Pronunciamentos

DEPUTADO OLINTO GODINHO (PTB), Autor do requerimento que deu origem à reunião especial.

Discurso

Transcurso do 50º aniversário de fundação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista.
Reunião 177ª reunião ESPECIAL
Legislatura 14ª legislatura, 4ª sessão legislativa ORDINÁRIA
Publicação Diário do Legislativo em 06/06/2002
Página 21, Coluna 2
Assunto CALENDÁRIO.
Proposições citadas RQS 1624 de 2002

177ª REUNIÃO ESPECIAL DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 14ª LEGISLATURA, EM 27/5/2002

Palavras do Deputado Olinto Godinho


Deputado Alberto Pinto Coelho, Prof. Aluísio Pimenta, Prof. Marcus Magalhães, Prefeito Pedro Braga, Desembargador Bernardino Godinho, senhoras, senhores, professores, alunos, queridos amigos de São João Evangelista; meus amigos, é para mim motivo de honra e alegria recebê-los nesta Casa, que concede justa homenagem à Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista.

Criada em 1951 pelo Governo Federal, vem desempenhando seu papel na sociedade como centro formador de técnicos de agricultura e de pecuária ao longo de sua história.

A história dessa escola e da cidade de São João Evangelista se fundem. Exercem papel singular não só no centro-nordeste mineiro, mas também em todo o Estado de Minas Gerais.

Esta homenagem é o reconhecimento do trabalho e da dedicação de todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para a formação dos valores culturais e econômicos daqueles que vivem da terra, dos que nela produzem o sustento desta Nação.

A homenagem de hoje é fruto da excelência do trabalho dos servidores da escola, daqueles que dedicaram sua vida a ela e aos mais de 2 mil alunos que formou.

Marcus Magalhães, refiro-me a você, ex-aluno e, agora, Diretor dessa entidade. Quero dirigir minha fala a todos, mas principalmente a você, que nos tem demonstrado como se faz educação, mas educação com qualidade. E nessa perspectiva, quero lembrar o que disse Guimarães Rosa - “Minas são muitas” -, mas complementando que São João Evangelista é uma só, entre muitas outras cidades que lutam por uma melhor educação.

A Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, atendendo aos Municípios de Cantagalo, São Pedro do Suaçuí, São José do Jacuri, Santa Maria do Suaçuí, Coluna, Paulistas, Rio Vermelho, Virginópolis, Guanhães, Peçanha, Marilac, Naque, Açucena e outros, vem nos mostrando seu marco referencial na educação. Não é por acaso que hoje comemora seu 50º aniversário de fundação, porque nada sobrevive por acaso. Os 60 municípios que são beneficiados por essa escola hoje parabenizam-na, como também parabenizam a cidade de São João Evangelista por essa grandiosa conquista.

Não estaria perfeita esta homenagem se nos furtássemos de homenagear o Dr. Osvaldo Pimenta e sua esposa, Sra. Ordália Pimenta, que, com singular dinamismo e elevado espírito público, compraram a fazenda e a doaram para a instalação da escola técnica federal. Parabéns à direção, aos funcionários, aos professores, aos alunos e a toda a população de São João Evangelista, que está no coração de cada um de nós.