DEPUTADO BRUNO ENGLER (PL)
Discurso
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 05/10/2023
Página 77, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PRE 16 de 2023
65ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 3/10/2023
Palavras do deputado Bruno Engler
O deputado Bruno Engler – Obrigado, Sra. Presidente.
Sra. Presidente, me vejo obrigado aqui a rebater a fala de alguns dos colegas, a começar pelo parlamentar que me antecedeu, que trouxe aqui alguns áudios do então deputado Jair Bolsonaro, que disse que votou no Lula, em 2º turno, em 2002. Claro que isso foi antes do escândalo do Mensalão, do escândalo do Petrolão, em que o Lula se vendeu como alguém que iria trazer honestidade para a Presidência da República, e o que ele trouxe foram os maiores esquemas de corrupção da história do País, porque o governo que antecedeu Lula, do Fernando Henrique, também tinha escândalo de corrupção, inclusive o próprio Lula fala – esse debate de 2006 é muito bom; recomendo que assistam a ele – no debate de 2006 da compra de voto da PEC da Reeleição do Fernando Henrique Cardoso e ataca o Fernando Henrique e o Alckmin. Mas, de fato, o presidente Bolsonaro chegou contra tudo e contra todos, contra o sistema político podre, corrupto, e a sua chegada fez com que os canalhas, os corruptos, os bandidos se unissem para derrotá-lo. Então, mesmo aqueles que eram adversários, Alckmin e Lula, deram-se as mãos porque o Bolsonaro estava incomodando, e incomodando muito, o sistema, porque ele botou o pé na porta do cofre e acabou com a corrupção sistêmica, que era regra tanto no governo do Fernando Henrique quanto do Lula. Eles se uniram, sim, para tirá-lo de lá, para tirar o empecilho ao sistema, o empecilho à corrupção.
Outro deputado que me antecedeu veio aqui dizer que o Bolsonaro é responsável por 700 mil mortes. O Lula falou 700 milhões. Tem de alinhar lá o discurso. Mas vamos lá. Por que ele seria responsável por 700 mil mortes? “Ah, porque vacina não sei o quê.” Assim que as vacinas foram aprovadas pela Anvisa, todas foram compradas e disponibilizadas pelo governo federal. Todo mundo que se vacinou, inclusive os deputados da oposição, tomou vacinas compradas pelo governo Bolsonaro. Por que o deputado não pega o mesmo microfone e questiona o governo Lula, que se nega a comprar a vacina da dengue desenvolvida pelo Japão que já tem a aprovação definitiva por parte da Anvisa? Ora, a gente não defende as vacinas? Ou a vacina da dengue não é importante? Dengue não mata! Mas não vou me alongar aqui, não.
Quero encerrar com um questionamento. Faço um desafio aqui a qualquer parlamentar de esquerda, a qualquer parlamentar de oposição. Em 2017, em nota oficial, Lula chamou Alckmin de ladrão de merenda, disse que ele desviou dinheiro da merenda e do metrô. Afinal, a gente vai homenagear o ladrão de merenda ou o Lula é mentiroso? Essa é a pergunta que eu gostaria que fosse respondida.