Também serão abordadas na audiência a previsão de investimentos e a estimativa de geração de emprego - Arquivo ALMG

Audiência aborda impactos de projeto da Vale na RMBH

Reunião, nesta terça (23), vai analisar implantação do Projeto Apolo em Caeté e Santa Bárbara, no Colar Metropolitano.

22/11/2021 - 10:56

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza, nesta terça-feira (23/11/21), uma audiência de convidados para debater a implantação pela mineradora Vale do Projeto Apolo nos municípios de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Santa Bárbara, no Colar Metropolitano.

Acompanhe a reunião ao vivo e participe dos debates, enviando dúvidas e comentários.

A reunião, solicitada pelo deputado Bernardo Mucida (PSB), que é vice-presidente da comissão, é às 10h30, no Plenarinho IV. Para apresentar informações sobre o tema, foi convidado o gerente de Licenciamento Ambiental da Vale, Rodrigo Dutra Amaral.

Na audiência, também serão abordados a previsão de investimento, os impactos da mineração na região e a estimativa de geração de emprego, esclarecendo se o empreendimento compromete o abastecimento hídrico da região ou da Capital.

De acordo com justificativa do requerimento para a reunião, Minas Gerais é o mais importante estado minerador do País, extraindo mais de 180 milhões de toneladas/ano de minério de ferro, o que corresponde a, aproximadamente, 53% da produção brasileira de minerais metálicos e a 29% de minérios em geral.

Em seu requerimento, o deputado explica que, em 2008, a Vale adquiriu os direitos minerários e de superfície pertencentes à Mineração Apolo nos municípios de Rio Acima, na RMBH, e Caeté e que a iniciativa, que abrange ainda Santa Bárbara e Raposos, ainda na RMBH, é parte de um pacote de investimentos da Vale, sendo vizinha do Projeto Gandarela, também de propriedade da empresa.

“Estima-se que o projeto total vai ocupar cerca de 1.728 hectares. Os trabalhos de pesquisa e prospecção geológica já realizados na área confirmam a abundância do recurso mineral. A iniciativa tem potencial para impulsionar a economia dos municípios envolvidos, a maioria deles empobrecida após o encerramento dos ciclos da própria mineração, da cana e do café”, destaca.

O parlamentar acrescenta que, diante disso, é necessário receber da Vale informações oficiais sobre o empreendimento, com a finalidade de analisar os impactos que a mineração trará para a região.