Os deputados Sargento Rodrigues e Doutor Jean Freire discursaram na reunião presidida por Antonio Carlos Arantes
Virgílio Guimarães saiu em defesa de Lula
Sargento Rodrigues criticou o candidato petista

Primeiro turno das eleições domina atenções no Plenário

Em discursos, parlamentares se revezam comemorando a votação de Lula, em sua maioria, ou criticando candidato petista.

05/10/2022 - 19:30

Cinco parlamentares foram à tribuna da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para, durante a Reunião Ordinária na tarde desta quarta-feira (5/10/22), comentarem sobre os resultados das eleições em primeiro turno. Entre eles, quatro se posicionaram a favor do presidente Lula e um, contrariamente.

Consulte o resultado a assista ao vídeo completo da reunião.

Elogiando o candidato petista falaram os deputados Cristiano Silveira, Virgílio Guimarães, Doutor Jean Freire e a deputada Beatriz Cerqueira, todos do PT. Na outra ponta, Sargento Rodrigues (PL) teceu críticas às gestões de Lula e de Dilma na Presidência da República. Todos também agradeceram aos eleitores pela votação que tiveram, mas um dos oradores não se reelegeu: o deputado Virgílio Guimarães.

Cristiano Silveira enalteceu a vitória do PT na Casa, com a eleição de 12 parlamentares, incluindo a candidata mais bem votada, Beatriz Cerqueira, com quase 250 mil votos. O deputado também destacou a conquista de 17 eleitos pela federação que o partido forma com o PV e PCdoB, estes dois conseguindo eleger cinco parlamentares.

O parlamentar valorizou ainda feitos das gestões petistas como a criação de Samu, Farmácia Popular, Minha Casa Minha Vida, entre outros. E questionou quais seriam as obras do atual presidente em Minas Gerais. “Fico admirado ao ver o governador Zema dizer que vai apoiar Bolsonaro, que não fez nada pelo Estado”, condenou. 

Ele ainda questionou o discurso anticorrupção dos apoiadores do atual mandatário, já que várias denúncias apontam para ilicitudes: compra superfaturada de vacinas, compra de mais de cem imóveis pela família do presidente, dentre outras.

Espetáculo democrático

Também saiu em defesa de Lula o deputado Virgílio Guimarães, para quem o ex-presidente foi vítima de perseguição pela justiça, o que teria sido confirmado até pelo Tribunal de Haia. O parlamentar lembrou entre as realizações das gestões do PT a autonomia e condições favoráveis para o trabalho da Polícia Federal e outros órgãos fiscalizadores. E manifestou sua confiança na vitória petista no segundo turno.

Virgílio Guimarães comemorou o que chamou de “espetáculo democrático” das últimas eleições. “A população enfrentou filas e fez questão de votar, o comparecimento continuou nos mesmos níveis, tudo com lisura, e transmitido para o mundo”, apontou. 

Apesar de não reeleito, ele valorizou o crescimento da bancada do PT e disse que caberá ao partido e aliados fazer oposição a Zema, “mas dentro do arco constitucional”. E realçou a eleição de Ricardo Campos para deputado estadual, que começou como menor aprendiz na ALMG.

Norte e Nordeste de MG

Ao agradecer os mais de 84 mil votos que recebeu, o deputado Doutor Jean Freire enfatizou o trabalho de sua campanha percorrendo cidades especialmente no Norte e no Nordeste de Minas. “Quando lutamos por água, comida, acesso à terra, estradas, emprego e renda, estamos cuidando das pessoas”, afirmou.

Ele também enalteceu as conquistas do governo Lula para a população mineira, como a criação de universidades, institutos federais, além da construção de barragens e barraginhas. E questionou as promessas – a seu ver, não cumpridas - do atual governo, de realizar obras nas regiões mais pobres do Estado. 

Por fim, criticou o uso, em sua opinião indevido, do nome de Deus pela campanha bolsonarista: “O Deus que me habita não é o das milícias, das armas, do ódio. É o da comunhão, da compaixão”. E manifestou a confiança na vitória de Lula no segundo turno. 

Deputado critica corrupção nas gestões petistas

Na outra ponta, o deputado Sargento Rodrigues utilizou vídeo do candidato Ciro Gomes (PDT) em que este aponta Lula como “chefe de quadrilha” quando governou o Brasil. “Corrupção foi o que os governos do PT fizeram: R$ 6 bilhões! Com esses recursos, quantos hospitais teriam sido construídos, quanto mais de merenda escolar seria ofertada às crianças, quanto poderia ser investido na segurança pública?”, questionou.

Por outro lado, defendeu Bolsonaro das denúncias que pairam sobre o seu governo: “Tenham santa paciência! O presidente tem que enfrentar Deus e o mundo para combater os canalhas da grande imprensa que o atacam”.

Para o deputado, há um complô para eleger Lula, que sofreu um baque. “Vamos vencer as eleições contra a canalhice da grande imprensa e dos institutos de pesquisa”, sentenciou. Por último, ele agradeceu aos seus eleitores pelos mais de 76 mil votos obtidos.

Debate  programático

Depois de ouvir o deputado que a havia citado, Beatriz Cerqueira convidou o colega para fazerem um debate em torno das propostas dos dois postulantes à Presidência da República. Munido com as diretrizes do programa de governo de Lula, ela citou alguns compromissos firmados por seu candidato: inclusão com direitos sociais, direitos humanos e diversidade e retomada de investimentos em infraestrutura e habitação. 

De acordo com a parlamentar, o programa inclui a elaboração de nova legislação trabalhista para reduzir a precariedade das condições de trabalho, dando atenção maior aos trabalhadores precarizados, como os domésticos e os de aplicativos.

Outras propostas incluídas nas diretrizes foram o apoio ao cooperativismo, ao empreendedorismo e às micro e pequenas empresas; e ainda o fomento à reindustrialização e à chamada “economia verde”.