DEPUTADO PAULO CESAR (PDT), Autor do requerimento que deu origem à reunião especial.
Discurso
Legislatura 15ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 20/05/2006
Página 52, Coluna 2
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 2010 de 2006
13ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 15ª LEGISLATURA, EM 18/5/2006
Palavras do Deputado Paulo Cesar
Exmos. Srs. Deputado Doutor Ronaldo, amigo, companheiro, colega do PDT, representando o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Mauri Torres; Elton Batista de Oliveira, Presidente do Lions Clube de Nova Serrana; Gustavo Faria do Amaral, Presidente do Leo Clube Fas de Nova Serrana; João Duarte Nunes, Governador da Associação Internacional de Lions Clubes - Distrito LC4, 2005-2006; Maria José Pedral Couto; Jorge Massuha Cury, Vice-Governador da Associação Internacional de Lions Cubes - Distrito LC4, 2005-2006; meus senhores, minhas senhoras, caros amigos, conterrâneos de Nova Serrana, telespectadores da TV Assembléia; meus companheiros de gabinete; cumprimento todos, na pessoa da Núbia, que foi muito importante para a realização desta solenidade aqui hoje.
Quando me tornei sócio-fundador do Lions Clube de Nova Serrana, não poderia imaginar que algum dia teria a oportunidade de homenageá-lo aqui, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, 30 anos depois. Lembro-me de que foi numa terça-feira, 20/4/76. Aquele dia foi de grande emoção, entusiasmo e alegria. Podem vocês imaginar a emoção que sinto hoje, ao prestar esta homenagem na presença de velhos e novos amigos Leões. Alguns, inclusive, presentes naquele dia. Não poderia, portanto, deixar passar em branco esta data, pois sempre tive o Lions Clube de Nova Serrana como referência no esforço humanitário e, como tal, digno de ser homenageado. Formado por homens e mulheres que trabalham como voluntários, de forma incansável, sob o magnífico lema "Nós servimos" - e como servem!
Companheiros e domadoras, esta noite é de festa e alegria. Estamos felizes e orgulhosos.
Nesta oportunidade, em que exaltamos nossa organização, julgo oportuno situá-la historicamente, para que esta esteja sempre viva na memória de todos. A Associação Internacional de Lions Clubes nasceu do sonho de Melvin Jones, um empresário abnegado do Arizona, nos Estados Unidos. Aos 20 anos de idade, Melvin Jones mudou-se para Chicago, onde se associou a uma companhia de seguros e, em 1913, fundou sua própria agência. Como membro do Círculo de Negócios de Chicago, uma espécie de associação comercial, um grupo de empresários que se reunia na hora do almoço, logo foi eleito secretário.
Porém Melvin Jones acreditava que os clubes comerciais deveriam não só se ater às preocupações profissionais, mas também ao bem-estar das comunidades e do mundo como um todo. Com essa inquietação, Melvin Jones resolveu criar uma fundação que se empenhasse em levar melhor qualidade de vida aos que dela necessitassem. Sob essa ótica, ele foi um dos precursores das organizações do terceiro setor. Foi sob sua liderança dinâmica que os Lions Clubes conseguiram o prestígio necessário para atrair homens com mentalidade cívica. Melvin Jones, o homem cujo lema pessoal era: ‘Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo’, tornou-se o principal condutor de pessoas com espírito de serviço humanitário em todas as partes do mundo, falecendo em 1º/6/1961, aos 82 anos de idade, e deixando um legado que perdura até nossos dias, praticamente em todo o planeta.
A mensagem do nosso fundador Melvin Jones ensinou-nos que, com generosidade e compreensão, é possível conseguir muito mais e com melhores resultados. O valor dessa mensagem foi tão grande que assegurou o êxito do Lions em todo o mundo. Começando com 30 clubes, temos agora, no limiar do séc. XXI, aproximadamente 45 mil clubes em todo o planeta. Estamos presentes em 186 países e contamos com aproximadamente um milhão e meio de pessoas vivendo na família do Lions. Todos os dias, essas pessoas servem suas comunidades inspiradas pelos valores de nossos objetivos e ética.
Esses valores são universais. Representam o legado real que temos herdado de nossos fundadores e um sólido marco em que podemos respaldar a todo momento, particularmente quando enfrentamos dificuldades.
O Leonismo exige um trabalho contínuo, ferrenho, que não lisonjeia os que nele ingressam, não ameniza suas durezas, não condescende com suas debilidades. É um trabalho que deve ser encarado com serenidade, transformando lutas em vitórias, cumprindo o dever de estar sempre digno a si mesmo.
Nesses 30 anos de existência do Lions de Nova Serrana, muita coisa aconteceu. As campanhas e ações beneficentes realizadas pelos Leoninos marcaram, com certeza, a vida de milhares de pessoas: crianças, jovens, idosos. A dedicação dos Leões na construção da Creche Sebastião Batista Lago, no Bairro Planalto, é um exemplo a ser seguido. Hoje temos dezenas de crianças matriculadas, que levarão para sempre a gratidão e o reconhecimento dos esforços dos companheiros e domadoras do Lions. Devo lembrar as inúmeras campanhas do agasalho, as campanhas para aquisição de equipamentos escolares e a criação do Araguaia Campestre Clube, entre tantas outras ações sociais que se torna impossível descrevê-las neste momento.
Abro um parêntese para fazer um agradecimento a dois companheiros, amigos Leões aqui presentes, que participaram do início e do término da construção daquele clube importantíssimo para Nova Serrana. São eles o Dr. José Maria Scaldini e Antônio de Souza Pinto. Nosso muito obrigado em nome do povo de Nova Serrana.
Esta solenidade também tem o objetivo de homenagear os 10 anos de fundação do Leo Clube de Nova Serrana, fundado no dia 19/6/1996. Esses jovens dedicados e atuantes simbolizam a esperança de que os ideais de Melvin Jones serão perpetuados. Tenho certeza que esta é a primeira homenagem de muitas que virão.
Nossos jovens do Leo Clube participam de Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, da Assistência Social, do Codema e Bolsa-Escola, além do já conhecido e reconhecido Sopão Leo, oferecido, há mais de oito anos para as pessoas necessitadas.
Portanto, minhas senhoras e meus senhores, companheiros e domadoras do Lions, como um homem que sempre lutou pelas causas sociais, seja como Prefeito de Nova Serrana, seja como Deputado Estadual, seja como cidadão, não poderia deixar de prestar esta homenagem ao Lions Clube de Nova Serrana e ao Leo Clube, por ocasião do seu 30º e do seu 10º aniversário, respectivamente.
Parabéns, meus amigos e amigas do Lions Clube de Nova Serrana. Parabéns aos novos amigos e amigas do Leo Clube. Desejo a vocês saúde e alegria para que as atividades do Lions prossigam cada vez mais. Muito obrigado.