DEPUTADO WANDERLEY ÁVILA (PPS), Presidente "ad hoc"
Discurso
Legislatura 14ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 04/12/2002
Página 36, Coluna 2
Assunto CALENDÁRIO. TELECOMUNICAÇÃO.
Proposições citadas RQS 1886 de 2002
217ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 1/12/2002
Palavras do Deputado Wanderley Ávila
Palavras do Sr. Presidente
Des. Tibagy Salles Oliveira, Sr. José Francisco Rafael Góes, Sr. Heitor Wallace Nogueira, Sr. Marcelo Matte, Sr. Fernando Brito, Deputado Carlos Pimenta.
Esta Presidência tem a grande satisfação de abrir a reunião de homenagem à TV Grande Minas, iniciativa do caro Deputado Carlos Pimenta.
Orgulho de Montes Claros e de todo o norte-mineiro, a emissora tem seu sinal distribuído por via de satélite para nada menos de 170 municípios. Assim, uma quinta parte dos municípios de Minas acompanha a programação dessa tevê, que contribui ativamente para a integração do nosso Estado, ao divulgar cultura, informação e entretenimento.
A TV Grande Minas, hoje afiliada à Rede Globo de Televisão, existe há 22 anos e mostra um histórico de programação local voltada para os interesses de seu público. Na década de 90, criou sucursais em Unaí, Teófilo Otôni e Curvelo, e seu sinal era inicialmente gerado do Rio de Janeiro. Hoje vem de Belo Horizonte, tornando completamente mineira a emissora que faz jus ao seu nome.
Personalidades pioneiras, como Antônio Rebelo, José Corrêa Machado, Geraldo Borges, Elias Siufi e Emanuel Carneiro estão na origem desta televisão plantada no Norte de Minas e que hoje, como já dissemos, é uma das emissoras ligadas à Rede Globo. Ao incorporar a Grande Minas, o maior sistema televisivo do País reconheceu as possibilidades de crescimento econômico e mercadológico dessa região que tem cultura própria, expressa em várias tradições, desde a música e a culinária até o seu diversificado folclore. Grandes talentos artísticos oriundos da região alimentaram e continuam alimentando as cenas cultural e intelectual do País.
Que a TV Grande Minas se perpetue como o canal de propagação desses valores em sua própria terra é o desejo desta Casa, que, neste momento, também se preocupa em valorizar a TV Assembléia, transformando-a num veículo cada vez mais eficiente de interação deste parlamento com a sociedade mineira. É importante destacar o trabalho sério, exaustivo e minucioso desenvolvido pelos seus funcionários, em especial por ocasião das últimas eleições. Agindo da mesma forma, a TV Globo contribuiu para o fortalecimento dos valores da democracia e demonstrou neutralidade jornalística, na cobertura das eleições, ao privilegiar a boa informação e mostrar, sem demagogia, a realidade de nosso País, ainda pobre e, sobretudo, socialmente desigual.
Cabe aos políticos e comunicadores e a cada um de nós lutar pelo fim das injustiças e das desigualdades que persistem no Brasil, para que nosso País se desenvolva e ocupe lugar de destaque no cenário internacional; para efetivar essa mudança, contudo, não podemos deixar morrer nossa identidade, que se manifesta em nossa cultura, da qual fazem parte tanto a arte erudita quanto a popular.
Hoje, fazemos um apelo à TV Grande Minas: que não só continue a mostrar o que a gente mineira faz tão bem, como ainda trabalhe cada vez mais para a divulgação de nossa cultura. Que essa emissora continue retratando o povo mineiro em seu cotidiano, para registrar seus anseios e suas vicissitudes. Muito obrigado.