Recital terá peças dos compositores Chopin, Brahms, Leo Delibes, Villani-Côrtes, Tom Jobim, entre outros.

Concerto homenageia o pianista Jayme Guimarães

Recital é destaque do Segunda Musical de setembro e terá participação de músicos da universidade.

15/09/2022 - 15:32

O Segunda Musical recebe, nesta semana, professores do departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ),  que apresentarão um recital em homenagem à memória do também professor e pianista Jayme Guimarães, falecido em 2021.

A apresentação é nesta segunda-feira (19/9/22), às 20 horas, no Teatro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e terá a participação dos músicos Elenis Guimarães, Carmem Célia Gomes, Sofia Leandro, Carla Reis, Ricardo Castelo Branco e Gabriel Casara. O Segunda Musical faz parte do programa Assembleia Cultural.

O recital, que é destaque do Segunda Musical de setembro, terá peças dos compositores Chopin, Brahms, Leo Delibes, Villani-Côrtes, Tom Jobim, entre outros.

Mais sobre Jayme Guimarães

Natural de Belo Horizonte, graduou-se em Piano na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha. Na mesma escola, concluiu em 1984 a pós-graduação em Piano-Música de Câmara. Regressando ao Brasil, passou a lecionar na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Faculdade Carlos Gomes.

Foi professor de piano convidado dos Cursos Internacionais de Música de Teresópolis e diretor artístico dos Cursos Internacionais de Música (CINVES/Scala) de São João del-Rei. Retornou à Alemanha em 1991, onde concluiu o mestrado.

De 1998 a janeiro de 2009 foi regente assistente do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo.

Quando faleceu, em 2021, Jayme era professor assistente do departamento de Música da Universidade Federal de São João del-Rei.

Conheça os músicos que farão a homenagem

Elenis Guimarães - É graduada em Canto pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi vencedora da 4ª Bienal de Canto da Câmara do Rio de Janeiro e do 9º Concurso Jovens Concertistas Brasileiros. É mestre pela Escola Superior de Música de Stuttgart, na Alemanha, e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG. Foi professora do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente é professora de canto lírico da UFSJ.

Carmem Célia Gomes - Cantora e atriz, Carmem é graduada em Música, com habilitação em Canto Lírico, pela UFSJ. Atualmente cursa mestrado em Música, na mesma universidade. É solista e coralista do Coral Cidade dos Profetas de Congonhas, em Minas Gerais, especializado em Música Colonial Mineira, junto ao qual coordena o Programa Educativo "Coral Cidade dos Profetas e as Grandes Celebrações Coloniais”. 

Sofia Leandro - Completou a graduação em Música (violino), em 2010, e o mestrado em Ensino de Música, em 2012, na Universidade de Aveiro, Portugal. Parte da sua carreira artística é dedicada à performance e divulgação de música contemporânea. É professora de Violino no Curso de Música da UFSJ desde 2017 e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG desde 2019.

Carla Reis - Graduou-se em Piano pela Escola de Música da UFMG e obteve o título de mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2014, concluiu o doutorado em Educação pela UFMG, com estágio na Universidade do Porto, em Portugal. Desde 2006, integra o corpo docente do Departamento de Música da UFSJ, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Além da atividade docente, apresenta-se como solista e camerista regularmente. 

Ricardo Castelo Branco - O pianista realizou sua formação musical no Brasil, e posteriormente, com auxílio de bolsas de estudo, na Alemanha e na França. Obteve a 1ª classificação em oito concursos nacionais de piano e de música de câmara, dentre eles o I Concurso de Piano Cidade de Belo Horizonte (2006), que lhe rendeu concertos e gravações no Brasil e Europa. Iniciou suas atividades como pianista acompanhador na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), no período de 2005 a 2010, e desde então, colabora junto às classes de cordas, sopros e canto na UFSJ.

Gabriel Casara - É doutor em Música pela Universidade de Montreal, no Canadá, e possui mestrado e dois bacharelados em Música (composição e piano) pela UFMG. Em sua carreira como pianista obteve mais de 30 premiações nacionais e internacionais e, nos últimos anos, ministrou masterclasses em universidades do Brasil, Canadá e Colômbia. Atualmente, ocupa o cargo de pianista no Departamento de Música da UFSJ e desenvolve pesquisa e estudos extramusicais nas áreas de neurociências e psicologia cognitiva aplicadas à educação.