Pronunciamentos

DEPUTADO TADEU MARTINS LEITE (MDB), Presidente

Discurso

Entrega do Título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais ao desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini.
Reunião 9ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 2ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/03/2024
Página 13, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PRE 31 de 2024
RQN 5588 de 2024

9ª REUNIÃO ESPECIAL DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 18/3/2024

Palavras do presidente (deputado Tadeu Martins Leite)

Muito boa noite a todas e a todos. Primeiro, caro desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do nosso Tribunal Regional Eleitoral e homenageado da noite, quero dizer da alegria, da felicidade e por que não dizer da honra desta Casa de ter, neste momento, nesta noite de hoje, entregue a V. Exa. esse título de Cidadão Honorário, que eu não tenho dúvida de que é extremamente justo pela sua história e pelo trabalho que fez e faz por nosso estado. Então, meus parabéns! Seja muito bem-vindo, mais uma vez, a esta Casa! Na pessoa de V. Exa., eu peço e tomo licença para cumprimentar todo o Poder Judiciário aqui presente hoje, nesta noite tão importante. Vejo juízes e desembargadores aqui presentes. Então, meu abraço a todas e a todos vocês!

Quero cumprimentar a querida deputada Maria Clara Marra, autora deste requerimento que deu origem a esta importante homenagem. Parabéns pela merecida e justa homenagem! A deputada está no primeiro mandato, mas vem fazendo um trabalho espetacular nesta Casa. Além disso, integra a bancada, a maior bancada feminina da história já desta Casa. Espero que cresça a cada dia em cada legislatura mais. Parabéns pelo trabalho! Cumprimento a Ellen, esposa do Boccalini, e, na pessoa dela, toda a família do desembargador, nosso homenageado da noite – seja bem-vinda, mais uma vez, a esta homenagem; o desembargador Jayme Silvestre, representando o desembargador José Arthur Filho, nosso presidente do Tribunal de Justiça; o conselheiro Gilberto Pinto Monteiro Diniz, querido amigo, presidente do nosso Tribunal de Contas do Estado – muito obrigado pela presença nesta noite de hoje; o juiz federal Guilherme Mendonça, representando o TRF6, a nossa presidente Mônica Sifuentes – sejam muito bem-vindos, mais uma vez, a esta Casa. Quero mandar um abraço ao juiz Luiz Carlos, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros. Seja bem-vinda, mais uma vez, também a esta Casa, Maria Alice, delegada-geral de polícia, representando a Polícia Civil do nosso estado!

Peço licença para, de forma muito breve, citar os nossos deputados presentes nesta noite tão importante: deputado Bruno Engler, deputado Grego da Fundação, deputado Mauro Tramonte, deputado Raul Belém, deputado Roberto Andrade, deputado Tito Torres, deputado Ulysses Gomes; e vi aqui, agora há pouco, o deputado Alencar da Silveira. Obrigado pela parceria e pelo companheirismo em todo este trabalho. Sem deixar de falar da importância do nosso 1º-secretário desta Casa, Antonio Carlos Arantes, que, ao meu lado nesta Mesa, juntamente com os outros componentes, ajudam-nos a dirigir esta casa, os trabalhos no dia a dia, que certamente não são fáceis.

Enfim, a cidadania é um referencial de conquista da humanidade. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direito à vida, à liberdade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas esse é apenas um lado da moeda. A cidadania também pressupõe deveres. O cidadão consciente de suas responsabilidades tem que dar sua parcela de contribuição, e somente assim se chega ao objetivo final e coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, o bem comum.

Peço licença para fazer essa pequena reflexão apenas para evidenciar que é nesse conceito incontestável que se enquadra o nosso homenageado desta noite, desembargador Octavio Boccalini. O título de Cidadão Honorário que esta Assembleia lhe confere hoje, proposto pela querida deputada Maria Clara Marra, e ainda a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, que lhe entregamos nesta data, vai além da extensa e notável carreira que, no decorrer dos últimos 30 anos, o agraciado vem perfazendo na Magistratura mineira.

Nascido em São Paulo, como já foi falado aqui, filho de Seu Octavio e de D. Jacinta, foi em solo mineiro que ele veio a se consagrar como eminente jurista e foi também aqui que encontrou o seu segundo lar.

Esse título se justifica destacadamente pela sua vocação para o trabalho, marcado pela honradez, pela luta por direitos e melhores garantias individuais e coletivas. Ao longo de sua trajetória admirável, sempre buscou ir além do desempenho da função de magistrado, que por si só já é muito exigente, e assumiu diversos encargos de administração judicial, sobretudo na Justiça Eleitoral. Atualmente preside o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. É importante destacar que é a primeira vez que um dirigente do TRE de Minas preside a entidade, o que consolida, em escala nacional, o reconhecimento, que faz jus hoje ao nosso homenageado.

Sua competência absoluta e suas decisões sempre firmes e humanas, em favor da sociedade, demonstra o seu compromisso em promover a garantia, a plena efetivação dos direitos políticos no Estado Democrático de Direito, características que, no contexto eleitoral, são especialmente relevantes, uma vez que são responsáveis por assegurar que todas as cidadãs e todos os cidadãos possam participar do processo político sem discriminação.

A Assembleia de Minas é a Casa que, por sua própria natureza, sabe reconhecer o valor da cidadania e da democracia. Nós, parlamentares mineiros, temos clareza quanto ao papel fundamental desempenhado pela Justiça Eleitoral na sustentação dos princípios democráticos em nossa sociedade, bem como reconhecemos a contribuição valorosa de todo o corpo técnico dessa instituição em todo esse processo. Percebemos, portanto, o alcance da responsabilidade assumida pelo desembargador Boccalini ao exercer a presidência de um Tribunal Eleitoral em um contexto tão desafiador. Ao mesmo tempo, reconhecemos o grande mérito de que se reveste essa valorosa empreitada.

Por esses motivos e em nome do Parlamento mineiro, concedemos a Octavio Boccalini o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, certos de que o sentimento de pertencimento a este estado, que V. Exa. já nutre, será ainda mais alicerçado. Reiteramos aqui os nossos cumprimentos, desejando-lhe o mais pleno êxito na continuidade de sua nobre missão em favor da justiça, da cidadania e da democracia no nosso estado. Parabéns, seja sempre bem-vindo, nosso novo cidadão mineiro. Um abraço a todos. Uma boa noite.

Mais uma vez, o meu agradecimento a todas e todos. A presidência manifesta a todos os agradecimentos pela honrosa presença.