Pronunciamentos

DEPUTADO DELVITO ALVES (PTB)

Discurso

Despede-se da Assembleia Legislativa para assumir o cargo de Prefeito do Município de Unaí.
Reunião 86ª reunião ORDINÁRIA
Legislatura 17ª legislatura, 2ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 15/12/2012
Página 83, Coluna 1
Assunto DEPUTADO ESTADUAL. ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.
Aparteante HELY TARQÜÍNIO, GUSTAVO VALADARES, SÁVIO SOUZA CRUZ, ALENCAR DA SILVEIRA JR, JOÃO LEITE, DUARTE BECHIR, CARLOS PIMENTA, ARLEN SANTIAGO, MARIA TEREZA LARA, DINIS PINHEIRO, LAFAYETTE DE ANDRADA, TIAGO ULISSES, SARGENTO RODRIGUES, DÉLIO MALHEIROS, DALMO RIBEIRO SILVA.

86ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 17ª LEGISLATURA, EM 11/12/2012

Palavras do Deputado Delvito Alves


O Deputado Delvito Alves - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, servidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e público que nos acompanha pela TV Assembleia, ocupo esta tribuna, na tarde de hoje, tomado pela incontida emoção da despedida. Deixo a Assembleia de Minas para assumir a Prefeitura Municipal da minha terra. Certamente, no exercício deste mandato parlamentar que me foi confiado pelo povo mineiro, será esta a última vez que a ocuparei, antes de assumir novo desafio consubstanciado na vontade de meu querido povo de Unaí, que, pelo voto soberano, conferiu a mim o honroso cargo de Prefeito dessa importante cidade da região Noroeste do Estado.

Ao final de minhas palavras, porém, tenho certeza de que daqui descerei com a alma e o coração reconfortados, pois a minha consciência repousa tranquila, ao sentir e saber que o exercício de meus dois mandatos de Deputado foi pautado pela defesa do cidadão e o absoluto respeito aos mineiros, que se constituíram em pontos basilares de minha ação parlamentar. Sempre fiel ao jeito de ser e à mineiridade do cidadão do Noroeste de Minas, procurei ser voz dos que não têm voz. Sinto-me, agora, plenamente gratificado. Transcorridos seis anos de minha estreia neste Plenário, posso dizer que desempenhei meu papel, dentro das minhas limitações, com altivez, serenidade, coerência, e, sobretudo, com profundo respeito pelo Poder Legislativo, pois sempre pautei minha conduta nesta Casa pelo firme propósito de fazer com que o processo legislativo fosse cada vez mais aperfeiçoado.

Nesse particular, tive a satisfação de figurar, na maior parte de minha atividade legislativa, como membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça, à época indicado pelo jovem parlamentar Gustavo Corrêa, que funciona como verdadeira bacia de decantação na formulação das normas balizadoras da permanente obra de construção da cidadania. Ao refletir sobre o desempenho dessa grande e difícil missão, posso dizer que busquei o melhor caminho, respeitando sempre as diretrizes essenciais do Parlamento mineiro.

Assim, nesta hora de emoções intensas e contraditórias, meu primeiro pensamento é de agradecimento a Deus, por ter iluminado meu caminho como legislador, não permitindo que me enveredasse por sendas tortuosas, sempre repletas de casuísmos, demagogias e formulações meramente eleitoreiras, retratadas, muitas vezes, nas dificuldades de interpretação das leis que povoam o mundo jurídico.

Devo confessar que somente em Deus encontrei o caminho e a direção do equilíbrio necessário para enfrentar o impasse que foi-me apresentado: aceitar o chamamento feito pelo povo de minha terra ou continuar como representante da região Noroeste na Assembleia de Minas. Posso dizer que foi a mais difícil decisão de minha vida pública. Mas hoje posso afirmar, sem nenhuma reserva ou qualquer temor, que concluí o ciclo de minha representação parlamentar, com a tranquilidade de quem cumpriu o seu dever.

Agora, minhas forças, toda minha disposição e meus melhores intentos voltam-se para atender à convocação do povo de minha cidade, Unaí, para ser o seu dirigente municipal pela primeira vez.

Por mais duro que seja o desafio do amanhã, especialmente pelas limitações que o governo central tem imposto aos nossos Municípios, sufocando-os com maiores encargos e subtraindo-lhes os recursos necessários, sei que me restará recorrer à memória dos dias vividos nesta Casa e do aprendizado aqui adquirido e, dessa forma, meu espírito estará fortalecido para vencê-las.

Já agora, vivo o sentimento de profunda gratidão e saudade de todos que ficam, tantos para caber neste pequeno espaço, mas que nunca se arredarão de minha memória. Aos mineiros, que por duas vezes deram-me seu voto de confiança, deixo aqui o meu abraço agradecido e a expressão de meu afeto. Aos servidores do meu gabinete, minha saudação amiga e fraterna. Foram seis anos de boa convivência, de harmonia e de lealdade constante.

A todos vocês, presto minhas homenagens e o reconhecimento pelo muito que contribuíram para o exercício de meu mandato parlamentar e para o nosso fortalecimento político, principalmente em nossa cidade e praticamente em toda a região Noroeste do Estado. Agradeço também aos funcionários da Assembleia como um todo, eis que indispensáveis ao seu bom funcionamento.

Gratidão e saudades, enfim, de meus colegas Deputados. Colegas que aprendi a respeitar e que sempre foram para mim fonte de permanente aprendizado e estímulo neste Parlamento. A convivência intensa e amistosa neste Plenário faz com que a harmonia se estabeleça mesmo entre os contrários e o respeito ao posicionamento alheio se consolide em valores perenes, que estão na essência da democracia.

