Pronunciamentos

DEPUTADO PROFESSOR CLEITON (PV)

Discurso

Solicita apoio ao projeto de lei de sua autoria que reconhece os portadores de fibromialgia como pessoas com deficiência no âmbito do Estado, em 1º turno.
Reunião 25ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 25/08/2023
Página 33, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas PL 3167 de 2021

25ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 23/8/2023

Palavras do deputado Professor Cleiton

O deputado Professor Cleiton – Presidente, bom dia! Bom dia aos deputados e às deputadas; bom dia a todos os servidores da Casa; bom dia a todos aqueles que nos visitam, de uma forma especial àqueles que nos acompanham pelos canais de comunicação da Assembleia. Vou ser muito breve. Gostaria de encaminhar e solicitar aos pares que votem “sim” neste projeto.

Na verdade, nós estamos fazendo em Minas o que outros estados já o fizeram: reconhecer as pessoas que possuem fibromialgia com direitos que a lei de inclusão concede às mesmas. Nós temos aí dados que são assustadores, Dr. Jean Freire. Quando fui procurado para que trouxéssemos essa lei para Minas Gerais, a cada 10% de pacientes que procuram o consultório reumatológico... Esses pacientes vão por conta das dores causadas pela fibromialgia, que são dores atrozes em toda a musculatura, que limita o movimento e faz com que a pessoa fique acamada por dias, se ela não tiver uma preparação psicológica boa. A fadiga do sono é outra consequência, além de também afetar a memória. Mas o mais assustador é que, de cada 10 pessoas com fibromialgia, 9 são mulheres, então trata-se de um projeto de lei que atinge diretamente as mulheres que a possuem.

Portanto, gostaria de solicitar, encaminhando o voto “sim” e também agradecendo ao vereador Professor China, de Ibiraci, que foi quem aprovou o projeto na cidade e solicitou que nós o transformássemos numa lei estadual. Obrigado.

O presidente – Obrigado, Professor Cleiton.