DEPUTADO BRUNO ENGLER (PSL)
Discurso
Legislatura 19ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/03/2020
Página 29, Coluna 1
Assunto ADMINISTRAÇÃO FEDERAL.
Aparteante CORONEL SANDRO
7ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 19ª LEGISLATURA, EM 3/3/2020
Palavras do deputado Bruno Engler
O deputado Bruno Engler – Sr. Presidente, de maneira muito oportuna – nem esperava porque havia gente inscrita na minha frente –, tenho a oportunidade de rebater imediatamente as mentiras que foram proferidas anteriormente à minha fala. É uma tentativa rasa de um integrante de um partido que assaltou o País de diminuir o governo Jair Bolsonaro. Primeiro, valendo-se da religião, que, para a esquerda, só vale quando convém, dizendo que os cristãos não podem apoiar a agenda de Jair Bolsonaro. Olha, o PT tentava dizer que os cristãos apoiam aborto, que é matar uma criança no ventre materno, que é a coisa mais abominada por todas as igrejas cristãs. Inclusive, é um dos poucos pecados na Igreja Católica que gera excomunhão automática. Então, não venham dizer aqui que a esquerda é o lado dos cristãos. Isso é uma grande mentira.
Depois dizer que o governo Bolsonaro não gera emprego. As 700 mil vagas de emprego geradas no ano passado devem ser ilusão de ótica, miragem, algo que surgiu da cabeça dos indicadores econômicos e das organizações do governo. De novo, é aquela mesma história de vitimização, de tentar colocar as ditas minorias num curral eleitoral: “Olhem, o governo Bolsonaro faz o negro ser racista, a mulher ser machista e o gay homofóbico”. Basicamente o governo Bolsonaro tem apoio de gays, mulheres e negros que não concordam com o PT e, por isso, no discurso deles, são machistas, racistas e homofóbicos. É porque esse pessoal da esquerda não aceita que se pense diferente deles. Eles se consideram donos dessas pessoas e qualquer um que divirja deles pode amplamente ser atacado. Eles que se dizem defensores das mulheres nada falaram contra as agressões à ministra Damares. Pelo contrário, o Sr. José de Abreu foi extremamente canalha quando disse que a vagina não transforma ninguém em ser humano. A esquerda o condenou? Não, aplaudiu, porque a defesa das mulheres para quem é de esquerda só vale para as mulheres de esquerda. Quando um negro se levanta contra a esquerda – e nem gosto do MBL –, ele é chamado de capitão do mato como Ciro Gomes o fez com o vereador Fernando Holiday. E por aí vai.
Onde estava a esquerda, defensora dos gays, quando a Karol Eller, que já trabalhou nesta Casa, foi brutalmente agredida? Calada. A esquerda estava calada, porque a esquerda só defende as minorias que integram as suas fileiras. É hipocrisia, é canalhice repetida diversas vezes na tentativa de se transformar em uma verdade. Já dizia Goebbels, o marqueteiro de Hittler: “A mentira, repetidas mil vezes, se torna verdade”. E eles trabalham em cima dessa máxima, mentindo, mentindo, mentindo, tentando convencer a população de que as suas mentiras são verdadeiras. Só que o povo já não acredita mais neles. Não adianta vir aqui e dizer: “As pesquisas já demonstram que o governo Bolsonaro não tem apoio”. Meu amigo, se dependesse das pesquisas, o Haddad estava no Palácio do Planalto. Pesquisa, neste país, não quer dizer nada.
O Data Foice é uma farsa. Essas pesquisas todas diziam que o Bolsonaro não tinha chance nenhuma de ser eleito, e hoje ele está ocupando a Presidência da República. Então, eu não tenho a menor preocupação e reitero: eles estão morrendo de medo do dia 15 de março. E sabem por quê? Porque as ruas vão estar tomadas mais uma vez, porque as ruas vão estar lotadas mais uma vez e porque o apoio ao presidente Jair Bolsonaro por parte da população ficará explícito mais uma vez. É disso que eles morrem de medo, porque eles podem manipular as pesquisas, eles podem trazer aqui dados fajutos, eles podem mentir – como o Lula sempre disse que tinha que ser o modus operandis, como ele disse orgulhosamente que ia para o exterior, falava dados mentirosos, difamando o nosso país, e era amplamente aplaudido –, mas eles não podem alterar a realidade fática, eles não podem mudar o número de pessoas que vai às ruas. Eles até tentam, mas não conseguem, porque existem fotos, existem vídeos, as pessoas veem, e fica demonstrada claramente a força deste governo e a falência dos partidos de esquerda neste país, que não têm apoio nenhum da população, mas apenas de seus pelegos, ainda cegos, que se mantêm fiéis no curral eleitoral. E ai de quem sair. Quem sair perderá todo o direito à defesa e será chamado de racista, machista, homofóbico ou de qualquer outro “ista”, simplesmente por não concordar com o PT.
