O coordenador do Procon Assembleia orienta que o consumidor estude bem a proposta que pretende oferecer à instituição credora - Arquivo ALMG

Procon Assembleia apoia mutirão para negociação de dívidas

Ação será realizada virtualmente até 31 de março com a participação de mais de 160 instituições.

10/03/2022 - 10:05

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) orienta os consumidores endividados sobre um novo mutirão de negociação de dívidas, que será realizado, virtualmente, entre 7 e 31 de março de 2022.

A ação é uma iniciativa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor e a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), da qual o Procon Assembleia faz parte. O mutirão acontece no mês em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor (15 de março).

A negociação será feita por meio do site www.consumidor.gov.br, que tem a participação de mais de 160 instituições financeiras. Poderão participar os consumidores (pessoa física) com débitos em atraso junto a bancos e financeiras. As dívidas que possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo, não poderão ser objeto de negociação nesse mutirão. Serão aceitos débitos atrasados no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros.

Na opinião do coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, é uma boa oportunidade para que o consumidor com dívidas em atraso possa quitar seus débitos, voltar a ter crédito e tirar seu nome dos cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Segundo ele, nesse tipo de mutirão normalmente há condições mais favoráveis para que os consumidores coloquem em dia seus pagamentos atrasados.

O coordenador orienta que o cidadão interessado deve estudar muito bem a proposta que pretende oferecer à instituição credora, de forma que ele consiga de fato honrar a negociação até o fim.

“Trata-se de um compromisso que o consumidor está assumindo perante o banco por meio dessa negociação. Por isso, ele deve pensar bem no montante de dinheiro que poderá disponibilizar mensalmente para quitar sua dívida”, afirma Marcelo Barbosa.

Informações detalhadas sobre o mutirão podem ser encontradas no site www.mutirao.febraban.org.br.