Última etapa estadual com presença maciça dos jovens foi realizada em 2019 – Arquivo ALMG
Dinâmicas são propostas para ampliar a interação entre os estudantes
Grupos de trabalho preparam documento com propostas para a votação final - Arquivo ALMG
Parlamento Jovem 2022 realiza etapa estadual nesta s

PJ Minas chega à etapa estadual com participação total

Programação inclui votação de propostas sobre saúde mental e escolha do tema para a edição de 2023.

14/09/2022 - 14:52 - Atualizado em 19/09/2022 - 11:21

Depois de uma edição bianual (2020/2021) bastante impactada pela pandemia de Covid-19, o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) retoma neste ano a participação total dos jovens na Etapa Estadual, que encerra o projeto. O encontro será realizado na sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entre esta quarta (21/9/22) e sexta-feira (23). 

Além de 150 estudantes eleitos para essa etapa, são aguardados coordenadores, membros das equipes, vereadores e outros convidados.

O PJ Minas é um programa de formação política e cidadã destinado aos estudantes do ensino médio, realizado pela ALMG em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

A cada ano, os estudantes debatem um tema relevante para a sociedade e elaboram propostas para aprimorar políticas públicas nos níveis local, regional e estadual. A votação final dessas propostas ocorre, justamente, na Etapa Estadual. Neste ano, o tema em discussão é “Saúde Mental do Jovem”.

“O grande objetivo da Assembleia, por meio do PJ Minas, é dar voz aos estudantes, ampliar os diálogos e estimular os jovens a conhecerem os legislativos mais de perto para que eles próprios possam fazer política e, sobretudo, exercer a cidadania. A aproximação institucional entre a ALMG e as câmaras, mais do que estreitar laços, tornou-se um instrumento eficaz de conscientização", destaca o presidente do Legislativo mineiro, deputado Agostinho Patrus (PSD).

Atividades começam com vivência de entrosamento

A programação da Etapa Estadual começa na tarde de quarta-feira (21). Após o credenciamento, os jovens participarão de uma vivência de entrosamento, a primeira oportunidade para o encontro presencial e interação entre os estudantes. Em seguida, farão a primeira foto geral, na escadaria do Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

Já na manhã de quinta-feira (22), haverá a escolha do tema para a edição de 2023 no Auditório José Alencar. As sugestões são: “Jovem e mercado de trabalho”; “Jovem e educação financeira”; “Jovem e acesso à cultura”. Os próprios estudantes farão a defesa de cada um dos temas.

A votação será híbrida, com a participação dos jovens presentes na ALMG e a votação on-line dos que estão no interior, por meio de um link enviado no dia da votação. A atividade terá transmissão ao vivo pelo canal da Assembleia no YouTube.

À tarde, na Escola do Legislativo, os participantes se dividem em grupos de trabalho para analisar e priorizar propostas em cada um dos subtemas desta edição: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

Ainda na tarde do dia 22, haverá um encontro com as Coordenações Municipais e Regionais do PJ Minas para avaliação desta edição e preparação para a de 2023.

Plenária Final

Na sexta-feira (23), a partir das 10 horas, o PJ Minas tem seu grande momento de destaque, no Plenário da ALMG, com a realização da Plenária Final. Nela, os estudantes discutem e votam as propostas que foram construídas e aprimoradas desde as etapas municipais e nos grupos de trabalho. O documento final é entregue à ALMG e pode subsidiar projetos e outras iniciativas do Parlamento.

Durante os três dias de evento, os jovens poderão desfrutar do “Espaço do bem-estar”, montado no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. São quatro painéis interativos e com exposição de fotos e vídeos sobre o projeto e o tema “Saúde Mental do Jovem”, além de um display com a identidade visual da edição para os participantes tirarem fotos.

Projeto é desenvolvido em rede

O PJ Minas chega a etapa final com 121 câmaras participantes, sendo 27 novatas. Elas foram divididas em 18 polos regionais, facilitando o trabalho em rede que é característica do projeto.

"Desde a sua concepção, o PJ Minas tem crescido em número de participantes e também em qualidade de discussões, gerando uma permanente reflexão a partir da atuação dos estudantes e dos gestores públicos municipais”, salienta Agostinho Patrus.

Para as próximas edições, segundo o presidente da ALMG, a expectativa é que o projeto, devidamente reconhecido como um compromisso com o futuro de Minas Gerais, continue a despertar em cada estudante o interesse pela agenda sociopolítica de seu município e do Estado e pelo exercício da participação democrática.