O diretor do Detran-MG, Eurico da Cunha Neto, é um dos convidados da audiência - Arquivo ALMG

Ineficiência de sistema usado por autoescolas será debatida

Conforme denúncias, a plataforma virtual oferecida pela Prodemge prejudica acessar serviços e documentos do Detran-MG.

11/07/2022 - 15:30

Nesta terça-feira (12/7/22), a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte realiza audiência pública para debater a necessidade de aprimoramento dos serviços prestados pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), especialmente dos sistemas informatizados utilizados pelos centros de formação de condutores. A reunião será às 15 horas, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Cleitinho Azevedo (Cidadania). De acordo com o autor, as autoescolas já assumiram custos elevados para arcar com as despesas da implantação do sistema e agora convivem com as deficiências da plataforma. “Usam sistema obsoleto, fazendo com que as falhas sejam frequentes, em prejuízo do próprio cidadão, já que paralisa as atividades rotineiras realizadas pelas empresas”, afirma o deputado.

Documento elaborado pelo Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais (Siprocfc-MG) relata os vários problemas constatados no sistema, que comprometem os procedimentos para alunos, professores e todos que precissam dos serviços prestados pelo Detran.

Conforme a entidade, Minas conta com 1.850 autoescolas, distribuídas em 590 municípios e todas só conseguem processar as rotidas pelos sistemas disponibilizados pela Prodemge.

De acordo com o Siprocfc, a plataforma utilizada não acompanha as atualizações existentes e sempre apresenta panes, gerando prejuízos e atrasos para agendamentos de aulas, exames e emissão de documentos, por exemplo. O sindicato estima que a inoperância do sistema gera um prejuízo para o setor de aproximadamente R$ 1 milhão, em apenas uma hora.

Convidados

Entre os convidados para a audiência pública, está o presidente do Siprocfc, José Mario Rodrigues Pereira, além de representantes de outras instituições de empresas ligadas ao segmento. Também está confirmada a presença do diretor do Detran-MG, Eurico da Cunha Neto, e da delegada da Divisão de Habilitação da Coordenação de Administração de Trânsito da autarquia, Maria Alice Faria.