Músicos já se apresentaram em vários lugares no Brasil e no exterior. Eles irão executar peças de Haydn e Debussy

Quarteto de Cordas é atração do Segunda Musical

Integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresentam peças de Haydn e Debussy nesta segunda (7).

03/11/2022 - 14:38

O Segunda Musical desta segunda (7/11/22) recebe o Quarteto de Cordas formado pelos artistas Rodrigo Oliveira, Laura von Atzingen, Mikhail Bugaev e Philip Hansen. A apresentação será a partir das 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O grupo, composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo, apresentará peças de Haydn e Debussy, nomes importantes na história da música de câmara.

Quem compõe o Quarteto de Cordas?

O Quarteto de Cordas é composto por integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e tem ampla experiência na formação camerística. O grupo já se apresentou em vários lugares no Brasil e no exterior, como Estados Unidos, Rússia e Canadá, entre outros. Seus integrantes são:

Mikhail Bugaev: Nasceu em Novosibirsk, na Rússia. Durante sua formação no Conservatório Estatal de Novosibirsk, iniciou sua carreira profissional como membro da Orquestra Sinfônica de Novosibirsk e da Novosibirsk Kamerata. Em 2009, mudou-se para os Estados Unidos para prosseguir os estudos e, em 2013, completou seu doutorado na Michigan State University, sob orientação de Yuri Gandelsman. É um ativo músico de câmara, tendo participado de festivais com o Quarteto São Petersburgo. Como educador, foi membro do corpo de professores do Blue Lake Fine Art Camp, em Michigan, de 2012 a 2018.

Philip Hansen: Como Embaixador do Departamento de Estado de Cultura dos Estados Unidos na Rússia, foi destaque nas salas de concerto de Moscou. Também foi residente nos Conservatórios Centrais de Pequim e Shangai e membro da Académie Internationale Musicale em Provença, na França. Fundador e diretor artístico do Quadra Island Festival de Música de Câmara, no Canadá, coordena programas inovadores de música clássica e contemporânea.

Rodrigo Oliveira: Natural de Taubaté (SP), ingressou na Filarmônica de Minas Gerais com apenas 19 anos, em 2010. Iniciou os estudos em Violino na Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo, onde concluiu o curso técnico de Violino. Rodrigo graduou-se em Música na Universidade Metropolitana de Santos, em 2018.

Laura von Atzingen: Descendente de uma família de músicos, começou a estudar Violino aos 3 anos. Concluiu seu bacharelado em Violino na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, em 2017, terminou seu mestrado em Performance pela Duquesne University (Pittsburgh, EUA). Apresentou-se em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Juiz de Fora, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o Festival Junger Künstler Bayreuth, na Alemanha.