Pronunciamentos

RÔMULO AUGUSTO FERREIRA LOPES DA SILVA, Coordenador do subtema “Fortalecimento da gestão democrática”

Discurso

Comenta o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho 5 - Subtema “Fortalecimento da gestão democrática”, na Sessão Plenária Final do Parlamento Jovem de Minas 2024 (tema: “Melhorias no ensino escolar”).
Reunião 36ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2024
Página 12, Coluna 1
Evento Parlamento Jovem de Minas 2024 - tema: “Melhorias no ensino escolar”
Indexação

36ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/9/2024

Palavras do coordenador Rômulo Augusto Ferreira Lopes da Silva

Bom dia a todos. Eu sou o Rômulo, do Município de Nova Era, do Médio Piracicaba.

Gostaria de dizer que muito me alegra ver este Plenário lotado de juventude, uma juventude que sonha com uma educação melhor para o nosso estado. Enquanto presidente de grêmio, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas da minha cidade e tesoureiro da União Colegial de Minas Gerais – entidade de representação máxima dos estudantes secundaristas do nosso estado –, fico muito feliz em assistir a cada um de vocês falar do sonho de vocês sobre a nossa educação. A gente sabe o quão importante é a participação da juventude dentro desses espaços. Daqui a alguns anos, inclusive, quero ver este Plenário lotado de deputados jovens que passaram por este Parlamento e que defenderam a educação de qualidade para os nossos estudantes mineiros.

Gostaria de fazer um relato sobre o meu grupo, porque ele foi muito tranquilo e porque muito me alegrou ver o quanto a juventude estava realmente engajada em estudar essas propostas e em falar sobre algo que faz sentido para a nossa educação. Eu fiquei muito feliz. Inclusive, o meu grupo teve muitas propostas que falavam sobre grêmios estudantis. A gente sabe que o grêmio estudantil é a base do movimento estudantil e da organização da juventude dentro das nossas escolas. Ou seja, é aquilo que organiza para que tenhamos uma escola de qualidade e uma educação realmente emancipadora e que faça com que nós, enquanto juventude, tenhamos a oportunidade de sair da escola com uma formação adequada.

Gostaria de dizer que o meu GT 5 foi muito tranquilo e respeitoso, com debates e diálogos, que, inclusive, foram até divertidos. A gente riu bastante! Ouvi bastantes relatos sobre a nossa vida cotidiana nas escolas e também muita fala sobre grêmio estudantil, de forma que vimos que a juventude realmente quer estar nesses espaços, assim como criar essas organizações para que possamos nos representar e não haver pessoas que não nos representam decidindo coisas por nós. Então acredito que essa organização que estamos fazendo aqui agora, ou seja, este debate sobre a educação, é muito importante.

Gostaria de dizer que as três propostas que priorizamos são as que acreditamos que serão muito bem debatidas aqui, nesta plenária. Quero deixar uma frase para vocês do Paulo Freire – se não me engano, ontem fez 103 anos do seu nascimento –, que diz: “Educação não transforma o mundo. Educação transforma as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A juventude tem potencial para transformar o nosso estado, sim. A gente tem que ocupar os nossos espaços. Eu fico muito agradecido e muito gratificado por ver vocês aqui presentes e tê-los como colegas de Parlamento. Muito obrigado.