Dos 66 atuais deputados que tentaram a reeleição para a ALMG, 52 retornaram, perfazendo um índice de 67,53% de sucesso - Arquivo ALMG
ALMG terá 25 parlamentares novatos na próxima legislatura

Percentual de renovação é de 32,46% na ALMG

Ao todo, 25 novos deputados vão ingressar no Parlamento na 20ª Legislatura, o menor número dos últimos 20 anos.

03/10/2022 - 00:05

Os eleitores mineiros que foram às urnas, neste domingo (2/10/22), elegeram 25 novos parlamentares para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que tem início em 1º de fevereiro de 2023. Outros 52 deputados estaduais foram reeleitos. Dessa forma, houve uma renovação de 32,46%, o que representa o menor percentual dos últimos 20 anos. Esse número leva em consideração o total de urnas apuradas.

Esses são os deputados matematicamente eleitos no Parlamento mineiro, mas é importante ressalvar que a lista oficial com os 77 nomes ainda terá que ser homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira os perfis das deputadas e deputados eleitos.

Dos 66 atuais deputados que tentaram a reeleição para a ALMG, 52 retornaram, perfazendo um índice de 67,53% de sucesso.

Ainda nas eleições de 2022, quatro parlamentares não concorreram a nenhuma vaga no Poder Legislativo ou no Poder Executivo mineiro ou federal, um deputado se candidatou a vice-governador, um a senador, outro a suplente de senador e quatro a deputado federal.

Deputados que não concorreram a uma vaga

Entre os deputados estaduais desta 19ª Legislatura que não tentaram a reeleição, está o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, no início de julho, oficializou candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A candidatura já foi apreciada por comissão especial e aguarda votação no Plenário.

A deputada Celise Laviola (Cidadania) também não concorreu à reeleição para apoiar a candidatura do seu filho, Zé Laviola (Novo), um dos 25 novos eleitos. Já Léo Portela (PL) anunciou que deve se mudar para o exterior após o fim do seu mandato e apoiou a candidatura da irmã, Alê Portela (PL), também eleita. O deputado Sávio Souza Cruz (MDB) não tentou se reeleger.

Parlamentares que concorreram a cargos diferentes

Alguns parlamentares da 19ª Legislatura tentaram outros cargos na política estadual e federal nas nestas eleições, como o deputado André Quintão (PT), que concorreu a vice-governador na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas. A chapa foi derrotada pela do atual governador Romeu Zema (Novo), que venceu as eleições no 1º turno.

o deputado Cleitinho Azevedo (PSC) conquistou uma vaga no Senado. Virgílio Guimarães (PT) disputou como o primeiro suplente na chapa de candidatura também ao Senado de Alexandre Silveira (PSD), que não se elegeu.

Foram candidatos a deputado federal os deputados Bráulio Braz (PTB), Glaycon Franco (PV) e Guilherme da Cunha (Novo), assim como a deputada estadual Rosângela Reis (PL), a única que foi eleita.

Histórico de renovação

Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos. No ano da primeira eleição como presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2002, a ALMG apresentou o maior índice de renovação: 46,75%.

Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 representou pouco mais de um terço dos deputados que tentaram reeleição: 36,36% e 33,77%, respectivamente. Já em 2018 a renovação ficou em 40,25%.