Pronunciamentos

DEPUTADO DELEGADO CHRISTIANO XAVIER (PSD)

Discurso

Informa sobre visita ao Município de Juatuba, onde participou da inauguração da delegacia das mulheres, e ao Município de Mário Campos. Comenta a situação precária da delegacia de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais - PCMG - e das ruas de Mário Campos. Destaca a necessidade de uma terceira faixa na Rodovia MG-155, usada para escoamento de minério. Propõe rediscutir o pacto federativo, principalmente diante da Compensação Financeira pela Exploração Mineral - Cfem.
Reunião 14ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 20ª legislatura, 1ª seção legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 10/03/2023
Página 150, Coluna 1
Assunto MUNICÍPIOS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL. SEGURANÇA PÚBLICA.

14ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 9/3/2023

Palavras do deputado Delegado Christiano Xavier

O deputado Delegado Christiano Xavier – Boa tarde, Exma. Presidente que compõe a Mesa da nossa Assembleia Legislativa, bancada da Mesa, deputados e deputadas, excedentes que estão marcando sua presença nessa luta.

Eu vim aqui, hoje, me manifestar a respeito de uma visita que eu fiz ontem à cidade de Mário Campos, nas nossas andanças agora no início dessa caminhada, retornando às cidades em que tivemos votos. Estive ontem na inauguração da delegacia das mulheres em Juatuba, e parabenizo todos os que fizeram sua contribuição, que foi de grande importância. Em seguida, nós estivemos em Mário Campos. Passeamos e andamos pelas ruas da cidade, cumprimentando a população, com a presença do nosso aguerrido vereador Rogério Prado, um jovem e determinado vereador, muito atuante naquela cidade. E uma das nossas agendas foi que nós estivemos na delegacia de polícia, que fica numa das ruas centrais da cidade. Quando nós chegamos lá, nós ficamos boquiabertos com a estrutura da delegacia de polícia.

Por minhas andanças em muitas delegacias de polícia, há muitos anos não via uma delegacia não só naquelas condições de estrutura física, mas também de defasagem de policiais. Nunca na história, Mário Campos teve sequer um escrivão de polícia. Nessa última leva dos aprovados no concurso, estava para ir um escrivão de polícia, mas também restaram-se frustrados nesse encaminhamento. Então nós estamos aqui hoje, eu tenho certeza de que o nosso excelentíssimo governador do Estado, um dos melhores governadores que Minas Gerais já teve, eu tenho a plena convicção de que ele não sabe, infelizmente, o estado de sucateamento da Delegacia de Polícia Civil de Mário Campos. E lá nas conversas também a gente estava vendo a precariedade das ruas da cidade, a necessidade de uma terceira faixa ali na MG-155, que liga Mário Campos a Betim, para escoar toda aquela carga, porque há um grande terminal de carga lá, o de Sarzedo, responsável por colocar na linha férrea grande quantidade de minério de ferro.

E aí a gente chega numa outra discussão. No momento em que o Brasil passa pelo aumento do Cfem, e a gente vê que muitas cidades recebem muitos recursos e têm dificuldade muitas vezes de gastar o tanto que recebem, a maioria das cidades fica num malabarismo enorme porque é muito pouco recurso para demandas que são infinitas. Então a gente reforça a necessidade da discussão do nosso pacto federativo, que é a distribuição de renda dos municípios mineiros, porque, às vezes, o município do lado tem muito recurso, parabéns para ele, está mais do que certo, mas outro que está ao lado e sofre severos efeitos da extração do minério, por exemplo em suas estradas, não recebe absolutamente nada. Então deixamos aqui o nosso apelo da necessidade que vemos de tantos problemas que existem na cidade de Mário Campos. Com certeza, junto com o Rogério e as enormes necessidades que vimos lá na cidade, todos vão poder contar com este nobre deputado, que, com muito esforço e com muita força de vontade, vai estar aí ladeado com o nosso vereador Rogério Prado, para que a gente possa aplicar soluções também para que a cidade de Mário Campos seja elevada a patamares bem melhores, principalmente nessas questões de segurança pública, pois é muito urgente a melhora das instalações da delegacia e de um efetivo melhor para dar conta das questões de polícia judiciária naquela região. Muito obrigado, presidente.