Os estudantes da UFVJM reclamam da demora na solução do problema da falta de um ambulatório-escola
Estudantes de Medicina cobram implantação de ambulatório na UFVJM

Convênio pode viabilizar ambulatório da UFVJM em Diamantina

Anúncio foi feito pelo reitor da universidade em reunião da Comissão de Educação nesta segunda-feira (13).

13/12/2021 - 20:03

A assinatura de um convênio vai viabilizar a implantação de um novo ambulatório-escola para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina. A garantia foi dada pelo reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, em reunião da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada nesta segunda-feira (13/12/21).

Consulte o resultado e assista ao vídeo completo da reunião.

Segundo o reitor, será firmada uma parceria entre a universidade, a prefeitura e a Santa Casa de Caridade de Diamantina. O novo ambulatório vai funcionar no segundo andar do prédio 2 do campus 1 da UFVJM. As obras, estimadas em R$ 300 mil, serão executadas pela prefeitura e pela Santa Casa, mas o reitor não soube precisar quando o convênio será assinado nem quando o ambulatório será concluído

Questionado pela presidenta da Comissão de Educação, deputada Beatriz Cerqueira (PT), Janir Soares informou que o documento seria assinado nesta terça-feira (14), mas que o prefeito Juscelino Brasiliano Roque viajou. Ele estimou em 90 dias o prazo de execução das obras, mas limitou-se a dizer que elas serão iniciadas o mais rápido possível.

Os atendimentos no ambulatório-escola foram suspensos em maio de 2020, quando o espaço, que funcionava em um prédio da Santa Casa, foi transformado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. Desde então, somente os alunos dos últimos dois anos da Faculdade de Medicina puderam continuar com as atividades práticas do curso. 

Com a retomada das atividades presenciais, os demais estudantes reclamam da impossibilidade de prosseguir com o aprendizado ambulatorial. Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Henrique César Lopes Neves, a população também é prejudicada pela paralisação dos atendimentos. 

Somente no segundo semestre letivo de 2019, mais de 1 mil consultas foram realizadas nas especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, infectologia, reumatologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria e oftalmologia. O ambulatório-escola atendia pacientes de 31 municípios da região de Diamantina.

Para o líder estudantil, falta planejamento e gestão adequada na UFVJM. “Continuamos implorando por um espaço para nossas atividades presenciais, mas temos somente promessas falsas do reitor”, criticou. De acordo com ele, as atividades acadêmicas correm o risco de paralisação, se nada for feito.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFVJM, Donaldo Rosa Pires Júnior, confirmou a impossibilidade de receber novos alunos da graduação sem um espaço adequado para a realização das atividades práticas. Segundo ele, a rede municipal de saúde não tem condições de absorver todos os estudantes, por isso é fundamental retomar o funcionamento do ambulatório-escola.

Donaldo disse não ter informações da Reitoria sobre a parceria a ser firmada com a prefeitura e a Santa Casa e cobrou agilidade nas obras. “Não podemos mais esperar”, afirmou. Conforme informou, a paralisação dos atendimentos impactou também os programas de residência médica em urologia, cardiologia, oftalmologia, nefrologia e ginecologia.

Reitor rebate críticas da comunidade estudantil

O reitor Janir Soares rebateu as críticas dos estudantes à demora na solução do problema. “Nossa administração tem planejamento, orientação e responsabilidade. Estamos trabalhando para criar um novo espaço de atendimento, mas não conseguimos fazer milagre”, ressaltou. Ele garantiu que o novo ambulatório vai atender não só os estudantes de Medicina, mas de todos os cursos da área da saúde da UFVJM.

Janir Soares ainda negou a existência de um impasse com a prefeitura e a Santa Casa de Diamantina e argumentou que a decisão de fechamento do ambulatório foi tomada porque o município precisou reorganizar a rede de atendimento à saúde para enfrentar a pandemia de Covid-19. “Desde o primeiro momento, buscamos uma solução para esse problema, que não é fácil”, ponderou.

A deputada Laura Serrano (Novo) disse ser testemunha do empenho do reitor para viabilizar o novo ambulatório-escola. “Tenho presenciado o seu esforço na busca de recursos para a UFVJM”, disse. Ela defendeu a importância da estrutura de atendimento para a formação dos estudantes de Medicina. “Estamos falando de médicos, que vão fazer a diferença na vida das pessoas. É fundamental que sua formação seja da melhor maneira possível”, afirmou.

Comissão vai cobrar providências

Ao final da audiência, a deputada Beatriz Cerqueira disse que vai continuar acompanhando o problema na UFVJM até que seja resolvido. Ela lembrou que a questão só se tornou pauta da comissão porque as demais instâncias envolvidas diretamente falharam na sua resolução e alertou que a suspensão de um curso de Medicina em uma região carente como o Vale do Jequitinhonha teria enorme impacto para a população.

A deputada também vai cobrar providências da UFVJM, da Santa Casa e da Prefeitura de Diamantina para a implantação do ambulatório-escola. Ela defende esforços no sentido de assinarem o acordo para a retomada dos atendimentos e agilizarem a adequação do espaço para criação da estrutura.

Beatriz Cerqueira vai solicitar que o Ministério Público da União acompanhe os desdobramentos dessa questão em Diamantina. Esses requerimentos serão colocados em votação na próxima reunião da comissão.