Assembleia Solidária repassa donativos à Cruz Vermelha e Defesa Civil para distribuição conforme prioridades no Estado - Arquivo ALMG

Campanha para apoiar vítimas das chuvas tem resultado final

Ação do Assembleia Solidária arrecada quase três toneladas de roupas e alimentos, além de água e doações em dinheiro.

03/03/2022 - 13:53

Quase duas toneladas de roupas e calçados, 888 quilos de alimentos não-perecíveis e 501 galões de cinco litros de água mineral estão entre os itens arrecadados pela campanha “Atingidos pelas Chuvas”, iniciada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 13 de dezembro do ano passado e encerrada na última sexta-feira (25/2/22).

Lançada pelo Parlamento Mineiro para apoiar as vítimas das chuvas, a campanha priorizou a arrecadação de alimentos não-pereciveis, água mineral e artigos de higiene pessoal e de limpeza, além de doações em dinheiro, estas tendo resultado em um montante de R$ 21.034,86.

Nessa empreitada, a ALMG contou com a parceria de entidades vinculadas aos seus servidores ativos e inativos, que mobilizaram seus públicos e cederam funcionários para triagem, pesagem, contagem e acondicionamento dos donativos para transporte e doação.

A arrecadação em dinheiro foi viabilizada por meio de depósito em conta poupança da Associação dos Servidores do Legislativo de Minas Gerais (Aslemg), responsável pela conversão dos recursos em itens prioritários para os atingidos pelas chuvas. 

Já a Defesa Civil e a Cruz Vermelha respondem pela entrega das doações, a partir da avaliação de prioridades no Estado. Também artistas mineiros de várias regiões impactadas pelas chuvas se engajaram na divulgação da campanha.

Inicialmente voltada para os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, no Nordeste de Minas, e os primeiros afetados pela temporada chuvosa, a campanha foi sendo ampliada para outras localidades à medida da necessidade, passando a contemplar atingidos em diversos municípios do Norte e ainda da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a exemplo de Nova Lima.

A campanha “Atingidos pelas Chuvas” foi organizada por meio do Assembleia Solidária, programa criado em setembro de 2011 pela ALMG e por entidades parceiras para mobilizar cidadãos, entidades e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais.

O programa se tornou ainda mais importante em Minas com o advento da pandemia de Covid-19, que agravou a situação social do País, e, na sequência, com a emergência causada pelas chuvas e enchentes pelo Estado.

Resultado final

Confira quanto foi arrecadado entre diversos itens doados:

  • 501 galões de cinco litros de água; 
  • 513 garrafas de meio litro de água;
  • 215 cestas básicas;
  • 1.518 kg de roupas para crianças e adultos;
  • 396 kg de roupas de cama;
  • 755 pares de sapato;
  • 857 rolos de papel higiênico; 
  • 390 bisnagas de creme dental;
  • 702 sabonetes;
  • 1.063 unidades na categoria outros, na qual se destacam bolsas, brinquedos, cobertores novos, travesseiros, edredons, copos e bicos para mamadeira.