Solenidade de posse aconteceu na noite de sexta (1°/7)

Presidente prestigia posse da nova direção do TJMG

Desembargador José Arthur Filho assume o comando do Judiciário mineiro no biênio 2022-2024.

01/07/2022 - 21:28

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PSD), compôs a mesa de honra da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJMG), desembargador José Arthur Filho, realizada nesta sexta-feira (1º/7/22), no Palácio das Artes, com transmissão da TV Assembleia.

Também acompanharam a cerimônia, entre outras autoridades, o governador Romeu Zema (Novo), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), o senador Alexandre Silveira (PSD-MG), o deputado federal Bilac Pinto (União-MG), os deputados Roberto Andrade (Avante), Betinho Pinto Coelho (PV) e Gustavo Mitre (PSB) e a deputada Ana Paula Siqueira (Rede).

Em seu discurso de posse, o desembargador José Arthur Filho destacou a importância da relação harmoniosa entre os Poderes e, entre os atributos necessários para comandar o Judiciário mineiro, a capacidade de mediar distintas vozes na magistratura.

Seu antecessor, desembargador Gilson Soares Lemes, agradeceu a convivência “republicana e direta” com a Assembleia e o Governo do Estado. Ao abordar as realizações da sua gestão, ressaltou a homologação do acordo com a Vale para compensação pela tragédia de Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A destinação de R$ 11 bilhões dos R$ 37 bilhões pactuados como indenização foi discutida e aprovada pela ALMG em 2021.

Além do desembargador José Arthur Filho, foram empossados na direção do TJMG no biênio 2022-2024 os desembargadores Alberto Vilas Boas, como 1º vice-presidente, e Renato Luís Dresch, como 2º vice-presidente, assim como a desembargadora Ana Paula Caixeta, como 3ª vice-presidente. O desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior e a desembargadora Yeda Athias assumem a Corregedoria e a Vice-Corregedoria Geral de Justiça, respectivamente.