DEPUTADO TADEU MARTINS LEITE (MDB)
Declaração de Voto
Legislatura 19ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 30/12/2022
Página 208, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. HOMENAGEM.
27ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 20ª LEGISLATURA, EM 28/12/2022
Palavras do deputado Tadeu Martins Leite
O deputado Tadeu Martins Leite – Presidente, caros amigos e amigas, colegas servidores desta Casa, hoje nós estamos chegando praticamente a mais um encerramento, não só de um ano, mas também de uma legislatura. Obviamente, como todo encerramento de legislatura, me traz aqui hoje um mix de sentimentos: um sentimento de gratidão e também um sentimento de saudade, um sentimento de amizade com os colegas daqui da Casa. Falo gratidão porque, a partir do ano que vem, a partir do dia 1º de fevereiro, caro amigo Cleitinho, nosso próximo senador, mais de 96 mil pessoas me deram a oportunidade de estar em mais um mandato aqui, nesta Casa, representando não só o Estado de Minas Gerais mas especialmente o Norte do Estado de Minas. Gratidão também por ter convivido com tantos amigos, colegas deputadas e deputados, nesta Casa – com diversos, iremos continuar com essa amizade e esse companheirismo aqui, dentro do Parlamento, mas também com outros que estão nos deixando. Vários parlamentares e amigos estão deixando esta Casa a partir da próxima legislatura. E é muito importante, para quem me pergunta, eu sempre falo que estar num Parlamento tão qualificado como este, como o Parlamento de Minas Gerais, é uma oportunidade de você aprender todo dia, de você também conhecer novas pessoas, participar junto com tantos deputados que têm uma miscelânea de pensamentos diversos, porque temos deputados de todas as regiões do Estado de Minas Gerais, que conhecem a fundo os quatro cantos do Estado de Minas Gerais.
Aí, quando o deputado Sargento Rodrigues fala sobre as emendas impositivas, eu concordo que, de fato, é um instrumento fundamental para levar o orçamento público lá, na ponta do Estado, onde talvez o Estado não enxergue. Mas, mais do que isso, é uma oportunidade de a gente conviver com tantas pessoas importantes e amigas aqui, nesta Casa. Vejo a deputada Celise Laviola que nos deixa e deixa o seu filho aqui; vejo o meu amigo André Quintão que, quando eu entrei aqui, há 12 anos, foi uma das grandes referências que nós tivemos aqui, com seu jeito firme, sereno e sempre muito correto e honesto com suas posições, com seus posicionamentos aqui, nesta Casa, que nos deixa, mas tenho certeza de que vai representar agora não só Minas Gerais, mas também o País como um todo, no governo federal, e, não tenho dúvidas de que, numa causa, que é a causa da vida dele: a assistência social, que é algo de que ele gosta, sobre o que ele entende e que ele construiu na sua vida, na sua trajetória como um todo. Então, André, fica o meu abraço, o meu agradecimento a você. Tenho certeza de que você vai brilhar muito ainda, nos próximos anos, no governo federal.
Mando um abraço para o nosso colega deputado estadual e, agora, próximo senador, Cleitinho. Pela primeira vez na história, o deputado Alencar da Silveira falou, e falou muito bem: sai da Assembleia um deputado estadual e se torna senador da República. Parabéns, Cleitinho, você vai orgulhar muito este estado também no nosso Senado Federal. Assim como tantos outros colegas que nos deixam, especialmente o meu amigo, o nosso presidente Agostinho Patrus. Eu tive a honra, a alegria, a oportunidade de não só conviver com ele, nesses últimos 12 anos, mas especialmente, nesses últimos 4 anos, como seu 1º-secretário, graças a confiança dele e de todos os colegas desta Casa. Eu quero, presidente, agradecer a você por todos os ensinamentos, todas as oportunidades, mas principalmente por deixar esta Casa firme, forte e independente. É desta forma que nós precisamos de um parlamento: um parlamento que fiscalize, um parlamento que represente e um parlamento que legisle, e foi o que V. Exa. fez, ao lado de todos os nossos colegas deputadas e deputados desta Casa.
Agora V. Exa. nos deixa e vai representar Minas Gerais e também os colegas lá, na Corte de Contas do Estado de Minas Gerais. E tenho certeza de que, conhecendo-o como conheço, você vai escrever uma bela trajetória no Tribunal de Contas. Vida longa. Obrigado a todos. E aproveito para desejar a todos que estão nos ouvindo e nos assistindo pela TV Assembleia, que o deputado Alencar criou há 25 anos, um belo ano novo e um feliz Natal. Que a gente possa, todos nós, juntos, termos, a partir de 1º de fevereiro, uma nova Assembleia, cada vez mais unida, coesa e pensando no interesse da população.