Pronunciamentos

DEPUTADO IVAIR NOGUEIRA (PMDB)

Discurso

Parabeniza o deputado Dinis Pinheiro pelas suas realizações como presidente da Assembleia Legislativa, por ocasião de sua despedida.
Reunião 79ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/12/2014
Página 39, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. (ALMG).

79ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 16/12/2014

Palavras do deputado Ivair Nogueira


O deputado Ivair Nogueira - Meu amigo deputado, irmão, presidente Dinis Pinheiro, ao cumprimentar-lo, quero também cumprimentar todos os seus amigos que vieram prestar-lhe essa homenagem maravilhosa. Sei que problema cardíaco você não tem. Eu, que não sou homenageado, fiquei realmente arrepiado e emocionado. Imagino você ao receber uma homenagem tão maravilhosa como essa. Dinis, seu sucesso não foi à toa. Você tem a seu lado sua esposa maravilhosa, a Adriana. Você vem de uma família pela qual todos nós temos o maior respeito. Eu particularmente o tenho pela figura simpática da sua mãe, a D. Irene, que, naquela época de grandes dificuldades, em que não havia escolas para estudar, quando ela dirigia a Fazenda do Rosário em nossa querida Ibirité, duas irmãs minhas tiveram o privilégio de ali se formarem professoras, virarem diretoras de escola e conduzirem sua vida.

Tive oportunidade de conhecer um grande político, seu saudoso pai Tonico Pinheiro, que foi vereador de Betim quando Ibirité pertencia a Betim. Ele contribuiu de forma bastante positiva, levando água para a cidade, que na época não a tinha, porque vinha dos lados de Sarzedo e Ibirité. Então Betim buscou a capacitação de água com a participação de seu pai. Hoje você tem uma família que tem tradição na política, começando por você, o Toninho Pinheiro, a Ione, que vai fazer parte da Assembleia Legislativa conosco, e o Pinheirinho, prefeito de Ibirité.

Quero lhe dizer, Dinis Pinheiro, que você teve todo esse sucesso porque sempre foi humilde e soube compartilhar as facilidades que teve ao longo de sua carreira política. Você conquistou prefeitos e vereadores e teve o sucesso de uma grande equipe de trabalho. Queria cumprimentar a Margareth, a Flavinha e os demais funcionários de seu gabinete, pois fazem parte do grande sucesso que implantou. Digo, com muito orgulho, que você assumiu a presidência da Assembleia Legislativa e implantou uma nova era de administração moderna do Poder Legislativo mineiro. Você colocou, nesta Casa, atos que propiciaram a recuperação do prestígio político da Assembleia Legislativa. Você colocou o povo mais perto da Assembleia, começou a ir para o interior, a interiorizar as ações da Assembleia.

Amigo Lindenberg, você sempre ajuda a divulgar as coisas boas de Minas Gerais. O Dinis teve o privilégio de conduzir esta Casa e saber, com muita competência, que esta Casa, além de hoje ter os melhores profissionais, tem de ter um grande administrador. Você, sem dúvida alguma, deu demostração dessa competência, e, acima de tudo, dessa grande humildade, com a qual sempre conduziu os trabalhos. Mesmo estando em lados opostos, apoiando outros candidatos ao governo e fazendo parte de outra chapa, vi a demostração de que, na política, se pode estar em lados opostos sem ser inimigo. E, da mesma forma, continuamos a nossa amizade.

Pude perceber, Dinis, que, em tantos projetos que trouxe para esta Casa, um deles teve um significado muito importante: o Mais Saúde. Sem dúvida alguma, você conduziu esse projeto e rodou por todo o Estado, levando um tema de fundamental importância. Com certeza, o legado que você deixa nesta Assembleia terá um valor muito importante. Dinis, o mais importante é que você participou de uma campanha política como candidato a vice-governador. Em muitas cidades do interior de Minas, ouvimos do povo e de algumas lideranças que você deveria ser o cabeça de chave da chapa e era o elemento ideal, pois é jovem. Claro que respeito o outro candidato, pois também é muito bom, mas, na campanha política, você saiu de cabeça erguida.

E vejam o resultado de tudo isso, companheiro e irmão Dinis Pinheiro. Hoje, mesmo tendo perdido na política e não tendo sido eleito vice-governador, você é lembrado por todos nós, deputados estaduais e federais e lideranças, que reconhecem, na sua ação, visão política, na sua competência e, acima de tudo, no seu vislumbramento, que o futuro lhe reserva algo promissor e que, com certeza, irá galgar cargos importantes num futuro muito próximo, exercendo-os em Minas Gerais e dando prosseguimento ao que plantou nesta Assembleia Legislativa.

Neste momento, Dinis, não vou me alongar, porque outros companheiros fazem questão de manifestar seu apoio e sua solidariedade a você. Posso lhe dizer que tive a honra e o privilégio de ocupar, ao seu lado, o cargo de 1º-vice-presidente da Assembleia. Muita gente diz que temos de colocar os jovens para aprender com os mais experientes, mas comigo foi o contrário. Eu também sou jovem, mas tenho uma idade mais avançada que o Dinis, que ainda é muito jovem, mas pude aproveitar um pouco da sua experiência e da sua competência e aprendi muito com ele.

Dinis, que Deus lhe abençoe e lhe reserve caminhos e fortunas que você merece. Parabéns a toda a sua equipe. Muito obrigado, Amílcar, nosso ex-deputado, sempre atuante nesta Casa. Obrigado e que Deus o abençoe, Dinis.