Acompanhe
Andréia de Jesus (PSOL): Luta contra a discriminação racial

TV Assembleia

Vídeos

Andréia de Jesus (PSOL): Luta contra a discriminação racial

Compartilhe:
Twitter Facebook

Data: 30/11/2021

Programa: Visão Parlamentar, Assembleia Notícia

Descrição: A deputada Andréia de Jesus, do PSOL, presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, fala das mobilizações em torno do dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, da importância simbólica da data e se existem em Minas mecanismos eficazes de participação e monitoramento das políticas públicas para o combater ao preconceito racial. A parlamentar, que está em primeiro mandato, comenta o projeto de lei que proíbe denominar próprios públicos como vias, prédios e monumentos, com nome de pessoas que contribuíram para a escravidão. Também opina sobre projeto aprovado pelo Senado que passa a tratar injúria racial como crime inafiançável e imprescritível. Andréia de Jesus está há um ano na presidência da Comissão de Direitos Humanos e enfrenta desafios como o acolhimento de imigrantes e a violência policial. Ela comenta as medidas tomadas depois ser ameaçada de morte por interferir no desenrolar da ação policial em Varginha, no sul de Minas, que resultou na morte de 26 pessoas.

00:23:15 | Resolução: 1440x1080 | Download (261823kb)
Conheça a história da TV Assembleia

Agenda

Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

00:00

Compactos de Comissões
00:30

Reunião da Comissão de Segurança Pública do dia 14/12 (Reprise)
Debater os impactos e as consequências do regime de recuperação fiscal, previsto no Projeto de Lei nº 1202/2019, nas carreiras de policial e bombeiro militar, policial civil e penal, agente de segurança socioeducativo e servidores administrativos da segurança pública.
03:30

Reunião da Comissão de Educação do dia 14/12 (Reprise)
Debater o abandono e as ações para colocar em funcionamento a escola técnico profissionalizante do Município de Joaíma, construída dentro do Programa Brasil Profissionalizado, de iniciativa do governo federal, em parceria com o governo do Estado.
05:00

Reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher do dia 14/12 (Reprise)
Debater e conhecer a iniciativa e os estudos realizados pelo Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos - Muquifu -, bem como as ações coordenadas pelo Padre Mauro Silva, na perspectiva das mulheres.
06:30

Boletim de Notícias
07:00

Visão Parlamentar (Reprise) -
com Deputado Betão (PT): Privatização da Ceasa Minas e de estatais mineiras
07:30

Panorama (Reprise) - Imigrantes em Minas
08:00

Geração (Reprise)- Stevan Gaipo
08:20

Teleaula
08:30

Memória e Poder (Reprise) - Teuda Bara (atriz)
09:00

Assembleia ao Vivo / Comissões
09:30

Mundo Político (Reprise)
Rogério Arantes, cientista político / USP. Judicialização da política brasileira: como as decisões da Justiça impactam a política? O professor analisa essas questões. comenta ações do STF e o embate com o governo federal.
10:00

Crônica para um futuro imaginado (Reprise) - com o filósofo Paulo Cruz
10:30

Reunião da Comissão de Minas e Energia do dia 23/11 (Reprise)
Debater informações acerca da implantação do Projeto Apolo nos Municípios de Caeté e Santa Bárbara pela VALE S/A, especialmente sobre o cronograma de implantação do projeto, a previsão de investimento, os impactos da mineração na região e a estimativa de geração de emprego, esclarecendo se o empreendimento compromete o abastecimento hídrico da região ou da capital.
12:30

Boletim de Notícias
13:00

Mundo Político (Reprise)
Rogério Arantes, cientista político / USP. Judicialização da política brasileira: como as decisões da Justiça impactam a política? O professor analisa essas questões. comenta ações do STF e o embate com o governo federal.
13:30

Compactos de Comissões
14:00

Reunião da Comissão de Administração Pública do dia 04/10 (Reprise)
Debater o processo de repactuação da Bacia do Rio Doce em decorrência dos danos sofridos pelo rompimento da barragem de Fundão, que vem sendo discutido sem transparência e participação das pessoas atingidas.
17:30

Boletim de Notícias
18:00

Geração (Inédito) - DMS e Viber: arte urbana de BH para o mundo
18:30

Visão Parlamentar (Reprise)
com Deputado Betão (PT): Privatização da Ceasa Minas e de estatais mineiras
19:00

Mundo Político (Reprise) - Rogério Arantes, cientista político / USP
Judicialização da política brasileira: como as decisões da Justiça impactam a política? O professor analisa essas questões. comenta ações do STF e o embate com o governo federal.
19:30

Compactos de Comissões
20:00

Visão Parlamentar (Reprise)
com Deputado Professor Cleiton (PSB): Ele fala da cota mínima em Furnas e Peixoto, além da CPI da Cemig.
20:30

Panorama (Reprise) - Mudanças Climáticas
20:50

Teleaula
21:00

Geração (Reprise) - DMS e Viber: arte urbana de BH para o mundo
21:30

Memória e Poder (Reprise) - Teuda Bara (atriz)
22:30

Mundo Político (inédito) - Política e Religião
Apesar da definição de que o estado brasileiro é laico, religião e política se misturam em vários momentos no Brasil. Robson Sávio, cientista social, coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas, comenta vários fatos ocorridos ao longo do ano, na política, que envolveram o tema religião. Ele faz uma análise das diversas correntes cristãs e como elas se apresentam no atual momento político. O cientista social analisa a atuação de lideranças religiosas dentro dos parlamentos e apresenta uma discussão a respeito do papel do cristianismo na sociedade. Ele comenta a aproximação de movimentos de extrema direita com religiosos, principalmente aqueles de base fundamentalista. E faz uma distinção entre a experiência religiosa dos fiéis e a atuação de determinados líderes religiosos.
23:00

Minas é Muitas (Reprise) - Itajubá

Últimos vídeos do Programa Visão Parlamentar