DEPUTADO JAYRO LESSA (DEM)
Discurso
Legislatura 16ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 29/05/2010
Página 64, Coluna 2
Assunto DESENVOLVIMENTO REGIONAL. INDÚSTRIA. EXECUTIVO. PESSOAL.
Aparteante GUSTAVO CORRÊA.
Proposições citadas PL 4387 de 2010
Normas citadas LEI nº 18802, de 2010
40ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, EM 25/5/2010
Palavras do Deputado Jayro Lessa
O Deputado Jayro Lessa* - Sr. Presidente, Srs. Deputados, professores e professoras que aqui se encontram, venho hoje a esta tribuna exclusivamente para fazer um desabafo a respeito da minha terra natal, Governador Valadares. O assunto por mim abordado tem reflexo não só na minha cidade, mas também em todo o Vale do Rio Doce. É de conhecimento de todos, desta Casa Legislativa e das pessoas de Valadares aqui presentes, que esteve praticamente certa a instalação da Aracruz Celulose em Valadares. Tal processo deu-se há cerca de dois anos, conduzido pelo governo do Estado, mas interrompido devido à crise econômica mundial. A empresa, considerada uma das maiores produtoras de celulose do mundo, anunciou que desistira de ir para Valadares, pois acreditava ser necessário conter gastos e despesas naquele momento de dificuldade mundial. Com a desistência, o próprio governo abriu negociação com a empresa Suzano Celulose, instituição do setor de papel e celulose, muito respeitada nacional e internacionalmente. O objetivo era dar continuidade ao processo de realização do principal sonho dos valadarenses: a chegada de uma grande empresa para gerar emprego e renda na região. A negociação avança lentamente, mas ainda pode ser concretizada.
A nossa luta pelo Vale do Rio Doce é simplesmente por entender que a região possui imenso potencial de crescimento, necessitando apenas de maior apoio, apoio este que tem ocorrido, mas de forma insuficiente. Os governos estadual e federal precisam olhar para o Município de maneira diferente, fomentando setores deficientes no local, como o de infraestrutura, educação, segurança e saúde. Apesar disso, reconheço e destaco a competência e a brilhante atuação do ex-Governador Aécio Neves à frente do Estado nesses últimos sete anos. Acredito que o cenário mineiro tenha mudado para melhor nesse período e que todos os 853 Municípios tenham recebido algum benefício, como estradas e escolas, entre outras melhorias.
Com relação a Valadares, mesmo observando seu crescimento, tenho a plena convicção de que apenas se tornará uma grande cidade quando o nosso governo conseguir levar até ela uma grande empresa.
Todos sabem da forte ligação do povo do Município com os Estados Unidos da América. A emigração tem sido uma das formas encontradas pelas famílias da cidade para sobreviver, e a nação norte-americana é, desde a década de 60, o destino escolhido de todos eles. Eu mesmo tenho procurado defender, aqui na Assembleia, os direitos de todos os emigrantes de Minas, entendendo que este intercâmbio traz conhecimento e renda aos mineiros e divisas para o Estado. A própria Valadares é um exemplo disso, afinal, a maioria dos valadarenses que voltam do exterior acabam se tornando empresários na cidade, o que movimenta a economia local.
Mesmo se tratando de um Município forte e respeitado no Estado, acredito que Valadares pode e merece mais. Faço este desabafo agora para reforçar o possível investimento da empresa Vale do Rio Doce em Governador Valadares. A empresa está em negociação com o governo do Estado para a instalação de uma siderúrgica no local. Em audiência, o próprio Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, garantiu-me o empenho pessoal do Governador Antonio Anastasia no projeto.
A Prefeita da cidade, Elisa Costa, também está empenhada na pauta. Ela já discutiu o assunto com equipes técnicas dos governos estadual e federal, inclusive a Vale do Rio Doce.
