Pronunciamentos

CÍNTIA CHAGAS

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais a Bernardo Carneiro de Sousa Guimarães.
Reunião 32ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 21/08/2024
Página 4, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 7453 de 2024
RQN 7881 de 2024

Normas citadas RAL nº 5626, de 2024

32ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 19/8/2024

Palavras da Sra. Cíntia Chagas

Boa noite. Tenho uma ligação, Dr. Bernardo, muito forte com os médicos, a começar porque eu sou hipocondríaca. Logo preciso muito de todos os médicos.

Eu comecei a minha vida aqui, em Belo Horizonte. Sou desta cidade que tanto amo e que me deu o nome depois de ser demitida 10 vezes. Veja bem: trabalhei em 13 lugares; fui demitida de 10; um quebrou, ou seja, só um local nesta cidade não me demitiu. Depois de ser demitida tantas vezes, criei um curso pré-vestibular aqui, no Shopping 5ª Avenida, no coração da nossa cidade. Só que ele era um curso especializado em quem ia tentar medicina. Portanto sei das agruras por que vocês passam para se formarem. Depois vem a residência e, agora, um mercado inóspito. Foi-se o tempo em que os médicos, de fato, ganhavam rios e rios de dinheiro. Hoje um médico que depende de valores relacionados a planos de saúde não fica contente, não fica feliz. Os valores que eles recebem hoje não são dignos em relação, não tem nada a ver com aquilo para o que eles estudaram. E, quando nós vemos um médico como o senhor chegar aonde – veja bem, não “onde” –, aonde você chegou, nós nos enchemos de alegria, porque a classe médica é uma classe que precisa ser valorizada, e os médicos deveriam, como um todo, ter esse esse quê de empreendedorismo que o senhor tem. Porque o senhor, Dr. Bernardo, não apenas faz com que as pessoas percam peso; o senhor faz com que uma mulher com a autoestima, que se escreve junto, com a autoestima abalada consiga, de fato, progredir, porque, quando a nossa autoestima está em dia, nós progredimos, nós somos mais capazes, nós somos mais convincentes, nós temos mais garra, mais gana para lidar com a vida e com as suas intempéries.

Então aqui vai o meu muito-obrigada e o muito-obrigado de todos em relação àquilo que o senhor vem proporcionando às pessoas. Vimos ali o depoimento de uma mineira que conheço, e esses depoimentos não são em vão. Quando uma pessoa deixa a diabetes de lado, quando uma pessoa consegue mudar, quando ela consegue, caros amigos, amarrar o próprio sapato, quando ela consegue ter uma vida mais ativa, tudo no entorno dela se modifica. Há quem veja o processo de emagrecimento como algo fútil, frívolo, mas não; ele evita diversas doenças e transforma a realidade de todos. Então, que o senhor consiga continuar a modificar a realidade das pessoas para que elas fiquem chiquíssimas, macérrimas e muito, muito felizes. Parabéns. Que o senhor seja, cada vez mais, vitorioso e que honre o que é ser um mineiro. Muito obrigada.