Estreia do projeto será exibida pela TV Assembleia, nesta sexta (10)

Novo projeto divulga obras audiovisuais e literárias

Entretextos estreia com programa que marca o aniversário de BH e exibe registro da visita da realeza belga, em 1920.

09/12/2021 - 11:35

Quinto projeto integrante do programa Assembleia Cultural, o Entretextos tem sua estreia programada para esta sexta-feira (10/12/21), às 23h30, pela TV Assembleia. A iniciativa, que será realizada uma vez por semestre, tem como objetivo estimular a divulgação e o debate de obras audiovisuais e literárias que tenham como referências as culturas mineira, brasileira e latino-americana. 

Para discutir as obras selecionadas, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) convidará, a cada edição, profissionais especializados nas áreas temáticas. 

A estreia terá como tema o registro cinematográfico dos 100 anos da visita da família real da Bélgica a várias cidades do País, entre elas Belo Horizonte. Será também uma homenagem ao aniversário da Capital mineira, celebrado neste domingo, dia 12 de dezembro. 

O programa foi gravado e será exibido, excepcionalmente, pela TV Assembleia devido às restrições impostas pela pandemia. As reprises são nestes sábado (11), às 16 horas, e domingo (12), às 17 horas.

Em 2022, a expectativa é que o Entretextos seja realizado no Teatro, mantendo o formato de exibição de um audiovisual ou a apresentação de uma obra literária, seguida de debate com especialistas.

Cem anos da visita real a Belo Horizonte

Em outubro de 1920, o casal real Elizabeth e Alberto visitou Belo Horizonte e outras cidades brasileiras. Era a primeira vez que o País, após a Proclamação da República, recebia representantes de uma monarquia europeia. Na época, as Forças Armadas da Bélgica fizeram um registro cinematográfico da passagem da realeza pelo Brasil. 

Esse filme, intitulado "Nos souverains au Brèsil", será o fio condutor do primeiro Entretextos e mostra um pouco da recepção do rei e da rainha na Capital mineira. O direito à exibição da obra foi cedido à ALMG pelo Reino da Bélgica, por intermédio da Valônia-Bruxelas Internacional e da Aliança Francesa de Belo Horizonte, parceira do Assembleia Cultural.

“Para recebê-los, a cidade passou por várias mudanças em sua paisagem. Legado que pode ser visto nos dias atuais, como os jardins da Praça da Liberdade, que, na época, foram totalmente remodelados. O Entretextos vai discutir esse episódio para o desenvolvimento arquitetônico, urbanístico e econômico de Belo Horizonte”, explica a gerente de Relações Institucionais da ALMG, Ariane Viana.  

O programa conta com a participação de dois especialistas convidados, que vão guiar a discussão sobre o assunto:

  • Celina Borges Lemos: professora titular do Departamento de Análise Crítica e Histórica da Arquitetura e do Urbanismo, da Escola de Arquitetura, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Celina possui mestrado em Sociologia e doutorado em Ciências Sociais.
  • Yuri Mello Mesquita: integrante da Secretaria Municipal de Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte. Dedica-se, em especial, às áreas de História de Belo Horizonte, História Ambiental e História Ambiental Urbana. Foi diretor do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e diretor de Patrimônio Cultural, Arquivo Público e Conjunto Moderno da Pampulha, da Fundação Municipal de Cultura. Yuri possui graduação e mestrado em História pela UFMG e cursa o doutorado na mesma instituição.