Aproveito o momento para parabenizar a Prefeita Elisa pelo trabalho desempenhado na Casa municipal, que tem rendido frutos para Valadares. Estão previstas inúmeras obras em diversos Bairros e Distritos da cidade, graças à parceria entre os governos estadual, federal e municipal. Apesar de serem petistas, o governo estadual continua de braços abertos para atendê-los de forma suprapartidária.
O Deputado Gustavo Corrêa (em aparte)* - Meu caro Deputado e colega Jayro Lessa, aproveito a oportunidade para parabenizar o seu trabalho na região do Rio Doce, em nosso Estado. V. Exa. é um empresário de sucesso, que tem buscado entendimentos junto às grandes empresas nacionais e internacionais, para que aqui façam os seus investimentos, as suas expansões.
Ainda hoje, acompanhávamos pelo jornal que o Município de Patrocínio estará recebendo investimento da Fosfértil da ordem de R$2.000.000.000,00, nos próximos anos.
Fugindo um pouco do tema do seu discurso, que trata de investimento para Valadares, quero informar-lhes que ontem o Prefeito da Capital, Márcio Lacerda, juntamente com sua equipe, entregou ao Presidente da Confederação Brasileira de Futebol a manifestação formal para que Belo Horizonte seja sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. Não só a Capital, mas todo o Estado de Minas Gerais serão beneficiados.
Esse evento com certeza trará para nossa cidade e para o nosso Estado recursos dos turistas que aqui vierem. Haverá investimentos na rede hoteleira como também na infraestrutura urbana, toda a população de Belo Horizonte e de Minas Gerais, independentemente de questões partidárias, será beneficiada com esse grande evento. Tenho a certeza de que esse investimento que a Vale pretende fazer será um sucesso, como foi muito bem mencionado por V. Exa.
Quem é de Governador Valadares sabe que a atual Prefeita não é do seu partido político, mas V. Exa. tem se empenhado e trabalhado muito para levar investimentos para a cidade. Por isso parabenizo V. Exa. por todo esse trabalho.
O Deputado Jayro Lessa* - Quando tomei a decisão de me candidatar a Deputado Federal, há sete anos, foi um desafio especial fazer Valadares voltar a ser uma cidade rica, com emprego e renda para o povo. Como empresário, continuo concretizando importantes negócios, gerando emprego e contribuindo para o desenvolvimento de todo o Estado. Como Deputado, mantenho o objetivo de contribuir para o bem de Minas Gerais, mas com empenho redobrado, afinal sou representante do povo neste Poder. Mesmo com a limitação imposta pela função de parlamentar, mantenho o foco de levar benefícios para o meu Estado e, principalmente, para Governador Valadares. Dessa forma, deixo aqui o meu apelo ao grande amigo Governador Antonio Anastasia para que ele conduza o processo da instalação da siderúrgica da Vale em Governador Valadares com o compromisso e a competência que lhe são peculiares. O sucesso no desfecho desse processo poderá dar uma nova perspectiva de vida aos valadarenses, que esperam há muitos anos pela oportunidade de caminhar com as próprias pernas. Os valadarenses são um povo guerreiro, trabalhador e empreendedor, que necessita apenas de uma chance para crescer e contribuir ainda mais para o fortalecimento de Minas Gerais. Agradeço ao Presidente e à plateia.
Gostaria ainda de solicitar a todos vocês que vejam quem é que está na condução desse processo de greve. O governo, por intermédio do Deputado Alberto Pinto Coelho, conseguiu reabrir a negociação, e tanto vocês quanto o governo estão perdendo oportunidades. Do jeito que está não vai haver benefícios para a sociedade, para os professores, para os alunos e, principalmente, para a educação de Minas Gerais, que é muito importante. Todos nós, Deputados, sabemos como vocês ganham mal, mas não somos irresponsáveis em aprovar uma emenda apresentada aqui por um Deputado que proponha...
* - Sem revisão do orador.