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Estudantes também participaram de atividades de entrosamento antes da plenária final
Estudantes também participaram de atividades de entrosamento antes da plenária final - Foto:Sarah Torres
Estudantes aprovam propostas na plenária final
Parlamento Jovem - Meio Ambiente tem novas sugestões para preservação
26/11/2021 18h55 - Atualizado em 29/11/2021 08h24

Parlamento Jovem apresenta 11 propostas sobre meio ambiente

Plenária final realizada na ALMG teve votação presencial e remota, em função da pandemia. Alunos comemoram experiência.

O entusiasmo pelo encontro presencial com outros estudantes, depois de meses de atividades prioritariamente virtuais, marcou a plenária final do Parlamento Jovem de Minas, edição 2020/2021, realizada nesta sexta-feira (26/11/21), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Onze propostas sobre o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprimoradas ao longo do projeto, foram entregues ao Legislativo.

Além dos 55 alunos e coordenadores de polos, que participaram de forma presencial, dezenas de outros estudantes acompanharam a transmissão da plenária e puderam votar remotamente, num processo híbrido. Também passaram pela Assembleia vereadores e outras lideranças, uma vez que as câmaras municipais e a PUC Minas são parceiras da ALMG no desenvolvimento desse projeto de educação política voltado a jovens do ensino médio.

Ao longo do dia, os estudantes discutiram as propostas, fizeram destaques e votaram no que consideraram a melhor versão, semelhante ao que fazem os deputados estaduais durante a tramitação de proposições no Legislativo. Foram quatro propostas para cada um dos seguintes subtemas: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade, Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico e Recursos hídricos e saneamento básico.

A gerente-geral da Escola do Legislativo (ELE), Ruth Schmitz, recebeu o documento em nome da ALMG. Caberá agora à Comissão de Participação Popular (CPP) analisar as sugestões e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas.

Alunos destacam aprendizados

Segundo a estudante Pâmella Milani, de 17 anos, moradora de Ouro Fino (Sul), participar do PJ Minas lhe proporcionou abrir a mente em relação à política, mesmo já tendo interesse nessa área. Ela salientou ainda que, com o envolvimento de alunos das diversas regiões do Estado na iniciativa, foi possível conhecer problemas e realidades diferentes.

Pâmella Milani, que coordenou a mesa dos trabalhos do subtema Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade, comentou ainda sobre a importância do tema desta edição. “Esse é um tema polêmico, já que convivemos com um governo negacionista que não acredita em mudanças climáticas. Mas deve merecer cada vez mais a atenção dos governantes dada a sua importância”, refletiu.

Para a estudante de Barbacena (Mata), Yasmin Paiva, de17 anos, o PJ Minas trouxe a oportunidade de lidar com pensamentos diferentes, de conviver e de conversar com outros estudantes, o que foi muito importante, sobretudo, nesses tempos de pandemia.

Já o aluno Gabriel Ferrari Dias, de 18 anos, morador de Limeira do Oeste (Triângulo), destacou que o PJ Minas fez com que tivesse não só mais conhecimento sobre política, mas também mais compromisso com a questão ambiental. “Meio ambiente é tudo hoje em dia”, reforçou.

Coordenadores

Além de Pâmella, também atuaram como coordenadores de subtemas os alunos Igor Isidoro da Anunciação, de Caratinga (Rio Doce), no subtema Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico, e Thiago Salatiel Lopes, de Viçosa (Mata), no debate sobre Recursos hídricos e saneamento básico.

Papel do PJ Minas é ressaltado

Na abertura das atividades da plenária final, os participantes enfatizaram o papel transformador do PJ Minas e a importância e atualidade do tema abordado nesta edição.

Ruth Schmitz, da ELE, disse que a escolha do tema demonstrou que a juventude está antenada a questões cruciais que afetam a todos. “Sentimos os impactos dessa pandemia que é consequência da nossa relação predatória com o planeta”, reforçou.

O pró-reitor de Extensão da PUC Minas, Wanderley Chieppe Felippe, enfatizou que todos os estudantes do ensino médio do País deveriam ter a oportunidade de participar de um projeto como o PJ Minas. “Ele promove uma ação política. Isso é formativo. Isso transforma as pessoas e a sociedade. O que fazemos com nossos recursos naturais, nossa população, nossa saúde, nossa economia? Precisamos sair da inércia. Não basta votar a cada dois anos. Governantes precisam da nossa participação”, salientou.

O deputado Marquinho Lemos (PT), que preside a Comissão de Participação Popular, também manifestou o desejo de que a iniciativa se expanda ainda mais. “É importante ver essa participação na política, perceber que jovens estão aprendendo a ser cidadãos e a lutar pelos seus direitos”.

O parlamentar leu ainda mensagem do presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), em que ele destaca que, com o projeto, os estudantes vivenciam um importante aspecto da democracia representativa e contribuem para a construção de políticas públicas.

Transformação na prática

Ainda da abertura, a coordenadora do Polo Zona da Mata III, Patricia Machado Gomes, de Viçosa, enfatizou que percebe, na prática, como o PJ Minas transforma seus participantes. “Essa mudança não diz respeito apenas a ampliar o conhecimento em política. Nesse tempo de trabalho, vemos como os jovens se tornam mais participativos como cidadãos e como melhoram como alunos”, afirmou.

Também integrante da mesa de abertura, a estudante Ana Luiza Durães, de Montes Claros (Norte), agradeceu pela oportunidade de participar do projeto. “Acredito que o PJ Minas é um movimento importante para nossa vida como estudantes. É uma maneira de fazer a diferença onde passamos”, comentou.

Legislativo

O vereador Antônio Augusto Pantaleão (MDB), presidente da Câmara de Conceição das Alagoas (Triângulo), também salientou aspectos positivos do PJ Minas. “A iniciativa aumenta a participação não só na política partidária, mas na política feita no dia a dia. Dessa forma, percebemos que age na formação de pessoas”, disse.

Outro vereador que esteve na ALMG à tarde foi José Messias Pereira Durães, presidente da Câmara de Francisco Sá (Norte), que ingressou no PJ nessa edição. Ele contou que via o projeto em outras cidades e desejava que chegasse a seu município, para incentivar os jovens à participação política. Na última semana, a câmara aprovou o projeto que cria a escola do legislativo municipal. “Vamos incentivar o projeto para que continue sendo feito nas futuras gestões”, reforçou.

Outros vereadores também estiveram na ALMG para a plenário do PJ Minas, demostrando a importância do projeto não apenas para os alunos, para as próprias câmaras e para as cidades.

Participação – As dificuldades de participação e de organização de atividades, em decorrência da pandemia de Covid-19, forçaram algumas câmaras a desistirem do PJ Minas ao longo do caminho. Por outro lado, como essa edição durou dois anos, também em função da pandemia, outras câmaras tiveram tempo de ingressar. Chegaram à plenária final 102 municípios, sendo 25 ingressantes, divididos em 17 polos regionais.


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