Permitam-me, pois, agora que deixo este Parlamento para administrar a Prefeitura Municipal de Unaí, formular o apelo para que esta Casa mantenha sempre acesa a chama da liberdade, preservando a independência de ação do Poder Legislativo e a soberania no exercício de seu encargo, que, sem sombra de dúvida, é imposto pela sociedade mineira. Que a Mesa, eleita recentemente, tendo como Presidente mais uma vez esse extraordinário exemplo de homem público, o Deputado Dinis Pinheiro, juntamente com seus companheiros, desdobre-se nos esforços de conduzir esta Casa para o lugar da completa respeitabilidade perante a opinião pública, assegurando, acima de tudo, que este Parlamento continue a ser modelo e vanguarda para todo o Brasil.

Não poderia, no entanto, Sr. Presidente, Deputadas e Deputados, concluir estas minhas palavras sem fazer um registro de reconhecimento e manifestar minha profunda gratidão ao Governador Antonio Anastasia e ao Senador Aécio Neves, nosso ex-Governador, pelo apoio que deles recebi no exercício de meu mandato parlamentar, no tocante a sempre fortalecer nossa região com importantes obras de infraestrutura necessárias e básicas para o desenvolvimento e permanente crescimento de nossa economia.

Faço questão de consignar nos anais desta Casa as ações desenvolvidas e os recursos liberados pelos governos Aécio e Anastasia, em atenção aos pleitos que encaminhamos em favor de nossa região e, particularmente, de nossa Unaí. Na educação, foram mais de R$10.000.000,00 investidos em obras e reformas de unidades escolares, somente em nossa cidade. Sem falar na implantação da Superintendência Regional de Ensino, instalada em Unaí por autorização do Governador Anastasia. Na saúde não foi diferente, nossa cidade recebeu também importantes investimentos.

No âmbito dos programas Caminhos de Minas e Proacesso, alcançamos importantes conquistas, com inúmeras ligações asfálticas entre Municípios de nossa região e de localidades que nunca antes concebiam a possibilidade do asfaltamento, hoje realidade em muitas delas. Por meio dos programas Proacesso e Caminhos de Minas, implantados pelos Governadores Aécio Neves e Anastasia, nossa região recebeu aproximadamente 1.350km de pavimentação asfáltica ligando todos os Municípios do Noroeste de Minas. Pasmem, Deputadas e Deputados, esses trechos pavimentados correspondem praticamente à distância de Brasília à cidade do Rio de Janeiro.

Nesse conjunto de realizações, podemos contar, para 2013, já incluído no programa Caminhos de Minas, o início da construção do contorno rodoviário, com a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Preto, cuja obra está orçada em mais de R$5.000.000,00, para facilitar o escoamento de toda produção agrícola do Município e da região.

Hoje o Município de Unaí se constitui no sexto PIB agrícola do Brasil e no primeiro de Minas Gerais, mas tudo isso devemos ao governo de Minas, que, por meio do Programa Estruturador Reparação das Desigualdades Regionais, implantou obras de infraestrutura com o objetivo de incrementar e fortalecer a economia local, gerando emprego e renda, além de otimizar o escoamento da produção agrícola regional.

Enfim, Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, fazemos este breve relato para condensar a nossa satisfação e o orgulho pelos extraordinários investimentos feitos pelo então Governador de Minas, Aécio Neves, hoje Senador, e também pelo Governador Anastasia. Foram investimentos levados para uma região outrora desassistida e que agora, podemos afirmar, foi redescoberta por intermédio da ação governamental de Aécio Neves e de Antonio Anastasia.

Senhoras Deputadas e senhores Deputados, Sr. Presidente, ao despedir-me desta Casa, onde por duas legislaturas vivi intensamente as mais elevadas lições de democracia, deixo-lhes uma mensagem de esperança e confiança nos destinos de Minas Gerais. Estou certo de que Vs. Exas. permanecerão fiéis ao mandato outorgado pelos mineiros, e nunca lhes faltarão a sabedoria e a humildade necessárias para reconhecer os exemplos da gente mineira, de modesta altivez e de inarredável coragem, na defesa dos interesses de Minas e do Brasil.

O Noroeste de Minas agradece, de forma especial e carinhosa, por meio deste parlamentar, ao Governador Anastasia e ao Senador Aécio Neves, pelos extraordinários e diferenciados investimentos realizados na região. Muito obrigado. Até breve.

O Deputado Gustavo Corrêa (em aparte)* - Meu caro amigo, Deputado Delvito Alves, desejo-lhe sucesso nessa sua nova caminhada. Darei aqui um testemunho do seu trabalho, da sua luta e do seu empenho nesses seis anos de mandato. Lembro-me, como se fosse ontem, de quando V. Exa. aqui chegou, quando tivemos o privilégio de, em alguns meses, dividir gabinetes porta a porta. Desde o primeiro momento, percebemos sua luta e seu empenho na busca de recursos para transformar o Noroeste mineiro.

Lembro-me de quando, sentados lado a lado, estávamos você e eu numa mesa no Palácio da Liberdade, onde se encontravam também vários Prefeitos do Noroeste e o Senador Aécio. Você, naquela oportunidade, levantou a bandeira de que o governo do Estado precisava olhar para aquela região, que tantos frutos fornecem ao nosso Estado. Você mesmo acabou de dizer que é uma das maiores regiões produtoras de grãos do nosso Estado, que aquela região gera receitas para Minas. Tive, naquele momento, como outros parlamentares, a oportunidade de assinar e avalizar os seus pleitos, porque sabíamos que sua luta para transformar o Noroeste era grande. Foi uma luta válida. Mesmo longe de Unaí, sempre acompanho seu trabalho e a destinação dos recursos que o governo do Estado conseguiu para aquela região, graças ao seu empenho e ao seu trabalho.

