Os títulos de cidadãos honorários foram aprovados na reunião desta manhã (23) do Plenário

Atacante Hulk receberá título de cidadão honorário mineiro

O Plenário da Assembleia também aprovou concessão de igual homenagem ao deputado Charles Santos.

23/06/2022 - 13:40 - Atualizado em 23/06/2022 - 14:57

Ídolo da torcida atleticana, o atacante Hulk será homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais. O Plenário aprovou, nesta quinta-feira (23/6/22), durante Reunião Extraordinária, o Projeto de Resolução (PRE) 181/22, que tem como primeiro signatário o deputado Ulysses Gomes (PT), que concede a homenagem.

Na mesma reunião, os deputados também aprovaram a destinação de igual diploma para o colega Charles Santos (Republicanos). A indicação consta do PRE 180/22, encabeçado pelo deputado Zé Reis (PP).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Trajetória de conquistas e sucesso no Brasil e no mundo

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, coleciona títulos e vitórias em sua vida. Com 35 anos, possui uma carreira de sucesso nacional e internacional. Começou sua trajetória no Vitória (BA), mas fez muitos gols em clubes do Japão, Portugal, Rússia e China. Hulk defendeu, ainda, a Seleção Brasileira em 57 oportunidades.

Após 16 anos fora do Brasil, o centro-avante foi contratado pelo Clube Atlético Mineiro, no ano passado. E já conquistou importantes títulos pelo alvi-negro. Pelo Galo, o atacante já conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro de 2021, competições nas quais se consagrou artilheiro, e, ainda, a Supercopa do Brasil e o campeonato regional deste ano.

A concessão do título de cidadão mineiro, conforme os autores da proposição, é um reconhecimento por sua contribuição ao futebol mineiro, em especial, pela alegria que deu ao torcedor na campanha pelo Atlético Mineiro em 2021.

Polêmica

Durante a discussão do PRE 181/22, além do primeiro signatário, Ulysses Gomes, outros cinco deputados se manifestaram favoravelmente à homenagem: o presidente da ALMG, Agostinho Patrus (PSD), Arlen Santiago (Avante), João Leite (PSDB), João Vítor Xavier (Cidadania) e Mário Henrique Caixa (PV).

Já os deputados do Partido Novo, Laura Serrano e Guilherme da Cunha, criticaram a concessão dos títulos e outros projetos que reconhecem como patrimônio ou de interesse social algumas manifestações culturais de cidades do Estado. Eles justificaram que outras proposições de maior interesse não constaram da pauta para votar as proposições que consideraram de pouco interesse para a população.

Os argumentos dos dois parlamentares foram rechaçados pelos demais deputados. Todos consideraram fundamental a homenagem ao jogador, que é considerado um exemplo como atleta e pessoa para a sociedade mineira, e o reconhecimento às manifestações culturais como importante para divulgar os produtos do Estado para todo o mundo.

Agostinho Patrus lembrou a importância do reconhecimento do queijo canastra mineiro, como o melhor do planeta para a economia do Estado.

Trabalho social de homenageado motiva título

Os autores do PRE 180/22, que concede o título de Cidadão Honorário do Estado ao deputado Charles Santos, justificam a homenagem pelo trabalho do parlamentar em favor da família, saúde e educação.

Natural de Cabo Frio (RJ), Charles Santos passou a atuar no mercado editorial mineiro em 2008, quando assumiu a diretoria do jornal Hoje em Dia. Em seu primeiro mandato, o deputado recebeu, nas eleições de 2018, quase 68 mil votos.

Bacharel em Teologia, com pós-graduação em Ciências Polítcas e pós-graduando em Gestão Pública, o homenageado é comunicador e palestrante motivacional. Em sua trajetória profissional, exerceu funções de destaque, como gerente de Conteúdo do Portal Arcacenter e diretor Comercial da Editora Unipro.

Na ALMG, o deputado é vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e coordenador da Frente Parlamentar de enfrentamento à automutilação, à depressão e ao suicídio. É, ainda, membro de outras comissões da Casa.

Reconhecimentos culturais

Projetos que visam a reconhecer manifestações culturais de cidades ou regiões mineiras também foram aprovados na reunião desta manhã do Plenário. Também recebeu o aval dos deputados, uma proposição de venda de imóvel público. Vejam a lista:

PL 5.117/18, do deputado Ulysses Gomes, em 2º turno, declara patrimônio cultural do Estado o Modo Artesanal de Fazer Pão Cheio do município de Santa Rita do Sapucaí (Sul de Minas);

PL 1.424/20, da deputada Beatriz Cerqueira (PT), em 2º turno, reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas;

PL 2.268/20, do deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), em 2º turno, reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o Mirante do Jacroá, no município de Marliéria (Rio Doce);

PL 2.730/21, do deputado Mauro Tramonte (Republicanos), em 2º turno, reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a Festa de São Benedito, do município de Poços de Caldas (Sul);

PL 3.180/21, do deputado Hely Tarqüínio (PV), em 2º turno, declara patrimônio cultural e imaterial do Estado o doce de leite produzido em Patos de Minas (Alto Paranaíba);

PL 3.506/22, do deputado João Vítor Xavier, em 2º turno, reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o modo de fazer a queca produzida em Nova Lima (Região Metropolitana de Belo Horizonte);

PL 3.321/21, do deputado Glaycon Franco (PV), em 1º turno, declara patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais o método de fabricação da cachaça do Vale do Piranga.

PL 3.386/21, do deputado Antonio Carlos Arantes, em 2º turno, autoriza o Poder Executivo a alienar, por meio de venda, imóvel no município de Lagoa da Prata (Centro-oeste de Minas)