Pronunciamentos

DEPUTADO CELINHO SINTROCEL (PCDOB), Autor do requerimento que deu origem à homenagem, presidente "ad hoc".

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 50º aniversário de fundação da empresa Celulose Nipo-Brasileira S.A. - Cenibra.
Reunião 16ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 22/08/2023
Página 2, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 384 de 2023

16ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 17/8/2023

Palavras do presidente (deputado Celinho Sintrocel)

O presidente - Quero aqui, hoje, neste momento, nesta noite, cumprimentar todos os convidados nesta homenagem e, de uma forma especial, o Sr. Takashi Nakajima, diretor-presidente executivo da Cenibra; e o Sr. Carlos Calazans, superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais. É um momento, para nós, muito importante. Cumprimento também todos os nossos assessores e consultores da Casa e todos os telespectadores da TV Assembleia que nos acompanham neste momento.

Desde a chegada do navio que trouxe o primeiro grupo de integrantes japoneses para a nossa terra, a parceria entre Brasil e Japão é valiosa para ambos os países, cimentando novas relações e identidade. A contribuição dos imigrantes japoneses e seus descendentes brasileiros é profunda e disseminada, é encontrada no desenvolvimento de culturas agrícolas e aviárias. Ainda na área da agricultura, a cooperação entre os dois países tornou a região do cerrado extremamente produtiva e elevou o Brasil a uma posição de destaque na exportação da soja. Na área industrial, não foi diferente.

Em Minas Gerais, destacou-se inicialmente o setor siderúrgico. Na época, na década de 1970, com um grande crescimento econômico tanto no Brasil quanto no Japão, alcançamos uma nova cooperação: a produção de celulose a partir de florestas plantadas. Para o Brasil, abriu-se a possibilidade da exploração e da rentabilização do capital natural com o aumento da produtividade do setor industrial. Trata-se de um período de grandes investimentos industriais no País e em áreas estruturais. Para o Japão, representava a segurança de fornecimento de matéria-prima em quantidade e qualidade para uma economia que crescia aceleradamente. Foi assim que, em setembro de 1973, foi fundada a Celulose Nipo-Brasileira – Cenibra.

Cinquenta anos depois, o mundo mudou; mudaram também o Japão e o Brasil. O Japão, hoje, que já é um país de alta renda, busca reaquecer o crescimento econômico e lidar com o desafio das mudanças do perfil de sua população. Também o Brasil, ainda um país de renda média, busca retomar o crescimento econômico enquanto passa por um cenário de rápido envelhecimento populacional como mostram os primeiros dados do Censo populacional de 2022.

Instalada em Belo Oriente, durante as últimas cinco décadas, uma das marcas da Cenibra tem sido a cooperação com a sociedade civil e o poder público. Ainda que esse período tenha registrado importantes desafios, como reconfigurações societárias e mudanças macroeconômicas que levaram a momentos de redução de quadro pessoal, impactos trabalhistas, sociais e econômicos importantes, é possível dizer que problemas foram encarados com sucesso.

A Cenibra é uma empresa consolidada e de grande competitividade. Noventa e oito por cento de sua produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto é exportada para o Japão, Estados Unidos e países da Europa, América Latina e Ásia. Como uma das empresas âncoras da região, a Cenibra é uma das responsáveis pelo dinamismo da economia do Vale do Aço, do colar metropolitano e de todo o Vale do Rio Doce e tem papel fundamental na economia mineira como um todo. Setenta e um por cento de seus fornecedores operam no Estado de Minas Gerais. Garantindo mais de 8.220 postos de trabalho próprios e de terceiros, a empresa tem a capacidade de produção de 1.200.000t por ano. Nos 54 municípios em que atua, a Cenibra promove iniciativas nas áreas de cultura, esporte, infância, terceira idade, geração de trabalho e renda, bem-estar e qualidade de vida da população. A Cenibra possui uma cooperação na melhoria da infraestrutura regional com intervenções de construção, pavimentação e manutenção de estradas. Ao todo, já houve intervenção em 18.000km de vias nesses 52 municípios. Na área ambiental, a Cenibra participa da proteção de mais de 5.300 nascentes, 324 propriedades de parceiros, e 41% de suas terras são protegidas por vegetação nativa, o que equivale a mais de 150.000ha. Trinta e dois desses municípios integram o programa Fomento Florestal, que envolve mais de 500 produtores rurais locais e é responsável por 15% da madeira utilizada anualmente pela fábrica. Sua produção é pautada por padrões ambientais reconhecidos, inclusive de gestão e rastreabilidade florestal. Isso significa que o impulso econômico que a sua produção gera nos 54 municípios onde atua em Minas Gerais se dá mediante compromisso com o meio ambiente.

A recente premiação em grau ouro concedida pela Consultoria EcoVadis colocou a Cenibra entre os 5% de empresas mais bem avaliadas em sustentabilidade ambiental e social de todo o planeta. O País vive um momento, um novo período político e um novo ciclo econômico. Longe do sectarismo e da síndrome de pária, abrem-se novas perspectivas para as relações entre Brasil e Japão. Nesse quadro, a Cenibra tem um lugar de destaque, bem como na retomada do desenvolvimento econômico e social do Vale do Rio Doce, do Leste de Minas e de todo o Brasil.

Em reconhecimento à importância da empresa e ao papel que ela jogou, joga e jogará no progresso e no desenvolvimento da nossa região, é que tomei a iniciativa de propor esta sessão especial para comemorar os 50 anos da Cenibra. A justa homenagem que realizamos hoje é também um reconhecimento pelo trabalho social e pelas parcerias que a Cenibra realiza com poderes públicos, entidades e organizações não governamentais.

Na condição de autor do requerimento que deu origem a esta reunião especial e em nome de toda a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, parabenizo a todos os trabalhadores e trabalhadoras e os dirigentes da Cenibra que, durante as últimas cinco décadas, fizeram da empresa uma referência mundial e do Brasil o 2º maior produtor de celulose do mundo e o 1º em comercialização internacional. O forte desempenho produtivo e as bases sociais e ambientais que sustentam a Cenibra tornam seguro afirmar que a empresa está pronta para enfrentar os próximos 50 anos. Tenho certeza de que a homenagem que prestamos hoje é também o início de uma nova jornada que será tão exitosa quanto foi a dos últimos 50 anos. Um forte abraço a todos. Parabéns e, mais uma vez, muito obrigado.