Pronunciamentos

DEPUTADO PROFESSOR CLEITON (PV)

Discurso

Declara posição favorável ao projeto de resolução que concede o título de Cidadão Honorário do Estado a Ronaldo Luís Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno.
Reunião 18ª reunião EXTRAORDINÁRIA
Legislatura 19ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 23/06/2022
Página 22, Coluna 1
Assunto ESPORTE E LAZER. HOMENAGEM.
Proposições citadas PRE 183 de 2022

18ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 21/6/2022

Palavras do deputado Professor Cleiton

O deputado Professor Cleiton – Presidente, demais deputados e deputadas, nós estamos aqui num ambiente que é essencialmente democrático, plural. Respeito muito as posições do deputado Bartô, mas eu queria dizer o seguinte: nós fizemos essa proposição, e é prerrogativa do Legislativo, em todos os Estados e em nível nacional, homenagear e conferir a determinadas pessoas, a determinados agentes públicos, a lideranças, o título de honraria. Por que este deputado fez essa proposta de conceder, deputado Coronel Sandro, essa honraria a Ronaldo Nazário de Lima, conhecido popularmente como Ronaldo Fenômeno? Na última quinta-feira, eu estive no Mineirão acompanhando o jogo entre Cruzeiro e Ponte Preta. Ali, como em todos os jogos de futebol, eu não via simplesmente o calor da torcida, a presença ali de milhares de torcedores que lotavam o principal estádio de Minas Gerais para verem um jogo de futebol. Não é simplesmente um jogo de futebol. Nós estamos falando de alguém que tem uma história de superação, uma história de vida, uma história exemplar para tantas e tantos jovens por este Brasil afora. No caso, o Ronaldo, um menino de uma favela do Rio de Janeiro, do Bairro de São Cristóvão, que teve a sorte, como tantas crianças sonham e não têm a mesma sorte, de jogar em um grande clube. E quis a Providência que, muito tempo depois, ele, que conseguiu vencer na vida através do futebol, retornasse a Minas Gerais para se transformar literalmente no salvador da Pátria. Nós estamos falando de alguém que salvou uma das principais instituições mineiras, que não é simplesmente um clube de futebol. Nós estamos falando de uma movimentação econômica.

Era exatamente isso, deputado Sargento Rodrigues, deputado Dr. Heli Grilo, que eu via ali em torno do Mineirão. O deputado João Leite sabe muito bem o que representa o futebol para a economia de uma cidade, para a economia de um estado. Ali, deputado João Leite, famílias inteiras são alimentadas por essa marca, por essa questão cultural enraizada, arraigada na história do nosso povo, que é exatamente o futebol. Então alguém que tem feito tanto pelo Estado, alguém que salva uma instituição como o Cruzeiro Esporte Clube, alguém que dá a oportunidade para que, no entorno do Estádio Magalhães Pinto, tenhamos de volta uma torcida e gente vindo de todas as partes do interior para gastar aqui, em Belo Horizonte, e dar dignidade às famílias que através do emprego alimentam seus filhos, pagam a escola das crianças e, ao mesmo tempo, movimentam a economia local, enfim, a esse alguém eu peço aos pares, eu peço a esta Casa que façamos essa simples homenagem.

O deputado Bartô está preocupado com o gasto público em relação ao título de honraria. Presidente, o gasto é uma placa. Se for esse o problema, eu pago essa placa para que esta Assembleia dê a Ronaldo esse título, que é o título de cidadão mineiro, na terra de Tiradentes, na terra de JK, na terra de Itamar Franco. Obrigado, presidente.