Pronunciamentos

DEPUTADA LOHANNA (PV)

Discurso

Destaca emendas propostas pela bancada feminina ao projeto de lei que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG – 2024-2027, para o exercício de 2025.
Reunião 25ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2024
Página 55, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 2906 de 2024

25ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/12/2024

Palavras da deputada Lohanna

A deputada Lohanna – Boa tarde, presidente. Boa tarde a todos os colegas, deputados e deputadas.

Eu vou falar muito rapidamente, porque também precisarei encaminhar no orçamento. O que eu quero fazer aqui é um registro do trabalho importante que a bancada feminina tem feito aqui, na Casa. Quero deixar os meus cumprimentos à presidenta da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher, deputada Ana Paula Siqueira; à deputada Andréia de Jesus; à deputada Beatriz; à deputada Bella Gonçalves; à deputada Chiara Biondini; à deputada Delegada Sheila; à deputada Ione Pinheiro; à deputada Leninha; à deputada Lud Falcão; à deputada Maria Clara Marra; à deputada Marli Ribeiro; e à deputada Nayara Rocha, além da deputada Amanda Teixeira Dias, que veio somar a essa bancada feminina.

Nós tivemos, ao longo deste ano, e vários colegas deputados sabem disso, grandes discussões sobre o orçamento, dentro da perspectiva do atendimento aos direitos das mulheres. Várias de nós – em alguns momentos, todas nós – nos reunimos para pensar em como poderíamos garantir avanços reais, tanto dentro da peça orçamentária, quanto dentro do Plano Plurianual, nas revisões que são feitas. A gente conseguiu aprovar emendas importantes.

Por isso, eu quero agradecer ao deputado Zé Guilherme, que foi o relator dessas emendas na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e as acolheu, possibilitando que a gente trouxesse hoje as conquistas imensas que a bancada feminina entrega para Minas Gerais a partir dessas emendas.

Eu quero cumprimentar especialmente as minhas colegas deputadas, porque, graças às emendas que nós aprovamos agora, Doutor Jean, agora, Celinho, nós saberemos quanto a Polícia Militar está gastando com o monitoramento dos homens que cometeram violência doméstica através do uso da tornozeleira eletrônica, essa política tão importante. A gente também colocou na Emenda nº 5 a construção da política estadual de acolhimento e abrigamento de mulheres em situação de violência doméstica. E em tantas outras emendas importantes, quase todas assinadas, deputada Beatriz Cerqueira, por todos os parlamentares, todas as parlamentares da bancada feminina, e todas as outras assinadas por várias parlamentares.

Eu quero agradecer de público também ao presidente da Casa, o deputado Tadeu, porque um dos encaminhamentos que tivemos, Tadeu… Não sei se você sabe quão valorosa foi a sua decisão de nos apoiar. Um dos encaminhamentos foi que, pela primeira vez, a comunicação da Casa fizesse uma campanha exclusiva de divulgação dos canais de violência. Para a gente, é muito óbvio quais são os canais. A gente sabe disso, mas nós estamos numa bolha de privilégios em que, às vezes, alguns esquecem que não são da população. Eu pedi ao Tadeu isso muito em cima da hora, e ele fez com que fosse possível, junto com os servidores da Casa, a comunicação. E assim a gente teve uma grande campanha nas rádios, na TV, em outdoors, por toda a imprensa, divulgando os canais de denúncia e as formas como as mulheres vítimas de violência podem se proteger.

Por isso, presidente, eu quero agradecer aos deputados desta Casa, ao líder do governo, ao deputado Zé Guilherme, ao nosso líder deputado Ulysses Gomes, mas muito especial e carinhosamente às deputadas da bancada feminina por nos darem a possibilidade de, juntas, trazermos uma conquista tão grande a esse PPAG. Muito obrigada, presidente.

O presidente – Obrigada, deputada Lohanna. Com a palavra, para encaminhar a votação, a deputada Bella Gonçalves.