Mais que isso, quero dar aqui testemunho de sua luta permanente por Unaí, cidade que é dona de seu coração. Você viveu o dilema de ser candidato, ou não. Felizmente o povo daquela terra votou certo. Tenho certeza de que, nos próximos anos, você terá não apenas o apoio daquela população e dos parlamentares, mas sobretudo do governo do Estado para que sua administração fique marcada como a melhor administração que Unaí já teve.

Parabéns e que Deus lhe dê sucesso e saúde para que possa realizar esse sonho, que, tenho certeza, era o maior da sua vida.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço as brilhantes palavras do Deputado Gustavo Corrêa. Concedo aparte ao nosso querido amigo, Deputado Luiz Henrique.

O Deputado Luiz Henrique (em aparte)* - Querido Delvito Alves, é com tristeza que nos despedimos de V. Exa., que não estará conosco no próximo ano. Por outro lado, Unaí está ganhando com a volta do filho ilustre, que comandará os destinos daquela bela cidade. V. Exa. fará falta nos nossos encontros de terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça. Sua alegria estará sempre presente aqui neste Plenário e em nossas lembranças. Um abraço e boa sorte em sua nova caminhada.

O Deputado Delvito Alves – Agradeço muito, de coração, ao Deputado Luiz Henrique, pelas suas brilhantes colocações.

Concedo aparte agora ao Deputado, nosso querido amigo, Dr. Hely Tarqüínio.

O Deputado Hely Tarqüínio (em aparte) – Neste momento, Delvito, em que está se despedindo - temos certeza de que esse é um recuo no tempo da sua atividade política -, quero louvar a sua fala, descrevendo os cenários anterior e posterior da sua atuação junto aos Governadores Aécio Neves e Anastasia. Nós convivemos com você e somos testemunhas de suas boas ações aqui, em prol da sua região. Lembro-me bem de seus projetos para transformar, como disse o Gustavo Corrêa, aquela região no grande celeiro que hoje é. Unaí, daquela constelação, é a rainha, a rainha da produção. É um Município que se destaca por sua atuação. Como representante daquela região, o povo soube reconhecer o seu trabalho. Você construiu essa história e vai construir o futuro e o presente de Unaí.

Temos certeza de que, naqueles projetos conjuntos que você colocou nesta Casa, você teve sensibilidade e, vamos dizer assim, um sonho desenhado no papel. Temos certeza de que tentou realizar e materializar os sonhos e as carências do seu povo. Então é nesta hora que temos de homenageá-lo e desejar-lhe que possa realizar todos esses projetos junto com o Governador Anastasia.

Queria aqui também fazer uma menção de reconhecimento sobre o que você citou: o Governador está construindo um Estado Democrático de Direito. A partir de Aécio Neves e com a atuação do grande arquiteto Anastasia, agora grande timoneiro, estamos transformando Minas Gerais. Só para a sua região, o Proacesso, você já disse, abrangeu uma distância que vai de lá ao Rio de Janeiro. Então isso teve um significado polissêmico, isto é, um significado multidimensional, melhorando as condições do povo. Assim tem sido o governo de Anastasia e do Aécio, construindo esse Estado Democrático de Direito, saindo do estado de contemplação para o estado de ação, procurando melhorar a nossa realidade, ainda que lentamente, porque a nossa construção de Estado Democrático de Direito não é fácil. É aproximar um Estado real a um Estado um pouco utópico, que está na Constituição, um governo constitucional. Temos certeza de que você fará um governo humanista e constitucional, dando condições às famílias de Unaí de atingir o desenvolvimento social e, sobretudo, ter uma existência mais feliz.

Um grande abraço e muito sucesso. Depois que você cumprir o seu mandato, temos certeza de que voltará para o nosso meio. Nem sei se estarei aqui mais, mas é certa a sua vitória como homem público. Muito obrigado.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço as observações do nosso querido amigo, Dr. Hely Tarqüínio.

O Deputado Gustavo Valadares (em aparte)* - Sr. Presidente, com a sua anuência serei bastante breve. Quero também prestar a minha homenagem ao Deputado Delvito, esse grande amigo, e desejar-lhe sucesso à frente da Prefeitura de Unaí. Gostaria de deixar um recado à população de Unaí: não perderão um Deputado, ganharão 77 Deputados. Tive a oportunidade de dizer isso em uma gravação que fiz para sua campanha, mas, infelizmente, não pudemos veiculá-la porque o meu partido pertencia a uma coligação adversária. Mas digo e reafirmo que Unaí ganha 77 Deputados nesta Casa pela amizade que você conquistou, pela sua simpatia, pela sua responsabilidade no discurso, pela forma leal com que conduziu seus mandatos como Deputado Estadual. Tenham todos de Unaí a certeza de que a terra de vocês ganhará um excepcional Prefeito, um homem de bem, um homem comprometido, que ama a sua terra. Não se esqueçam de que na minha tabelinha está assim: pessimista e otimista.

Estou igual ao Deputado João Leite, esperando uns votinhos de Unaí. Um abraço para V. Exa. e muito sucesso.

O Deputado Delvito Alves - Eu é que agradeço ao Deputado Gustavo Valadares as considerações oportunas e inteligentes. Concedo aparte ao grande companheiro e amigo Deputado Sávio Souza Cruz.

