Pronunciamentos

Professor Mateus, Vice-governador - MG

Discurso

Homenagem ao Ministério Público de Minas Gerais - MPMG - no desempenho de suas atribuições em defesa dos interesses da sociedade, e ao Sr. Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de justiça, pelo trabalho à frente da instituição nos últimos quatro anos.
Reunião 45ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 11/12/2024
Página 6, Coluna 1
Indexação

45ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/12/2024

Palavras do Vice-Governador do Estado

Boa noite a todos os presentes. Na pessoa do presidente Tadeu Martins Leite e na pessoa do homenageado da noite, o nosso procurador-geral de justiça Dr. Jarbas Soares, cumprimento a todos da Mesa, mas me dou a liberdade de cumprimentar os presentes na figura da esposa do procurador-geral, Dra. Cristiana, na figura da minha esposa, também Christiana – os nomes são os mesmos – e na figura da deputada Maria Clara Marra. É só uma coincidência a escolha das três especificamente. Eu poderia cumprimentar cada um na pessoa da minha professora Maria Celeste, que está assentada ali atrás, ou da minha aluna, deputada Amanda Teixeira Dias, mas eu o faço na pessoa de uma outra aluna, a Clarissa. Aliás, foi por ela que eu conheci primeiro o Dr. Jarbas.

Dr. Jarbas, eu acho que medir a leitura que aqueles que nos cercam têm de nós mesmos talvez seja uma forma parcial, mas muito precisa, da estatura de um homem e da sua realização ao longo da vida. Fernando Pessoa disse que um homem é do tamanho do seu sonho, mas eu vou um pouco mais longe. Ao final de qualquer jornada nossa, e essa é mais uma das suas jornadas, a de procurador-geral de justiça, é preciso medir também o homem pelo tamanho das suas realizações, e o senhor é, também por esse parâmetro, um homem enorme. É assim na visão da sua filha e é assim na visão de cada um de nós que teve a oportunidade de acompanhá-lo ao longo de qualquer um dos quatro mandatos que o senhor ocupou da Procuradoria-Geral de Justiça.

As dificuldades que fazem parte da vida pública de qualquer um de nós, agentes públicos eleitos ou concursados, são inúmeras, e cada um de nós pode se acomodar dentro daquele espaço que nos foi concedido pelo nosso próprio esforço ou pelo voto popular e tocar aquele papel que é, ainda assim, muito relevante e que diz respeito à nossa função institucional. Mas há aqueles que vão mais longe; há aqueles que decidem dedicar tempo e energia à construção das instituições que são responsáveis pelo Estado, como nós o conhecemos. Minas Gerais poderia viver uma relação como tantos outros estados vivem e como o próprio Estado de Minas Gerais já viveu no passado, em que o Ministério Público é aquele órgão de controle distante, responsável por apontar os dedos para os problemas, mas jamais os rumos das soluções. Não é esse o Ministério Público que o senhor construiu. Ao contrário, desde a sua primeira campanha, no segundo conjunto de mandatos, eu já ouvia do senhor a palavra “solução”, como o centro das propostas que o senhor apresentava. Um Ministério Público capaz de propor soluções para os problemas do Estado de Minas Gerais e da população que forma este estado.

Essa consciência do tamanho do Ministério Público é construída aos poucos, desde a sua criação, em 1988, no formato que a gente conhece hoje. Mas, em Minas Gerais, nós fomos muito mais longe que outros estados e demos um avanço histórico, que serve de espelho e de alguma forma de incentivo para todos os outros estados. Eu espero que nós não só tenhamos uma próxima gestão, sob o comando do próximo procurador-geral, que dê continuidade a essa lógica e a essa tônica, mas que o seu exemplo, que inclusive o levou à presidência do CNPG, possa também fazer avançar o Ministério Público no restante do País. Vocês não são adversários fiscalistas da atividade pública, vocês são os próprios construtores das soluções que nós temos apresentado em Minas Gerais, em conjunto: Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Defensoria. Mas os senhores são construtores dessas soluções conosco, colocam o tijolo no chão, acompanham a compostura da parede e garantem que aquilo faça sentido para cada uma das pessoas que dependerá desse pilar de sustentação.

Que os seus exemplos possam servir de inspiração, Dr. Jarbas. Eu deixo aqui o meu testemunho: Clarissa, você tinha toda a razão, o seu pai não é só do tamanho dos sonhos dele, ele é do tamanho das realizações, que são enormes. Continue com muito orgulho dele, porque ele traz muito orgulho a cada um de nós. Muito obrigado pela sua gestão, Dr. Jarbas.