Parlamentares visitam instituições de saúde no Barreiro
Finalidade é verificar suspensão de atendimentos no Hospital Júlia Kubitschek e impacto nos serviços na UPA da região.
24/05/2022 - 17:38A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visitará, nesta quarta-feira (24/5/22), duas instituições de saúde pública de Belo Horizonte. Às 8h30, a deputadas vão à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Barreiro, averiguar a demora no atendimento aos usuários decorrente da sobrecarga de demanda, situação denunciada em audiência pública realizada em 28 de abril.
Às 11 horas, as deputadas vão ao Hospital Júlia Kubitschek, para verificar as condições de funcionamento do hospital, no que diz respeito ao atendimento à saúde da mulher, a pedido da presidenta da comissão, deputada Ana Paula Siqueira (Rede), que também soliciou a primeira visita, e o deputado Betão (PT).
Suspensão de atendimentos
Ana Paula Siqueira explica que no início da pandemia, o governo de Minas fechou as alas de emergência e urgência do Hospital Júlia Kubitschek para focar no enfrentamento da Covid. Atualmente não faz mais esse atendimento, mas, também, não retomou o serviço de “porta aberta” para a população. Segundo a deputada, servidores da unidade afirmam que a média, antes, era de até 250 pessoas atendidas por dia.
“Os fechamentos realizados no Hospital interferem no atendimento à saúde da mulher e de toda a população. Esse é um hospital referência não só para o Barreiro, mas para toda região metropolitana, inclusive em casos de gravidez de risco e atendimento às meninas e mulheres vítimas de violência sexual”, afirma a deputada.
A suspensão dos atendimentos refletiu no aumento de demanda da UPA Barreiro, sobrecarregando os servidores e prejudicando os usuários. “Vamos verificar a estrutura da UPA e como os fechamentos do Júlia Kubitschek interferem no serviço prestado às pessoas. Este é um momento de diversas vulnerabilidades em que o SUS precisa ser fortalecido, e não sucateado como pretende o Governo do Estado”, afirma Ana Paula Siqueira.
Convidados
Para as duas visitas foi convidada a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, o presidente do Conselho Distrital do Barreiro, Victor Campos Ferreira, e a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Carla Anunciatta de Carvalho. Também foram convidados, entre outros, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, a presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), Renata Ferreira Leles Dias, e representantes das duas unidades de saúde.