O Deputado Sávio Souza Cruz (em aparte)* - Deputado Delvito Alves, este momento em que V. Exa. usa essa tribuna, com um tom de despedida, marca, na verdade, um rito de passagem em sua carreira política. V. Exa. deixa a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deixa a representação do povo de Minas nesta Casa para assumir uma tarefa igualmente importante: conduzir o Executivo de sua terra natal, sua querida Unaí.

Deputado Delvito Alves, vejo, na verdade, como se Minas Gerais fizesse um empréstimo de um quadro valioso a Unaí, uma filha amada, para durante algum tempo gerir os seus destinos. Mas, como todo empréstimo, é algo temporário, transitório, porque o seu lugar continuará sendo sempre aqui nesta Casa representando o povo de Unaí, o povo de Minas Gerais.

Quero, em meu nome e em nome da Bancada do PMDB, apresentar e render nossas homenagens ao homem público Delvito Alves, desejando-lhe o mesmo êxito e sucesso que teve nesta Casa, se possível ainda maior, na condução dos destinos de Unaí. Temos certeza de que Unaí tem muito a ganhar com a sua gestão, com a sua devoção ao povo de Unaí e com a sua verdadeira paixão pela sua gente e sua cidade. Vá em frente e leve Unaí aos lugares que ela ainda merece. Parabéns!

O Deputado Delvito Alves - Deputado Sávio, agradeço de coração sua brilhante consideração. Espero fazer de tudo para construirmos uma nova Unaí, naturalmente contando com o apoio de toda a estrutura governamental.

O Deputado Alencar da Silveira Jr. (em aparte) - Deputado Delvito Alves, depois de ouvir as considerações do Deputado Sávio Souza Cruz e de tantos outros, também quero deixar aqui o meu abraço e desejar-lhe boa sorte. V. Exa., a partir de 1º de janeiro, terá seus problemas redobrados. Ser Prefeito hoje não é tarefa fácil. A expectativa da população está cada vez maior, mas V. Exa. sabe perfeitamente que é um desafio e que vai conseguir enfrentá-lo. Dará quatro anos de vida e depois mais quatro para a sua cidade.

Sinto inveja de quem é Prefeito hoje, mas é uma inveja longe. Não gostaria disso para mim. Sei que vai ser uma tarefa difícil, mas V. Exa. tem garantia. Não falo do Deputado João Leite nem mesmo do Deputado Gustavo. Já falava com V. Exa. durante a campanha, no palanque na cidade de Morada Nova, onde acertei o apoio deste Deputado. Então, V. Exa. não terá tanta dificuldade na sua administração, pois terá o apoio do Deputado Alencar da Silveira Jr. Serei o Deputado de Unaí, não tão bom como foi o companheiro para aquela cidade e região. Pela nossa convivência dentro desta Casa, pelo trabalho que V. Exa. vai deixar aqui, acredito que esta Casa falará um até breve, pois cumprirá seu objetivo - o mandato lá - e, com certeza, voltará. A população não pode ficar sem um companheiro da sua magnitude na vida pública. Parabéns. Boa sorte. Que Deus o proteja e lhe dê toda força para o seu próximo desafio, que é grande: ser Prefeito de uma cidade tão boa, que não vai parar de crescer, não pelo apoio de vários Deputados, mas porque terá o apoio do Deputado Alencar da Silveira Jr.

O Deputado Delvito Alves – Agradeço ao Deputado Alencar da Silveira Jr. as considerações. Na verdade, em um momento histórico de um comício em Morada Nova - as eleições ainda não tinham acontecido -, estávamos pedindo votos para o mesmo candidato. Antes de eu terminar o discurso, ele falou que achava que eu ganharia a eleição para Prefeito e que queria o meu apoio. Vamos lá. Esse é o nosso amigo Alencar. Agradeço-lhe as brilhantes considerações. É um grande amigo e companheiro.

O Deputado João Leite (em aparte) – Obrigado, Deputado Delvito Alves. Ainda bem que V. Exa. esclareceu tudo e ainda não tem um entendimento com o Alencar. Foi um momento de entusiasmo.

É com alegria que compartilhamos momentos no Parlamento com V. Exa., homem extremamente amável, companheiro, educado e trabalhador da joia do Noroeste, a nossa Unaí, tão distante de nós. Mas V. Exa. sempre esteve presente nos lembrando e representando tão bem essa cidade maravilhosa, celeiro dos nossos grãos. O povo trabalhador terá V. Exa. à frente dos destinos da cidade.

Deputado Delvito, V. Exa. sabe que não será fácil. Infelizmente, os recursos estão cada vez mais concentrados nas mãos do governo federal. Apesar de Unaí estar tão próxima de Brasília, V. Exa. sabe que não será fácil, mas contará com a sua experiência, com as amizades sinceras que construiu e que sem dúvida alguma o ajudarão no grande desafio que terá pela frente. Para o bem do povo de Unaí e dos demais Municípios, esperamos que a visão do governo federal do PT mude. Os Municípios e os Estados estão abandonados. Esperamos que V. Exa. não enfrente essa situação. Muitos Prefeitos deixarão os Municípios quebrados, sem poder cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal em virtude da concentração de dinheiro nas mãos do governo do PT, em Brasília. Esperamos que isso mude e que V. Exa. faça um grande governo em Unaí. É claro que contará com o apoio de toda a Assembleia, que o admira muito. Felicidades.

O Deputado Delvito Alves – Agradeço muito a orientação do nosso querido amigo Deputado João Leite. Sei que administrar uma cidade do porte de Unaí, com aproximadamente 90 mil habitantes e grandes problemas sociais, não será fácil. Precisaremos, sim, de muita sabedoria e inteligência. Estaremos sempre ao lado de Deus buscando orientações para tomar o melhor caminho em defesa da nossa comunidade.

