As doações podem ser entregues no posto de arrecadação do programa Assembleia Solidária no Palácio da Inconfidência
Campanha auxilia famílias afetadas pela chuva no Jequitinhonha e Mucuri

Assembleia recebe doações para vítimas das chuvas no Estado

Campanha arrecada alimentos, água e artigos de higiene pessoal e de limpeza. Jequitinhonha e Mucuri são mais atingidos.

22/12/2021 - 18:30

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está mobilizada à procura de soluções para minimizar o impacto das fortes chuvas que já assolaram os Vales do Jequitinhonha e Mucuri e podem, nesta temporada chuvosa, vir a ameaçar outras regiões do Estado.

Para isso, o Parlamento mineiro criou a campanha "Atingidos pelas Chuvas", que desde o último dia 13 já prioriza a arrecadação de alimentos não-perecíveis, água mineral, artigos de higiene pessoal e de limpeza que serão doados para os atingidos.

Os itens podem ser entregues no posto de arrecadação do programa Assembleia Solidária, situado no hall do Palácio da Inconfidência (Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte), sede do Parlamento mineiro.

O posto é o mesmo onde, até a semana passada, também foram coletados donativos para a campanha “Natal Sem Fome 2021”, que destinou parte do que foi arrecadado para os atingidos pelas chuvas em 31 municípios mais afetados pelas enchentes no Jequitinhonha e Mucuri, região em que o Estado decretou situação de emergência.

Assembleia Solidária - Criado em setembro de 2011 pela Assembleia e por entidades parceiras, o programa Assembleia Solidária mobiliza cidadãos, entidades e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais.

A iniciativa se tornou ainda mais importante com o advento da pandemia de Covid-19 e o agravamento da situação social do País, ainda mais quando combinadas com emergências como os temporais que caíram nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Como a temporada de chuvas no Estado ainda deve se estender pelos próximos meses, a arrecadação de donativos ocorrerá enquanto se mantiver a situação de emergência.

Na campanha "Atingidos pelas Chuvas", a ALMG contará com a parceria de entidades vinculadas aos seus servidores ativos e inativos. Além de mobilizarem seus públicos, essas entidades cederam funcionários para triagem, pesagem, contagem e acondicionamento dos donativos para transporte e doação.

É graças a esses parceiros que também podem ser feitas doações de qualquer quantia em dinheiro para a campanha, por meio de depósito em conta poupança da Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg), que será responsável pela conversão dos recursos em itens prioritários para os atingidos pelas chuvas.

Conta e pix - A conta poupança é do Banco Sicoob Cofal (cooperativa de crédito dos servidores), número 64.190.851-2, agência 4028, que é de titularidade da Aslemg. Também é possível fazer transferências por meio do Pix, usando como chave o e-mail aslemg@aslemg.org.br.

Também estão engajados na campanha vários artistas mineiros das regiões atingidas. É o caso do humorista Carlos Nunes, da cantora e compositora Milena Torres e dos cantores e compositores Carlos Farias, Bilora e Rubinho do Vale.

Juntos, eles preparam um vídeo em que cantam um jingle, a ser exibido pela TV Assembleia, para incentivar doações e divulgar a campanha.