Pronunciamentos

HELBERT SIMÕES DE OLIVEIRA, Coordenador do subtema “Melhorias do ambiente de ensino- aprendizagem”

Discurso

Comenta o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho 1 - Subtema 1: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, na Sessão Plenária Final do Parlamento Jovem de Minas 2024 (tema: “Melhorias no ensino escolar”).
Reunião 36ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 26/09/2024
Página 10, Coluna 1
Evento Parlamento Jovem de Minas 2024 - tema: “Melhorias no ensino escolar”
Indexação

36ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 20/9/2024

Palavras do coordenador Helbert Simões de Oliveira

A partir deste momento, os coordenadores disporão de até 3 minutos para relatar o processo de discussão dos grupos.

Meu nome é Helbert Simões de Oliveira. Eu fui coordenador do GT 1 do Subtema 1. Nós tivemos um momento muito proveitoso, quando eu, como coordenador, pude ver a maturidade dos meus colegas participando, e, de fato, eles se prepararam para estar ali. São pessoas que estudaram as propostas, que estudaram as leis. Inclusive, nós tivemos poucos pedidos de esclarecimento e muitas supressões. Depois, a gente acabou resolvendo, e as pessoas se sentiram contempladas nas propostas uns dos outros. Houve esse entendimento mútuo e esse crescimento, porque nós aprendemos muito. Entender isso é muito bom. Nós estávamos reunidos com pessoas que sabiam por que estavam ali, que entendiam a importância desse lugar e souberam lidar com essa importância, sabendo que essas propostas não desrespeitavam somente o polo deles ou a cidade deles, a escola deles e a necessidade pessoal de cada um, mas todo um estado. E lidar com essa importância fez com que nós tivéssemos um momento de crescimento muito bom e chegássemos até as nossas três propostas priorizadas.

Eu não posso terminar a minha fala sem fazer menção a um aluno que esteve na sala conosco. O nome dele é André; ele está até ali. Preciso fazer menção a você, André. Ele teve um comportamento que, no começo, nos causou estranheza, mas depois ele disse o porquê. No momento de eleição, para alguns oradores e coordenadores, ele se levantou, mas depois se sentou. Na última tentativa para ser orador, eu disse: “Vá, André, levante-se, tente mais uma vez”. E depois ele se sentou. Depois, ele explicou por que ele deixou de participar ou deixou de se candidatar para orador e coordenador. Por esse motivo, eu estou aqui, bem como os próximos coordenadores do Subtema 1 do GT 1 foram selecionados, porque a fala dele foi a seguinte: “Eu deixei de participar porque eu estive nos outros anos e eu sei da importância disso e vi que vocês entenderam o real propósito do Parlamento Jovem. E deixar essa oportunidade para vocês é saber que estão levando a sério. Admirou-me esse fato. E preciso falar isso para todos nós para concluir a minha fala. Se estamos aqui, hoje, eu, enquanto coordenador do Subtema 1, com a Duda e com os demais componentes da Mesa, sabemos dessa importância e desse lugar que pode e deve ser ocupado por todos nós. Trata-se de uma Mesa que não é ocupada somente por membros do Parlamento Jovem, mas por pessoas que estão iniciando em um mundo que vão, de fato, revolucionar nossa história. Se esse lugar é nosso, ele precisa ter a nossa voz e precisa ser representado por nós.

Nós falamos dos professores, nós falamos de muitas necessidades. De fato, elas são todas reais, mas nós não viveremos o novo enquanto nós estivermos ocupando as mesmas cadeiras. Por isso, é neste tempo, nesta hora, neste ano, que nós nos levantamos, não mais ludibriados por ideias falsas, mas agora conscientes daquilo que nós devemos fazer e com posicionamentos reais. O Parlamento Jovem é para isso. Muito obrigado.