Agradeço a tolerância do Presidente Inácio Franco e concedo aparte ao querido amigo Deputado Duarte Bechir.

O Deputado Duarte Bechir (em aparte) – Caro amigo Deputado Delvito, o nosso Presidente Inácio sabe muito bem que neste momento V. Exa. está recebendo homenagens de seus pares, os que estiveram com V. Exa. neste mandato e no anterior. Tive a oportunidade de chegar a esta Casa durante o mandato anterior e já conhecê-lo. No dia de hoje, posso afirmar a todos de Unaí que realmente fizeram uma escolha que, para nós, representa uma perda de grande valor. V. Exa. é um companheiro sensato, sempre presente, que tem ajudado o governo de Minas nas questões importantes. O povo ganhará um filho que lutará pela terra, aguerrido, combativo, corajoso e que contará, é claro, com o apoio do governo de Minas para realizar obras e fazer investimentos, mudando a vida daqueles que escolheram Unaí para morar com seus filhos.

Vários Deputados falaram a respeito de V. Exa. Não existem mais palavras que complementem tudo o que V. Exa. representa para a vida pública de Minas Gerais. Quero particularmente dizer que, mesmo ocupando uma cadeira de Deputado Estadual, V. Exa. nos deu um exemplo de humildade. Em momento algum teve um minuto sequer de distração, em que não estivesse presente a humildade na condução dos trabalhos.

Portanto acho que os humildes realmente têm um lugar muito especial nesta nossa existência. Na minha visão, a humildade e a capacidade fazem de V. Exa. um homem que ajudou muito Minas Gerais nesta Casa e que agora irá para um novo embate. No entanto, tenho certeza de que V. Exa. tem a volta consagrada a esta Casa para dar continuação ao trabalho que tão bem faz para o desenvolvimento do Estado, especialmente na região Noroeste.

Meu amigo Deputado Delvito Alves, leve consigo a homenagem deste seu amigo parlamentar que reconhece o tamanho da contribuição de V. Exa. para o engrandecimento de Minas Gerais, especialmente para o fortalecimento do Noroeste mineiro, da sua querida e amada Unaí. Diga àqueles que se encontrarem com V. Exa e que forem abraçá-lo na chegada que V. Exa. deixou aqui o exemplo de trabalho. Reconhecemos esse exemplo desejando a V. Exa. felicidades, conquistas e muitas vitórias no comando do Município de Unaí. Parabéns pela sua passagem aqui e felicidades na nova missão no próximo ano em Unaí.

O Deputado Delvito Alves – Deputado Duarte Bechir, agradeço-lhe sensibilizado e emocionado pelas suas brilhantes palavras.

Concedo aparte agora ao querido amigo Deputado Carlos Pimenta.

O Deputado Carlos Pimenta (em aparte) - Obrigado, Deputado Delvito Alves. Também quero fazer coro às palavras dos Deputados que me antecederam neste momento de despedida de um amigo, de um Deputado correto, sério e trabalhador, de um homem ético, de um grande parlamentar. Deputado Delvito Alves, tenho por V. Exa. o mais alto conceito e a felicidade de poder ter convivido com V. Exa. durante tantos e tantos anos, sempre nessa postura comedida e amiga de homem humilde, simples, mas que não fugiu de suas origens.

Você - se me permite - hoje se despede, pois a partir do dia 1º será o novo Prefeito de Unaí. Pode ter certeza de que, diferentemente de muitos Prefeitos que estão prestes a assumir outros Municípios, V. Exa. tem tudo para dar certo, mesmo diante das dificuldades que estamos vivendo, numa concentração brutal de recursos na mão do governo federal e com pouca mobilidade do Prefeito para poder fazer acontecer dentro de um orçamento pequeno. Unaí é uma cidade que se projetou no meio do emprego, com pessoas trabalhadoras e homens do campo que fazem, que constroem este Estado na região do Noroeste. Portanto, V. Exa. será Prefeito de uma grande cidade.

Na verdade, Deputado Delvito Alves, V. Exa. terá uma grande responsabilidade de projetar Unaí porque, até então, quando se ouve falar dessa cidade, infelizmente ouvimos coisas que a população não quer, como, por exemplo, a brutalidade que aconteceu na cidade, que tem um potencial enorme. Tenho fé e confiança de que V. Exa. será um grande Prefeito, principalmente porque contará com o nosso Governador, que é pessoa sensível, que conhece o Estado e que sabe dar valor a essa região do Noroeste, que precisa despontar e desabrochar para o progresso e para o desenvolvimento. V. Exa. não será apenas o Prefeito da maior cidade do Noroeste de Minas, mas o Prefeito de uma cidade que atrai para si a responsabilidade de atender tantos Municípios vizinhos. Conte com esta Casa, conte conosco. Independentemente de questões políticas, acredito em V. Exa., portanto conte com o nosso Governador. Pode seguir em frente, pois V. Exa. tem experiência para ser não só um grande Prefeito, mas o maior Prefeito do povo da cidade de Unaí.

O Deputado Delvito Alves - Também agradeço ao Deputado Carlos Pimenta as brilhantes palavras que, com certeza, nos dão cada vez mais força, energia e disposição para lutarmos para fazer uma grande administração em Unaí.

Concedo aparte agora ao querido amigo Deputado do PTB Arlen Santiago.

