Impacto de mineração em Guanhães em debate na ALMG
Para deputado que pediu reunião desta quarta (25), encontro pode contribuir para diálogo entre mineradora e comunidade.
24/05/2022 - 11:25Debater as condições de trabalho e o impacto sobre os trabalhadores e a população em geral das atividades da Serra Leste Mineração localizada próxima ao Córrego dos Justos, na comunidade de Barreira de Cima, em Guanhães (Vale do Rio Doce). Esse é o objetivo de audiência pública que a Comissão do Trabalho, da Previdência e da Assistência Social vai realizar nesta quarta-feira (25/5/22).
A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Celinho Sintrocel (PCdoB), vai ocorrer no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), às 14 horas.
Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.
O parlamentar salienta que a mineração é, por natureza, uma atividade predatória. Por isso, de acordo com ele, deve ser feita dentro de condições de segurança, saúde e trabalho, tanto dos seus funcionários como das comunidades do entorno.
“As famílias atingidas no Córrego dos Justos, na Barreira de Cima, em Guanhães, precisam ter uma atenção especial por parte da mineradora Serra Leste. Creio que podemos chegar a um bom termo, com a mineradora recebendo a comunidade e mitigando os efeitos da sua atividade”, enfatiza.
Para a audiência, foram convidados representantes do governo estadual, do Ministério Público, da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas do Estado de Minas Gerais, da Serra Leste Mineração e dos moradores da localidade afetada, entre outros.