Por meio da dança, Flaviane traz reflexões sobre o corpo e suas conexões interpessoais

Apresentação “Ensaio para as almas” é destaque no Zás

Performance traz a dançarina Flaviane Lopes; atração é nesta quinta-feira (25), às 19 horas.

18/08/2022 - 16:03

A dançarina Flaviane Lopes traz o espetáculo "Ensaio para as almas" para o projeto Zás desta semana. Por meio da dança, a atração propõe reflexões sobre o corpo e suas conexões interpessoais, denunciando de forma poética modos de violência contra a mulher, desde pequenos silenciamentos ao feminicídio. A apresentação, que faz parte do Assembleia Cultural, será nesta quinta-feira (25/8/22), às 19 horas, no Teatro.

O espetáculo busca trazer à tona uma reflexão sobre o corpo da mulher, lançando olhar para os padrões comportamentais e de beleza e como eles podem colaborar de modo sútil e impositivo com a grande incidência de violência de gênero na realidade brasileira.

A concepção coreográfica se dá a partir de três cenas semi-estruturadas, denominadas estrofes cênicas.

As escolhas estéticas e estilísticas da criação têm como base a dança contemporânea, a dança afro-butoh e a fotografia fílmica. 

O espetáculo de dança desenvolveu-se de modo investigativo no Laboratório de Investigação em Dança (L.I.N.D.A.), entre 2014 e 2017, e a trilha sonora original foi feita pelos músicos João Paulo Prazeres e Thiago Miotto Terada.

Sobre a artista 

Flaviane Lopes é graduada em Dança pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem formação em Dança Moderna, Circo-Teatro, Teatro Coreográfico e Dança Contemporânea pela Escuela de Artes Balmaceda em Valparaíso, Chile. 

A artista desenvolve trabalhos no formato de danças solo e em parcerias com artistas visuais e músicos, por meio da plataforma L.I.N.D.A. Desenvolveu trabalhos de produção cultural no Fórum Internacional de Dança (FID) nos anos 2014, 2015 e 2018, e também no Festival de Circo do Morro São Sebastião.