O Deputado Arlen Santiago (em aparte)* - Caro amigo Delvito Alves, sabemos que o PTB nesta Casa realmente se enfraquece com sua saída. Você veio para o partido e o engrandeceu muito. Tivemos esse período de convivência, e ela só aumentará, porque o partido estará junto com você nas reivindicações para melhoria da qualidade de vida do povo de Unaí. Estarão com você os Deputados Estaduais e eu próprio, Arlen Santiago, que, além de Deputado, sou seu amigo e o admiro muito - compartilhei com você momentos difíceis e momentos mais fáceis. Sabemos que um dos momentos mais difíceis foi a decisão de ir para Unaí, de estar junto do povo o tempo todo. Você verá a cobrança dos Vereadores de agora para frente, dos Presidentes de associação e do Ministério Público, que toda semana baterá à sua porta querendo informações. Enfim, tenho certeza que será uma luta muito grande. Mas você trará confiança para o povo de Unaí, para os mais humildes, com quem você sempre trabalhou, na região Noroeste. Nós, às vezes, até disputamos votos lá perto e sempre soubemos trabalhar da mesma forma como você sempre trabalhou na sua vida: com honradez.

Tenho a grande tristeza de você nos deixar na Assembleia, mas a grande alegria de saber que o povo do Noroeste de Minas terá um defensor, o Prefeito de Unaí, cidade polo da região, que defenderá não só Unaí, mas também Uruana, Riachinho, Urucuia e tantas outras cidades que contribuíram para que você tivesse esse mandato brilhante aqui.

Deputado Delvito Alves, receba nossa admiração e os parabéns pela eleição que você venceu e pela grande administração que fará em Unaí.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço muito a sua participação, Deputado Arlen Santiago. Só gostaria de abrir parênteses para dizer da importância do nosso relacionamento. Tive um tratamento diferenciado com a sua pessoa, que sempre nos respeitou e nos orientou para seguirmos o melhor caminho. Você sempre estará no meu coração pelo companheiro que foi e pelo amigo que é. Conte sempre com este amigo seu, grande companheiro do nosso partido, o PTB.

A Deputada Maria Tereza Lara (em aparte) - Deputado Delvito Alves, quero cumprimentá-lo pela eleição e, em meu nome - combinei com a Deputada Ana Maria Resende - e em nome da nossa bancada feminina, desejar-lhe todo o sucesso como Prefeito. Sabemos que é um grande desafio, mas V. Exa. está preparado para isso. Certamente V. Exa. poderá contribuir para que Unaí tenha grandes avanços e tenha verdadeiramente um desenvolvimento sustentável.

Deputado Delvito Alves, gostaria de lhe dizer que, estando muito perto de Brasília, certamente o senhor, quando for lá, encontrará a primeira Presidenta deste País, a Presidenta Dilma, que estará aberta a receber as Prefeitas e os Prefeitos e sensível sobretudo à área de educação - há creches, cursos técnicos, o Pronatec e tantos outros programas. Certamente V. Exa., que é muito dinâmico, fará interlocução com os governos federal e estadual para que Unaí tenha dias de muito progresso.

Deixo o nosso abraço e, mais uma vez, os nossos cumprimentos.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço muito, Deputada Maria Tereza Lara, a V. Exa. e à bancada feminina da Assembleia. Lutaremos muito para desenvolver esse grande trabalho também junto ao governo federal.

O Sr. Presidente - Deputado Delvito Alves, o sentimento é de alegria e de tristeza. Quero aqui manifestar plena confiança nessa trajetória fecunda de V. Exa.

O Deputado Delvito Alves é originário do meu berço materno. Externo carinho àquela região, já que minha querida mãe nasceu e deu os primeiros passos em Paracatu. Como disse, devoto por aquela região realmente um carinho singular.

V. Exa. realmente trouxe um novo momento a esta Casa com suas virtudes, seu caráter, sua simplicidade. V. Exa. é um trabalhador permanente, uma pessoa voluntária que, de forma encantadora, conseguiu nos cativar por essas virtudes incontáveis.

Agora desejo a V. Exa. sucesso nessa nova empreitada que a sua terra natal lhe concede. Tenho certeza absoluta de que V. Exa. deixa saudades, mas haverá de cumprir essa missão com o mesmo talento, com essa vontade louca de fazer o bem, de ajudar as pessoas. Tenho certeza de que honrará as belas e raras tradições do povo generoso de Unaí. Um grande abraço. Sucesso, êxito e prosperidade. Que Deus o ilumine. Conte com o Parlamento de Minas, com esta Casa. V. Exa. realmente dignificou aqueles que sempre abraçaram e abraçam a vida pública com muita vontade, com muita determinação, como se fosse, realmente, um verdadeiro sacerdócio. Muito sucesso! Que Deus esteja sempre abençoando o caminho de V. Exa.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço, emocionado, as palavras do nosso Presidente. Realmente vamos enfrentar um grande desafio, que é governar a cidade-polo do Noroeste de Minas, a nossa Unaí, mas estamos preparados com esse aprendizado. Aqui fizemos grandes amigos e grandes companheiros. Com V. Exa. não foi diferente. Sempre esteve ao nosso lado como 1º-Secretário e agora, por último, como Presidente, sempre nos amparando, sempre nos ajudando nos momentos mais difíceis da nossa vida pública.

Sr. Presidente, para encerrar, concederei mais alguns apartes: ao nosso querido Deputado Lafayette de Andrada, ao Deputado Tiago Ulisses e ao Deputado Dalmo Ribeiro Silva. Desde já agradeço a boa vontade e a tolerância de V. Exa.

O Deputado Lafayette de Andrada (em aparte)* - Meu caro Deputado Delvito, quero aqui lembrar uma frase que digo em ocasiões como esta: a alegria do triunfo não existiria se não houvesse a luta. É a luta que propicia a oportunidade de vencer. V. Exa. é um lutador, que mostrou toda a sua força, o seu brilho, a sua grandeza, e o povo de Unaí pôde reconhecer o seu trabalho profícuo no Parlamento mineiro.