O deputado Coronel Sandro (em aparte)* – Deputado Bruno Engler, muito oportunas as palavras de V. Exa., e eu vou lembrar aqui mais um fato em relação à mulher: no governo Pimentel, o apartamento, salvo engano, da presidente do Supremo Tribunal Federal à época, Cármen Lúcia, foi vandalizado, com tinta e tudo. O senhor ouviu alguma palavra de apoio àquela mulher por parte da esquerda? Nenhuma. Recentemente, Regina Duarte foi convidada para assumir a Secretaria Nacional de Cultura. Alguma palavra de apoio? Não, críticas e ataques insanos. Recentemente, a imprensa fez um ataque absurdo a uma outra mulher – não vou nem mencionar aqui, mas todos sabem do que estou falando –, e houve alguma defesa? Nada. Então, deputado, quando a esquerda vê que alguns daqueles que ela julga que lhe pertencem: negros, LGBTs, mulheres, quilombolas... Nenhum desses pode ter opinião diferente, não podem discordar porque passam a ser o oposto daquilo que pregam.
Então, lamentavelmente, a oposição aqui no Brasil não é construtiva; a oposição é de esquerda, ela é porca, ela é indecente, ela é absurdamente maléfica ao Brasil porque não aceita que hoje há contraponto na política brasileira. E nós vamos provar mais uma vez; vamos, no dia 15 – V. Exa. já convidou, convocou, e eu também estou convidando e convocando –, lotar as ruas novamente para dizer para essa esquerda maléfica que ela perdeu a eleição, que nós apoiamos o presidente Jair Bolsonaro porque ele é o presente e o futuro do Brasil – e sempre será. Muito obrigado.
O deputado Bruno Engler – Exatamente. Já dizia Lênin: “Acuse-os do que você faz e chame-os do que você é”. Quando estavam no governo, adoravam dizer que a oposição era a do quanto pior melhor. Olhem, não existe quanto pior melhor maior do que o do PT e da esquerda, que só fazem atrapalhar, obstruir e tentar impedir o andamento do governo. Eles vêm com esse discurso, só que não cola mais. Qualquer coisa que o governo faça, por melhor que seja, eles vão dizer que está ruim. Se o governo Bolsonaro descobrir a cura da dengue, eles vão dizer que o presidente é mosquitofóbico. É desse nível a oposição do PT. Simplesmente, é algo que não gera avanço para este país, só atrapalha.
Reclamam que nós cedemos a Base de Alcântara para uso dos americanos, e nós estamos ganhando dinheiro e gerando desenvolvimento para a região. “Ah, não, quem tinha que usar era o Brasil”. O Brasil tinha um programa espacial funcionando ali? O Brasil tinha alguma coisa decolando ali? Nada. Mas não podem colocar os americanos porque é entreguismo. Acusam o governo de entreguista por querer vender a Petrobras, mas a assaltaram no maior escândalo de corrupção já registrado. Aí é ser patriota. Quer dizer, o patriotismo é meter a mão no dinheiro do povo e das empresas estatais. Você vender a empresa estatal e devolver esse dinheiro para o povo, isso aí, meu amigo, é ser entreguista.
É lamentável, mas são as mesmas máximas, repetidas diversas vezes. Graças a Deus, o povo já acordou. O povo já cansou dessas narrativas e não cai mais nessa história. É por isso que, contra essa mentirada, contra a imprensa, contra o estamento burocrático, o presidente Jair Bolsonaro, com 6 segundos de televisão, se elegeu presidente da República. As mesmas ferramentas que a gente tinha à época nós temos hoje, que são as redes sociais, que é a população, que não aguenta mais as canalhices da esquerda e que apoia, sim, as mudanças contra os atrasos, as canalhices e as picaretagens da esquerda brasileira, do centrão, dos corruptos do Congresso Nacional. A população seguirá ao lado do presidente Jair Bolsonaro até o último dia deste governo. Será difícil? Sim. Haverá pedras no caminho? Sim, mas o presidente Jair Bolsonaro vai mudar os rumos deste país doa a quem doer, doa Rodrigo Maia, doa Davi Alcolumbre, doa os ratos do Congresso Nacional. Nós vamos mudar este país com um presidente da República sério, honesto, cristão e patriota e com amplo apoio da população brasileira. Muito obrigado, Sr. Presidente.
* – Sem revisão do orador.