O programa de formação política reúne este ano 130 cidades participantes
Para Bernardo Gonçalves, PJ Minas vai na contramão do desencorajamento para que os jovens participem da política
Saúde mental afeta um em cada sete jovens

Parlamento Jovem de Minas é lançado oficialmente na ALMG

Tema da 18ª edição do programa, que reúne estudantes do ensino médio de 130 cidades mineiras, é a saúde mental do jovem.

09/05/2022 - 13:23

A 18ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política e educação para a cidadania voltado para estudantes do ensino médio, foi oficialmente lançada em solenidade na manhã desta segunda-feira (9/5/22) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A reunião, realizada no Auditório José Alencar, foi comandada pelo presidente da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, deputado Zé Guilherme (PP), e contou com a participação de outros deputados, presidentes, vereadores e servidores de câmaras de municípios participantes e, ainda, de coordenadores e outros parceiros do projeto, como a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Nesta edição, o PJ Minas debaterá o tema Saúde Mental do Jovem, com os subtemas Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.

Polos e etapas

Serão 130 cidades participantes, sendo 102 delas já parceiras e 28 novas ingressantes. Os municípios se dividem em 18 polos regionais e o programa tem etapas municipais, que já estão acontecendo, e ainda regionais e estadual.

Ao longo da programação, os alunos debatem o tema e apresentam propostas de soluções para questões relacionadas ao assunto. Nas discussões, as sugestões vão sendo aprimoradas e priorizadas, processo que culmina na votação e escolha de propostas na etapa final. Um documento, então, é entregue à ALMG e pode subsidiar a elaboração de políticas públicas sobre o tema.

Sobre a importância do tema que está sendo debatido no PJ Minas, o deputado Zé Guilherme lembrou que dados do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que um em cada sete jovens têm atualmente algum tipo de adoecimento mental, problema relacionado diretamente à pandemia de coronavírus.

“Precisamos melhorar as políticas públicas existentes e criar novas mais eficientes. O mundo inteiro precisa olhar para esta situação e a Assembleia fazer parte disso, por meio do Parlamento Jovem, é muito importante”, afirmou Zé Guilherme, que prometeu também a mobilização direta da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude na questão.

Na reunião, Zé Guilherme leu ainda pronunciamento do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), relembrando a trajetória de sucesso do PJ Minas.

“Chegamos à 18ª edição e o Parlamento Jovem se mostra cada vez mais um instrumento de fundamental importância para a participação política da juventude. E esse sucesso se deve sobretudo à proximidade cada vez mais intensa da Assembleia com câmaras municipais por todo o Estado”, apontou o presidente da ALMG.

“As sugestões apresentadas contribuem para a construção coletiva de políticas públicas. Afinal, a educação plena e participativa de nossos jovens é a chave para mudarmos o mundo”, destacou o presidente da ALMG, que lembrou que o projeto mobiliza atualmente mais de 5 mil estudantes mineiros.

Depoimentos lembram trajetória de projeto da ALMG

Outro entusiasta do PJ Minas é o deputado Charles Santos (Republicanos), que reforçou a importância do debate sobre saúde mental entre os jovens. Ele lembrou que ele próprio, aos 11 anos, devido a problemas de saúde que o deixaram acamado por oito anos, foi vítima de ideações suicidas.

“Foi um momento difícil da minha vida, uma depressão grave, mas eu venci e esse é um tema que deve ser enfrentado com muita coragem. Cuidar do jovem não é só cuidar do nosso futuro, mas do nosso momento presente”, apontou Charles Santos.

Já o deputado André Quintão (PT) lembrou sua contribuição na criação do PJ Minas ao intermediar o primeiro contato da PUC Minas com a ALMG, por meio da Escola do Legislativo.

“Esse talvez seja hoje o projeto institucional mais importante do Parlamento Mineiro, uma iniciativa que se reinventa a cada ano e mantém a participação da juventude. Muito se fala do afastamento do jovem da politica, mas temos que fazer autocritica e aprender com o Parlamento Jovem”, analisou.

Escuta atenta

Na mesma linha, a gerente-geral da Escola do Legislativo (ELE), órgão da ALMG que coordena o PJ Minas, Ruth Schmitz Castro, lembrou que o projeto abre uma oportunidade para que todos os parlamentos de Minas façam uma escuta mais atenta dos jovens.

“Ele permite ainda a criação de outras redes de participação articulada, resultando em outras ações que ultrapassem o alcance do Parlamento Jovem. Além disso, ao encherem esta casa com sua alegria vibrante, os jovens nos lembram que é possível viver melhor num mundo que seja melhor para todos”, afirmou.

Pedido de socorro

“A escolha do tema foi um verdadeiro pedido de socorro e com o Parlamento Jovem os jovens podem nos apontar um caminho a seguir”, resumiu a presidente da Câmara de Alvorada de Minas (Central), vereadora Claudiane Gonçalves de Pinho Santos.

E na avaliação do estudante Bernardo Gonçalves Silva, aluno da Escola Estadual Henrique Diniz, em Belo Horizonte, o PJ Minas vai na contramão do desencorajamento geral para que os jovens participem da política.

“Ficam repetindo que a política não serve pra nada, que todos são corruptos, e assim não nos incentivam a lutar pela mudança. Mas o Parlamento Jovem nos ensina que a gente tem nossa própria voz”, apontou.

Por fim, a assessora da Pró-Reitoria de Extensão da PUC Minas, Ana Teresa Brandão de Oliveira e Britto, reforçou a importância da parceria entre a universidade e a ALMG para a formação cidadã e democrática dos jovens, que são assim empoderados para discutir os principais problemas do país.