Estive aqui ao seu lado e quero testemunhar sua presença, seu trabalho, sua preocupação com seu povo, com sua gente. Sei que hoje Unaí está em festa. Gostaria de estar ao lado do povo de Unaí, festejando a chegada do seu filho para administrar aquela gente honesta e trabalhadora. Mas quero também, juntamente com os demais pares desta Casa, chorar a tristeza da despedida de sua mente lúcida, de sua palavra amiga e de sua desenvoltura neste Parlamento. Parabéns, Delvito! Siga em frente! Unaí está em festa; Unaí merece. Muito obrigado.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço-lhe muito, Deputado Lafayette de Andrada. V. Exa., quando Secretário de Defesa Social, esteve em nossa cidade fazendo o lançamento da construção de uma obra de mais de R$11.000.000,00, que é o Centro de Recuperação de Menores. A obra já está pronta e será inaugurada. Lá esteve V. Exa. comigo, levando para o povo de Unaí essa grande obra.

Concedo aparte ao Deputado Tiago Ulisses e, para encerrar, ao Dalmo Ribeiro Silva.

Agradeço, Sr. Presidente, de coração, a tolerância.

O Deputado Tiago Ulisses (em aparte)* - Caro amigo, Delvito Alves, tomarei a liberdade de assim chamá-lo, pois V. Exa., além de representar muito bem sua cidade, sua região, marcou sua presença neste Parlamento, por ser uma pessoa dedicada, trabalhadora, mas principalmente uma pessoa muito educada com seus pares. Aprendeu isso com a população de Unaí, com sua trajetória política e de vida.

Lembro-me de que meu pai falava muito bem de Unaí, quando lá foi votado para Deputado Federal em 1990 com Adélio Martins, seu sogro. Tive o privilégio, aliás, no último final de semana, de conhecer alguns de seus filhos, educados como o pai. Em meu nome, no da minha família, no dos Deputados do Partido Verde, desejamos a V. Exa. um grande mandato. Competência V. Exa. tem. Que forme uma grande equipe. O povo de Unaí merece um Prefeito à sua altura.

Só faço um último pedido: que V. Exa. não leve de nós o grande assessor José Alberto, seu timoneiro, seu capataz no trabalho parlamentar nesta Assembleia. Suplicamos que V. Exa. deixe o nosso grande amigo José Alberto entre nós, no nosso Parlamento. Vá com Deus. V. Exa. estará sempre aqui, presente no nosso trabalho, com sua sabedoria, sua simpatia e sua educação. Bom trabalho e um grande abraço em meu nome e no do Partido Verde.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço muito, Deputado Tiago Ulisses, sua participação, suas colocações, que realmente nos emocionam também. Você é um grande amigo e um grande companheiro. O nosso Vice-Prefeito é do seu partido, o PV.

O Deputado Tiago Ulisses (em aparte)* - Apenas mais um pedido, Deputado Delvito Alves: para nos ajudar também em nossa chapa de Deputado, você poderia lançar o Vice-Prefeito como candidato a sua vaga, representando a cidade de Unaí.

O Deputado Delvito Alves - Concedo aparte ao Deputado Sargento Rodrigues, grande companheiro e amigo, que participou intensamente de nossa campanha, levando praticamente toda a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o pessoal da área de segurança da penitenciária a abraçar o nosso nome. Tenho de reconhecer sua decisiva e importante participação naquele momento da nossa vida pública.

O Deputado Sargento Rodrigues (em aparte) – Ilustre companheiro, Deputado Delvito Alves, fico feliz em poder aparteá-lo e dizer da alegria de tê-lo aqui, como Deputado, por dois mandatos, engradecendo os nossos trabalhos. Especialmente na Comissão de Constituição e Justiça, V. Exa. deu enorme contribuição e esteve ao nosso lado sempre que solicitamos o seu apoio, discutindo e procurando ajudar na aprovação dos projetos na área de segurança pública, o que engrandece não só o nosso trabalho, mas o trabalho do Legislativo como um todo.

Do fundo do meu coração, desejo sucesso a V. Exa., por quem tenho muito apreço e admiração, como V. Exa. já sabe. Minhas palavras são sinceras e refletem a minha forma de pensar. Aliás, após esse período, V. Exa. já conhece bastante este Deputado e sabe que ele não costuma fazer curvas para falar alguma coisa que pense a respeito de quem quer que seja: de um Deputado, de um Secretário, do Governador, do Presidente do Tribunal de Justiça, do Procurador-Geral. Minha postura é sempre a mesma: direta e muito franca. Assim, repito que é uma alegria falar de V. Exa., que fez um belo trabalho nesta Casa e, como tenho convicção, fará em seu Município. Apoiei V. Exa. porque não queria que aquele Município continuasse a ser governado pelos Mânicas, que deveriam responder a questões de que são acusados no Judiciário. Aliás, este Deputado e o Deputado Rogério Correia estiveram, desde o primeiro momento, nas apurações que envolveram os trabalhadores da Delegacia Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Sabemos que V. Exa. enfrentou uma pessoa poderosa do ponto de vista financeiro, mas o fez ao lado do povo, e não há nada melhor do que ter a população a seu lado. Não existe nada melhor. Assim, V. Exa., que saiu vitorioso das urnas, está de parabéns. Espero que faça um mandato propositivo, transparente e que ajude verdadeiramente a população do seu Município. Com certeza, com V. Exa. na administração, os policiais, os bombeiros e os agentes do sistema prisional que residem em Unaí receberão um apreço, um apoio, um carinho especial. Deixo, portanto, o meu apoio a V. Exa., que pode continuar contando com este Deputado. Da mesma forma que o meu companheiro Sargento Uadir, Prefeito de Natalândia, reeleito com expressiva votação e reconhecimento do povo, V. Exa., como Prefeito de Unaí, pode continuar contando com este Deputado nesta Casa para defender as suas causas e interesses. Certamente, vou visitar Natalândia e Unaí, e estarei pronto para, de forma muito humilde, dar alguma sugestão, caso V. Exa. deseje nossa contribuição. Parabéns. Conte comigo.

