Tema da edição de 2022 será Saúde Mental do Jovem

PJ Minas tem lançamento oficial nesta segunda-feira (9)

Evento reunirá deputados, vereadores de municípios participantes e coordenadores do programa.

06/05/2022 - 14:20

A 18ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), programa de formação política e educação para a cidadania voltado para estudantes do ensino médio, será oficialmente lançada nesta segunda-feira (9/5/22), às 10 horas, no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, de caráter estadual, reunirá deputados, presidentes de câmaras de municípios participantes e coordenadores e parceiros do projeto. Haverá transmissão pelo canal da ALMG no YouTube, com interação. 

O evento reforça a importância do envolvimento dos presidentes de câmaras com o PJ Minas, de forma a garantir condições para realização das atividades nos municípios. Será, ainda, uma oportunidade para que esses vereadores expressem suas expectativas em relação ao projeto. O lançamento também fortalece a interação da Assembleia Legislativa com as câmaras, que são parceiras na realização do Parlamento Jovem, assim como a PUC Minas.

Ruth Schmitz, gerente-geral da Escola do Legislativo (ELE), órgão da ALMG que coordena o PJ Minas, reforça que o lançamento marca o encontro dos representantes das instituições realizadoras desse projeto tão bem-sucedido.

“Sela-se aqui na Assembleia o compromisso das casas legislativas, seus parlamentares e servidores, e das instituições de ensino que implementam o projeto com a participação qualificada da juventude mineira na formulação de soluções para questões de interesse coletivo”, salienta.

Saúde mental

O PJ Minas de 2022 debaterá o tema Saúde Mental do Jovem, com os subtemas Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias. A edição terá 130 cidades participantes, sendo 102 delas já parceiras e 28 ingressantes. Os municípios se dividem em 18 polos regionais.

O programa tem etapas municipais, regionais e estadual, ao longo das quais os alunos debatem o tema e apresentam propostas de soluções para questões relacionadas ao assunto. Ao longo do trabalho, as sugestões vão sendo aprimoradas e priorizadas, processo que culmina na votação e escolha de propostas na etapa final. Um documento, então, é entregue à ALMG e pode subsidiar a elaboração de políticas públicas sobre o tema.