Pronunciamentos

DEPUTADA ROSÂNGELA REIS (PROS)

Discurso

Transcurso do Dia Internacional da Mulher. Lançamento do Plano de Políticas para as Mulheres pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - Sedese - por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres – Cepam.
Reunião 15ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/03/2014
Página 11, Coluna 1
Assunto MULHER. CALENDÁRIO. DIREITOS HUMANOS.

15ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 13/3/2014

Palavras da deputada Rosângela Reis


Palavras da Deputada Rosângela Reis

Quero saudar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, a quem agradeço também o cartão e as flores a mim enviadas. Agradeço também a todos os deputados da Mesa da Assembleia e todos os colegas deputados. Saúdo as deputadas, minhas colegas, aqui presentes; a deputada federal Jô Moraes; a Elaine Matozinhos, que representa o Legislativo municipal; a cada prefeita ou liderança presente e a cada pessoa, a cada mulher que veio participar deste momento especial.

Uma sociedade se constrói com mulheres e homens. Uma sociedade se constrói com homens e mulheres, enquanto pessoas. Diante da luta das mulheres para alcançar um patamar de igualdade, ocupando espaços na nossa sociedade, no mercado de trabalho, na religião, no ensino religioso, na educação, na saúde... Essas mulheres hoje buscam mais. E aí, presidente, quando a Assembleia Legislativa promove uma homenagem como esta, do Dia Internacional da Mulher, vejo que tem reconhecimento para com todas as mulheres mineiras. E nos abre ainda mais espaço para que possamos avançar, participar mais da sociedade, para que possamos alçar voos maiores. E que esses voos sejam para o bem da coletividade, que sejam para a busca de uma sociedade sempre melhor, e sempre melhor com homens e mulheres juntos. Não queremos, jamais, que esses espaços sejam desiguais. Infelizmente, nós ainda temos nos espaços políticos menor representatividade, mas vejo que nós mulheres é que temos de ver, nesses espaços, que a contribuição da mulher é fundamental para que possamos, também, ocupar esses espaços e neles interferir, sugerir e trazer aí essa sociedade com que tanto sonhamos.

Então, quero aqui comparar cada mulher que veio nesta tarde - que representa todas as mineiras, as milhões de mulheres mineiras - com uma pérola, uma pérola que está lá na sua comunidade fazendo a diferença, desenvolvendo trabalhos em diversas áreas e que por isso está aqui representando a nossa querida Minas Gerais. Gostaria de parabenizar todas as mulheres na pessoa de cada uma das mulheres indicadas por mim, pastora Magalona Ralabe de Brito e Rosileide Rodrigues Pereira, que vieram do Vale do Aço e que também são pérolas na nossa região. A Rosileide é acadêmica de enfermagem, palestrante socioeducativa, escritora, coordenadora do projeto Anjos da Alegria e do Sindicato dos Empregados em Instituições Beneficentes e é uma pessoa espetacular. Ela tem também colocado seu nome, sempre, como candidata, representando a força, representando a mulher no Município de Ipatinga.

Eu quero também parabenizar a pastora Magalona, da Igreja Pentecostal Nova Aliança, que ministra, há 15 anos, na igreja um belíssimo trabalho social. É nessa busca que nós estamos, para ver uma sociedade mais justa, mais feliz, mais fraterna e mais humana. Meu muito obrigada.