No dia 2 de outubro os eleitores mineiros vão escolher os 77 ocupantes das cadeiras de deputado estadual na Assembleia de Minas - Arquivo ALMG

Dos atuais deputados estaduais, 66 tentarão reeleição

Outros quatro integrantes da ALMG buscam vaga na Câmara Federal, e dois concorrem como vice-governador ou senador.

16/08/2022 - 16:11

Dos atuais deputados estaduais que atuam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), 66 vão tentar a reeleição, quatro vão se candidatar a deputado federal, um a vice-governador, um a senador, um a suplente de senador e quatro não concorrerão a nenhuma vaga no Legislativo ou no Executivo mineiro ou federal nas eleições de 2022. 

As votações acontecem nos próximos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno). Além dos cargos majoritários de presidente, governador e senador, os cidadãos brasileiros vão escolher seus representantes nos parlamentos federal (Câmara dos Deputados) e estadual (Assembleia Legislativa). Em Minas Gerais, serão escolhidos 53 deputados federais e 77 estaduais, bem como será renovada a vaga para um de seus três senadores.

TCE

Entre os deputados estaduais desta 19ª Legislatura que não tentarão a reeleição, está o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), que, no início de julho, oficializou candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A candidatura ainda aguarda parecer em comissão especial, para depois ser votada no Plenário.

A deputada Celise Laviola (Cidadania) também não vai concorrer à reeleição para apoiar a candidatura do seu filho Zé Laviola (Novo). Já Léo Portela (PL) anunciou que deve se mudar para o exterior após o fim do seu mandato, mas vai apoiar a candidatura da irmã, Alê Portela (PL).

Da mesma forma, Sávio Souza Cruz (MDB) não vai tentar se reeleger, mas deve apoiar outros candidatos, como o ex-presidente da ALMG Adalclever Lopes (PSD), que tenta voltar ao Parlamento mineiro após se candidatar a governador nas eleições de 2018.

Executivo estadual e Legislativo federal

Alguns parlamentares vão tentar outros cargos na política estadual e federal, como o deputado André Quintão (PT), que concorre a vice-governador na chapa encabeçada por Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas.

O deputado Cleitinho Azevedo (PSC) tenta uma vaga no Senado, enquanto Virgílio Guimarães (PT) é o primeiro suplente na chapa de candidatura também ao Senado de Alexandre Silveira (PSD). Este último tenta a reeleição após assumir, no final do ano passado, a vaga deixada por Antonio Anastasia, que se tornou ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

E caiu pela metade, de oito para quatro, o número de deputados estaduais candidatos a uma vaga na Câmara dos Deputados, comparando-se as próximas eleições com o pleito de 2018.

Desta vez, são candidatos a deputado federal os deputados estaduais Bráulio Braz (PTB), Glaycon Franco (PV) e Guilherme da Cunha (Novo), assim como a deputada estadual Rosângela Reis (PL).

Renovação

Os índices de renovação da Assembleia Legislativa têm se alterado ao longo dos últimos 20 anos, refletindo mudanças no cenário nacional, mas não chegaram a atingir metade do Parlamento.

Em 1998, último ano do primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os novos deputados representaram 38,97% do Parlamento eleito naquele ano. Na eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Casa apresentou o maior índice de renovação desse período: 46,75%.

Em 2006, as mudanças ocorreram em 40,25% das vagas. A renovação nas eleições de 2010 e 2014 voltou a representar pouco mais de um terço dos deputados que tentaram a reeleição: 36,36% e 33,77%, respectivamente. Já nas últimas eleições, em 2018, o índice de renovação voltou ao patamar de 40,25%.

Candidatos à reeleição:

 

Nome Parlamentar

Partido

Alencar da Silveira Júnior

PDT

Ana Paula Siqueira

Rede

Andreia de Jesus

PT

Antonio Carlos Arantes

PL

Arlen Santiago

Avante

Arnaldo Silva

União

Bartô

PL

Beatriz Cerqueira

PT

Bernardo Mucida

PSB

Betão

PT

Betinho Pinto Coelho

PV

Bosco

Cidadania

Bruno Engler

PL

Carlos Henrique

Republicanos

Carlos Pimenta

PDT

Cássio Soares

PSD

Celinho Sintrocel

PCdoB

Charles Santos

Republicanos

Coronel Henrique

PL

Coronel Sandro

PL

Cristiano Silveira

PT

Dalmo Ribeiro Silva

PSDB

Delegada Sheila

PL

Delegado Heli Grilo

União

Doorgal Andrada

Patriota

Douglas Melo

PSD

Doutor Jean Freire

PT

Doutor Paulo

Patriota

Doutor Wilson Batista

PSD

Duarte Bechir

PSD

Elismar Prado

Pros

Fábio Avelar de Oliveira

Avante

Fernando Pacheco

PV

Gil Pereira

PSD

Gustavo Mitre

PSB

Gustavo Santana

PL

Gustavo Valadares

PMN

Hely Tarqüínio

PV

Inácio Franco

PV

Ione Pinheiro

União

João Leite

PSDB

João Magalhães

MDB

João Vitor Xavier

Cidadania

Laura Serrano

Novo

Leandro Genaro

PSD

Leninha

PT

Leonídio Bouças

PSDB

Mário Henrique Caixa

PV

Marquinho Lemos

PT

Mauro Tramonte

Republicanos

Neilando Pimenta

PSB

Noraldino Júnior

PSC

Osvaldo Lopes

PSD

Professor Cleiton

PV

Professor Irineu

Patriota

Professor Wendel Mesquita

Solidariedade

Rafael Martins

PSD

Raul Belém

Cidadania

Roberto Andrade

Patriota

Sargento Rodrigues

PL

Tadeu Martins Leite

MDB

Thiago Cota

PDT

Tito Torres

PSD

Ulysses Gomes

PT

Zé Guilherme

PP

Zé Reis

Podemos

Candidatos a deputado federal:

 

Nome Parlamentar

Partido

Bráulio Braz

PTB

Glaycon Franco

PV

Guilherme da Cunha

Novo

Rosângela Reis

PL