Pronunciamentos

DEPUTADO RODRIGO LOPES (UNIÃO), Presidente "ad hoc"

Discurso

Homenagem pelo transcurso do 20º aniversário de fundação das Faculdades Verde Norte. Lê mensagem do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite.
Reunião 15ª reunião ESPECIAL
Legislatura 20ª legislatura, 1ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 11/07/2023
Página 11, Coluna 1
Indexação
Proposições citadas RQN 1512 de 2023

15ª REUNIÃO ESPECIAL DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 6/7/2023

Palavras do presidente (deputado Rodrigo Lopes)

O deputado Rodrigo Lopes - Em nome do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Martins Leite, eu trago aqui os meus cumprimentos a todos os presentes nesta sessão solene, que, hoje, homenageia a Favenorte.

Quero cumprimentar aqui a Sra. Maria Helena Miranda Teixeira, professora e presidente da mantenedora das Faculdades Verde Norte; o Exmo. Sr. deputado Oscar Teixeira, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem; a Sra. Mônica Carvalho Teixeira, professora e diretora acadêmica das Faculdades Verde Norte; o Sr. Christiano Barbosa Filho, vice-diretor das Faculdades Verde Norte; o Exmo. Sr. deputado Antonio Carlos Arantes, nosso 1º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e o Exmo. deputado Zé Laviola aqui presente, participando conosco também desta solenidade.

Trago aqui as palavras do presidente Tadeu Martins Leite. (– Lê:) “Homenageamos, neste evento, a Faculdade Verde Norte – Favenorte – que há 20 anos tem contribuído na formação de profissionais em diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para participar ativamente do desenvolvimento da sociedade.

Em Mato Verde e Porteirinha, suas unidades têm promovido o ensino, a pesquisa e a extensão, presencial e a distância, oferecendo um ensino de qualidade em cursos de bacharelado e licenciatura, bem como uma oferta ampla de cursos de pós-graduação. Com um corpo docente de reconhecida qualificação, veio promover a conquista da cidadania por meio do conhecimento e sem perder de vista a realidade do mundo do trabalho. O ensino superior se torna, cada vez mais, a expressão de uma sociedade complexa, democrática e pluricultural, em que se cultiva a solidariedade e o respeito às diferenças. Em um contexto de avanços científicos e tecnológicos, o ensino superior deve produzir saberes e socializar a cultura e o conhecimento não só para o desenvolvimento econômico mas também para os avanços sociais de que o País precisa. Nesse sentido, a participação das faculdades particulares, tais como a Favenorte, é imprescindível na construção de uma sociedade mais justa e solidária. É assim que saudamos a importante participação da Faculdade Verde Norte na vida do nosso estado, parabenizando sua administração, colaboradores, todos os egressos de seus cursos e os atuais alunos, por fazerem a diferença na região Norte de Minas Gerais.” Essas são as palavras do nosso presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Martins Leite.

Eu faço coro com essas palavras, parabenizando aqui a Profa. Maria Helena, juntamente com a Mônica, juntamente com o Oscar e toda a equipe que compõe essa instituição de 20 anos. Eu costumo dizer que a educação é a porta de entrada para a transformação na vida das pessoas. Eu tenho muito orgulho de, hoje, ser um professor, professor de ensino fundamental e médio da área de geografia. Um dia eu tive as portas abertas de uma faculdade particular, assim como a Favenorte, as Faculdades Asmec, de Ouro Fino, que me abriram as portas para um curso, através de uma bolsa. Eu, que vinha da zona rural, tive a oportunidade de ingressar nessa faculdade, de cursar a minha licenciatura em geografia e, posteriormente, efetivar-me professor do Estado, da rede estadual de educação de Minas Gerais. Eu posso dizer claramente que, se estou sentado aqui, hoje, como deputado do Estado de Minas Gerais, foi pelas portas que a educação me abriu em um determinado momento.

Então, podem ter certeza, deputado Oscar e Profa. Maria Helena, que vocês estão abrindo as portas para a transformação na vida de muitas pessoas, hoje, com mais de 1.200 alunos, com mais de 3 mil pessoas já formadas e com uma grande perspectiva de crescimento e de desenvolvimento nos próximos anos. E, acima de tudo, fazer educação já é algo fundamental na vida das pessoas. Fazer educação numa realidade de maior dificuldade, como é o extremo Norte de Minas, com todas as conjunturas que a seca traz e todas as dificuldades na vida das pessoas, com certeza, é para pessoas que acreditam na transformação do ser humano e que ninguém precisa sair do extremo Norte, que ninguém precisa deixar sua região para poder fazer a qualificação a fim de poder contribuir com a vida das pessoas. Esse é o pertencimento de uma região de pessoas lutadoras, de pessoas guerreiras, de pessoas que acreditam na transformação. Vocês não deixaram o Norte para viver em outra região, mas uniram as forças e, de mãos dadas, buscaram transformar o extremo Norte. Vocês têm feito a diferença nestes últimos 20 anos. Sigam adiante! Se Deus quiser, nós estaremos aqui comemorando 30, 40, 50, 100 anos dessa instituição, que ainda tem muito o que fazer pelo Norte de Minas e por toda Minas Gerais.