O Deputado Delvito Alves - Quero dizer ao nobre colega Deputado Sargento Rodrigues - que, como todos sabem, representa hoje um segmento muito importante de Minas Gerais - que, na Comissão de Constituição e Justiça, sempre fiz o que pude em defesa da sua representação. Em alguns pontos, não foi possível, mas, na maioria das vezes, estivemos ao seu lado, defendendo os policiais militares.

Eu gostaria muito de ouvir o Deputado Délio Malheiros, Vice-Prefeito de Belo Horizonte. Creio que poderei conceder-lhe 30 segundos e, posteriormente, ao Deputado Dalmo Ribeiro Silva, para encerrar. Peço também a compreensão do nosso querido amigo, grande companheiro Deputado Luiz Henrique, que vai nos deixar, ao conceder aparte ao Deputado Délio Malheiros, Vice-Prefeito, para que deixe aqui sua mensagem.

O Deputado Délio Malheiros (em aparte) - Farei uso de 30 segundos, Sr. Presidente. Quero desejar felicidades ao Deputado Delvito Alves, essa grande liderança política no Noroeste mineiro, que vai assumir uma Prefeitura e deixará esta Casa, pela qual temos profundo respeito. Estamos deixando esta Casa, eu e o Deputado Delvito Alves. Tenho certeza de que V. Exa. estará cumprindo um desígnio de Deus e fará da gestão daquele Município uma gestão moderna, séria, competente, dentro dos padrões morais de altíssimo nível que V. Exa. tão bem representa. Como tenho dito, V. Exa. está deixando aqui a benesse do Poder Legislativo Estadual, esta Casa maravilhosa, com tudo que ela oferece para o nosso exercício do mandato, e irá enfrentar uma administração difícil, com momentos financeiros difíceis. Mas V. Exa. certamente fará dessa gestão um exemplo para Minas Gerais, porque esta é a conduta de V. Exa., mostrada ao longo de seis anos. Sou testemunha do seu belíssimo trabalho no Legislativo mineiro.

O Deputado Delvito Alves - Agradeço, de coração, as colocações de V. Exa., Deputado Délio Malheiros, hoje Vice-Prefeito de Belo Horizonte.

Antes de encerrar, concedo aparte ao nosso querido amigo, grande companheiro, Deputado Dalmo Ribeiro Silva.

O Deputado Dalmo Ribeiro Silva (em aparte) – Muito obrigado, Deputado Delvito Alves. Serei rápido para dizer a V. Exa., que encerra esse momento importante da vida parlamentar, que já estamos sentindo a sua ausência. Tenho certeza absoluta de que, neste momento e nesta hora, não somente V. Exa., como também sua família, os companheiros do seu gabinete, seus amigos e o povo de Unaí estão sentindo, estão emocionados pelo que V. Exa. representou e representa para o seu povo e sua região neste Parlamento.

Falo isso com certeza absoluta, porque conheço seu coração, e aqui fala a V. Exa. a voz do meu coração. Tive com o ilustre Deputado uma amizade muito forte, uma amizade de irmão. Nos momentos mais difíceis que passei como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça, V. Exa. sempre esteve a meu lado, como parlamentar, como amigo e como grande advogado. V. Exa. caminhou sempre conosco, sempre na direção dos grandes projetos, para Minas, para sua região e para regiões de todos os parlamentares que aguardavam pareceres na nossa Comissão.

Estou encerrando, Sr. Presidente. Durante essa caminhada na Comissão de Constituição e Justiça, com tantos e tantos pareceres brilhantes que V. Exa. lavrou, tive a honra e o privilégio de também visitar, com V. Exa., em uma audiência pública, a sua querida Unaí, onde pude ver o coração do povo na recepção desse grande homem público; vi que V. Exa. pôde fazer deste Parlamento um legítimo filho, um legítimo defensor dos interesses da cidade. V. Exa. nos deixa neste momento com um legado muito maior do que pensa: o legado da honradez, da dignidade, da sua vida particular, da sua vida pública, da sua vida como grande homem. Com certeza, neste momento em que todos aqui estão desfilando com suas vozes, falando um pouquinho de V. Exa., talvez por derradeiro, quero deixar, em claro e bom som, que V. Exa. muito contribuiu, que V. Exa. muito enriqueceu o Parlamento mineiro.

E a sua querida Unaí, que o espera de braços abertos, mesmo com esses anos difíceis, saberá o que o Executivo terá na sua administração. Pela sua experiência, pela sua dedicação e pelo seu prestígio com o governo, V. Exa. fará também um trabalho voltado aos interesses do Município. Deus o acompanhe. Felicidades a V. Exa.

O Deputado Delvito Alves - Deputado Dalmo Ribeiro Silva, agradeço de coração as suas palavras. Tenha também aqui este grande amigo, sempre ao seu lado, seu grande companheiro. Quero agradecer muito...

Lamento muito não poder ouvir a mensagem do nosso querido Deputado Bosco, do Deputado Carlos Mosconi e de tantos outros. Mas agradeço muito, Sr. Presidente, a sua tolerância.

* - Sem revisão do orador.