: se depender de mim, se depender do Bloco Democracia e Luta, os servidores estão em primeiro plano no Estado de Minas Gerais. Boa votação para todos nós.

O presidente – Obrigado, deputada Ana Paula.