DEPUTADO ADALCLEVER LOPES (PMDB), Presidente "ad hoc".
Discurso
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 12/08/2014
Página 4, Coluna 1
Assunto CALENDÁRIO.
Observação O número que acompanha o Requerimento Sem Número, constante do campo Proposições, é para controle interno, não fazendo parte da identificação da Proposição referida.
Proposições citadas RQS 2790 de 2014
38ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 7/8/2014
Palavras do presidente (deputado Adalclever Lopes)
O presidente (deputado Adalclever Lopes) - Cumprimento o Wantuil Teixeira de Paula, querido amigo e presidente da Petisco & Mara; a Sra. Natália Silva Teixeira, filha do homenageado, em cuja pessoa cumprimento toda a família do Sr. Wantuil; os Exmos. Srs. deputado federal Mauro Lopes; Marco Antônio Junqueira, prefeito de Caratinga; Hélio Donato Dornelas, prefeito de Santa Rita de Minas; Walter Júnior, juiz da Vara da Infância e da Juventude de Caratinga; e deputado André Quintão, autor do requerimento que deu origem a esta homenagem.
Wantuil, quero dizer-lhe que o deputado André Quintão é um dos deputados mais respeitados desta Casa. Quando faz algo, ele o faz em nome de Minas Gerais, porque ele é um exemplo do Parlamento de Minas.
Os 70 anos da Petisco & Mara representam a trajetória bem-sucedida de uma empresa que soube explorar as oportunidades que se apresentaram em seu caminho. Sempre foi sensível às mudanças ocorridas no País e no mundo, mas sem se afastar do cotidiano de Caratinga e da região onde sua sede está localizada.
Não poderia haver lugar mais acertado para a instalação da empresa alimentícia. O município recebeu o nome em razão da grande quantidade de carás brancos que brotavam naturalmente nos montes onde se instalaram os seus fundadores no século XIX e que os povos nativos chamavam de Caratinga. Situada entre os mares de montanhas que se tornaram tão associados à própria imagem do Estado, Caratinga foi muito beneficiada pela criação da fábrica de macarrão Santa Cruz, em 1956. Os fundadores eram Wantuil Teixeira de Paula e José Alencar, amigos desde a adolescência e cunhados na vida adulta. Homens de negócio, talentosos, viriam deixar, cada um a sua maneira, a sua marca na história. José Alencar, depois de sair da Santa Cruz, integrou outras sociedades, como a Coteminas, que veio a ser um dos maiores conglomerados têxteis da América Latina. Assim, alçando voos mais altos, ele entrou para a política, tornando-se vice-presidente da República do nosso querido Brasil. Já Wantuil Teixeira de Paula, por sua vez, dedicou sua vida ao desenvolvimento econômico das regiões da Zona da Mata e principalmente do Rio Doce, e, em virtude do arrojo de seus investimentos, foi carinhosamente apelidado por todos nós de querido capitão da indústria.
Sob a hábil e competente liderança, a modesta fábrica se expandiu, sua produção aumentou, incorporou tecnologia de ponta, aumentou seu quadro de funcionários, abriu seu capital e passou a se chamar Petisco & Mara S.A.
O Sr. Wantuil preside hoje a empresa com a mesma garra e o mesmo entusiasmo da juventude. Continua trabalhando pelo incremento da produção, que deve atingir, em breve, um milhão e meio de quilos de macarrão e dois milhões de quilos de biscoito por mês. Ademais, vem diversificando as atividades da marca, atuando também na pecuária e no mercado imobiliário.
Sua importância na comunidade se deve também ao seu compromisso constante com obras sociais e projetos filantrópicos, fundamentais para fazer com que a prosperidade experimentada há décadas pela Petisco & Mara se irradie para pessoas carentes sem vinculação direta com a empresa. Uma coisa que o Sr. Wantuil faz questão é a não vinculação direta com a empresa. Além de beneficiar os que habitam em seu entorno, a empresa tem influência positiva na vida de centenas de milhares de brasileiros, ao levar à mesa alimentos de qualidade, preparados em escala industrial, mas com carinho e zelo caseiros, como se feitos pela mãe de cada um.
Motivo de orgulho para a indústria nacional, a Petisco & Mara é certamente merecedora desta homenagem que hoje lhe presta a Assembleia de Minas, o povo de Minas Gerais, por ocasião do aniversário de quase seis décadas de sua fundação. Pela ocasião, transmito os parabéns do Legislativo mineiro a todos os colaboradores da empresa e cumprimento, com especial ênfase, o seu presidente e fundador, Wantuil Teixeira de Paula. Muito obrigado.