Comissão vai monitorar o atendimento a mulheres em situação de violência nas Delegacias Especializadas - Arquivo ALMG

Atendimento em delegacias para mulheres pauta audiência

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher vai tratar do assunto, nesta terça (14), em reunião do Fiscaliza Mais.

13/06/2022 - 12:05

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar, nesta terça-feira (14/6/22), audiência para debater a humanização do atendimento e o trabalho realizado pelas equipes multidisciplinares no âmbito das Delegacias Especializadas de Atendimento às Mulheres (Deams).

A reunião, que vai ocorrer às 14 horas, no Plenarinho I, integra as atividades de monitoramento pela comissão da temática “Atendimento adequado humanizado, por equipe multidisciplinar, a mulheres em situação de violência nas Deams", no âmbito do Fiscaliza Mais.

A audiência foi solicitada pelas deputadas que integram a comissão: Ana Paula Siqueira (Rede), presidenta; Andréia de Jesus (PT), vice-presidenta; Leninha (PT); Ione Pinheiro (União); e Rosângela Reis (PL).

De acordo com a presidenta da comissão, o objetivo é escutar as equipes multidisciplinares que fazem o atendimento das mulheres em situação de violência doméstica e familiar nas delegacias especializadas.

"Vamos ouvir dos profissionais de psicologia, assistência social e outros sobre o fluxo desse atendimento e identificar onde é possível aprimorar. Nós sabemos, a partir da realidade e de muitas escutas que fazemos nas audiências públicas e atividades pelo Estado, que infelizmente ainda há muitas falhas, principalmente, no que diz respeito ao acolhimento humanizado e respeitoso com essas mineiras que já estão ali num momento de muita fragilidade e não podem ser expostas a novos sofrimentos institucionais”, afirma Ana Paula Siqueira.

Para a reunião foram convidadas, entre outras, diversas delegadas e investigadoras que atuam nessas delegacias especializadas.

Fiscaliza Mais

O Fiscaliza Mais tem o objetivo de aprofundar o Assembleia Fiscaliza, iniciativa da ALMG por meio da qual o Parlamento mineiro promove reuniões com representantes do Poder Executivo para acompanhar e fiscalizar a atuação do governo.

Com esse intuito, são analisados no Fiscaliza Mais indicadores, estudos técnicos e dados disponíveis que permitam aferir os resultados e a efetividade das ações do Estado em prol dos cidadãos.

Para esse trabalho, cada uma das comissões permanentes da ALMG escolheu um tema ao qual se dedica durante este ano.

No último trimestre de 2022, as comissões vão divulgar um relatório das suas atividades de fiscalização, subsidiando nos anos seguintes os ciclos do Assembleia Fiscaliza.