Notícias Rss

Neoplasias em geral atingiram 600 mil pessoas em 2020, segundo Inca - Arquivo ALMG
Neoplasias em geral atingiram 600 mil pessoas em 2020, segundo Inca - Arquivo ALMG - Foto:Flávia Bernardo
03/05/2022 10h45

Audiência vai monitorar prevenção e diagnóstico do câncer

Reunião do Fiscaliza Mais debate indicadores para verificar resultados de ações do Estado contra as neoplasias malignas.

Para monitorar indicadores e identificar possíveis lacunas em ações do Executivo, a Comissão de Saúde realiza nesta quarta-feira (4/5/22), às 9h30, audiência de avaliação das políticas de prevenção e diagnóstico de neoplasias malignas (câncer) implementadas no Estado.

O debate faz parte do Fiscaliza Mais, edição 2022, e será no Auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo sido convidados o secretário de Estado de Saúde, Fábio  Baccheretti Vitor, além de dirigentes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e da Associação Médica de Minas Gerais.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate.

"O Fiscaliza Mais é uma iniciativa importante da Assembleia. Pela Comissão de Saúde, vamos debater as políticas relacionadas às neoplasias malignas implementadas pelo governo estadual, um tema fundamental e que aflige nossa população. Em 2020, as neoplasias acometeram mais de 600 mil pessoas no País, segundo o Instituto Nacional de Câncer", frisa o presidente da comissão, deputado João Vítor Xavier (Cidadania), sobre a escolha do tema para o debate.

O parlamentar assina o requerimento da reunião juntamente com os demais membros da comissão, deputados Doutor Wilson Batista (PSD) vice-presidente, Carlos Pimenta (PDT), André Quintão (PT) e Doutor Paulo (Patri).

Ao longo da reunião desta quarta (4) os parlamentares querem aprofundar o monitoramento das políticas de prevenção e diagnóstico do câncer com foco em indicadores que permitam aferir os resultados das ações do Estado.

Traballho semelhante será feito pelas demais comissões temáticas no âmbito do Fiscaliza Mais, cada uma delas sobre um tema e seus respectivos indicadores escolhidos.

Fiscaliza Mais

O objetivo do Assembleia Fiscaliza Mais é acompanhar mais de perto a atuação do Executivo em questões relevantes para a sociedade mineira. Para isso, a cada ano, as comissões permanentes, em paralelo com as suas atividades rotineiras, vão promover o acompanhamento intensivo de um tema da política pública de sua competência.

A iniciativa vem se somar ao Assembleia Fiscaliza para fortalecer a atuação fiscalizadora do Parlamento em relação à atuação do Poder Executivo. Essas duas iniciativas são complementares, incidindo sobre etapas diferentes do processo fiscalizatório.

Enquanto o Assembleia Fiscaliza é realizado semestralmente para coletar e avaliar informações dos órgãos estaduais com relação à execução de seus planejamentos, o Fiscaliza Mais concentrará esforços em avaliar os resultados finais de políticas públicas específicas para a sociedade, ampliando as estratégias de fiscalização da Casa acerca das políticas públicas implementadas pelo Executivo. 


Tópicos:
Últimas Notícias

Notícias

12/08/2022

Privatização de estâncias hidrominerais preocupa comissão

Codemge realizou consultas públicas para a concessão de parques e do direito de lavra de fontes de águas.

12/08/2022

ALMG participa da Semana de Proteção de Dados Pessoais

Evento será remoto e presencial, entre quarta (17) e sexta (19) da semana que vem; inscrições estão abertas.

12/08/2022

Imobiliária Álvaro Maia pauta homenagem na Cultura

Comissão homenageará família pelo trabalho de conservação de prédios tradicionais em Belo Horizonte.

11/08/2022

Cantor mineiro Mamutte encerra turnê “Epidérmica” no Zás

Apresentação do artista, embalada em uma pegada pop, será nesta quinta-feira (18), às 19 horas.

12/08/2022 Pesquisa mostra crescimento de Zema e Bolsonaro em Minas
00:45:45 | Download (64338kb)

12/08/2022 Eleições 2022 - Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem mudar o local de votação até 18/08
00:00:30 | Download (946kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter